COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

06/08/15, 12h30 | Camarote do Foguetinho | Paulo Mosimann

Hora de reflexão e atitude. O momento do Coxa

A figura de um diretor de futebol com identidade é uma imposição imediata. Jogadores dispensados, critérios duvidosos, etc.

Como a maior parte da grande e apaixonada nação Coritibana, vejo como muitíssimo delicado o momento do Glorioso. Tenho apenas cerca de 40 anos de vivência, conhecimentos dos fatos e cobertura do dia-a-dia do clube. Vivi o Coritiba FC nos bons e nos maus momentos. Convivi com personagens marcantes e outros que pouco acrescentaram na vida do clube.

Tenho, sim, autoridade e razões para me manifestar.

Eu, com certeza, não quero ver o Coxa outra vez na segunda divisão do futebol brasileiro.

Não podemos, torcedor Coxa, deixar nas mãos de um funcionário que não conhece a história do clube (talvez não saiba até mesmo onde fica o bondinho da rua das Flores), a missão de "salvar" a lavoura.

Primeiro, o Coritiba FC precisa de um só diretor de futebol (pode ser remunerado), para fazer o papel de parceria/fiscalização/canal de ligação do vestiário com o presidente Rogério Bacellar.

Alguém com identidade com o clube e as coisas de Curitiba. Sou favorável aos nomes do Sergio Prestes da Silva e do Ademir Alcântara. Lembro da experiência do João Jacob Mehl e do Antonio Carlos Xavier também.

Isso implicará em limpar a casa. Começar do zero. Demitir também funcionários e gerentes inoperantes e já sabidamente nefastos ou sem competência para as funções. Ou está tudo bem no Alto da Glória?

Quanto a dispensa de Norberto, Rosinei, Walysson, Helder e a liberação do atacante Giva (que teve poucas oportunidades), talvez até valha pelo fato novo. Como uma espécie de mensagem ao elenco. Ou joga e mostra comprometimento ou sai.

Mas foi ridículo o diretor gaúcho Maurício Andrade ao citar que usou dados de um departamento da casa do chapéu que avalia o desempenho dos jogadores. Se o critério foi baseado em passes errados e indisciplina, ele poderia mandar pelo menos mais uns dez embora.

O presidente Bacellar (dialogando antes com o técnico Ney Franco) deve bater forte na mesa e colocar a casa em ordem. Com um novo e efetivo diretor de futebol, a tendência será mais animadora.

O time precisará ganhar do Santos (na Vila Belmiro) e do Palmeiras (no Couto) para tentar começar a escrever uma nova situação do Campeonato Brasileiro.

O Coxa é hoje um avião em voo cego. Mas que pode se salvar se conseguir manter "contato com a torre". São atitudes e decisões pontuais que poderão evitar a temível queda à série B.

---

Quanto ao ex-camisa 10 Alex, mantenho a opinião que coloquei no último domingo no programa É-Esporte (TV Educativa). Ele foi o cara que decidiu a eleição. Não pode simplesmente se omitir e ficar de fora vendo o barco naufragar. Alex pensa diferente. Me passou um whats onde diz que "estou sendo injusto e apontando o dedo para o lado errado". Quando pergunto se ele não acha que deve agir e evitar a queda do clube, Alex é incisivo. "Sei o que é meu e o que não é. Sou agora apenas um torcedor e nada posso fazer". Que o torcedor - inteligente e conhecedor dos fatos - tire as suas conclusões.

Discordou:
+3 Concordou:

Debate

  • "O Alex não quer se envolver essa diretoria tem q pagar o preço pois acha que dirigir um clube profissional e igual um time de bairro precisa encarar a verdade e a verdade eh essa ta na hora de encarar e assumir oque mas trazem jogadores mais se afunda.. Deixem os pratas da casa eh melhor"

    Antonio S. | 09/08/15, 22h30 | Móvel

  • ""Perfeito, em tudo que escreveu!".

    Há salvação ainda? Portal da Transparência nesse momento só dá mais munição para aqueles que querem o fracasso do Coxa. Deveria ser restrito aos sócios. Quem quiser ver balanço do Coritiba que procure na CVM.

    PRECISAMOS DE ALGUÉM QUE BATA NA MESA, META O PÉ NA PORTA, E DÊ UM CHOQUE, NÃO DE GESTÃO, MAS DE VERGONHA NA CARA DE QUEM COMANDA O CORITIBA, DENTRO E FORA DE CAMPO!"

    Johney S. | 07/08/15, 13h09

  • "Não temos, até o momento, sequer um vice-presidente de futebol para comandar uma mudança ampla, geral e irrestrita no departamento. Concordo que é um absurdo delegar essa função a um subalterno sem nenhuma identificação com o nosso Clube. É muito comodismo e descaso dos dirigentes e, principalmente, do presidente do Clube."

    Tadeu A. | 06/08/15, 16h44

  • "Acompanho o Glorioso há mais de 35 anos e nunca vi tanto amadorismo e abandono.
    A pior campanha de todos os tempos no Brasileirão. Estamos na lanterna do campeonato e ainda não temos um diretor de futebol. Futebol é coisa séria onde quem tem competência se estabelece. Quem não tem peca com seu amadorismo e cai pra divisão inferior. Precisamos de gente competente ligadas ao Clube como Ademir Alcantara ou Serginho, pra começar do zero e tentar um segundo turno mais vitorioso."

    geraldo w. | 06/08/15, 16h33

  • "Perfeito, em tudo que escreveu!"

    Joel K. | 06/08/15, 16h22

  • Ver todos os comentários (13)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O blog "Camarote do Foguetinho" é prioritariamente um fórum para estimular o debate e contribuir para um Coritiba gigante e um futebol sempre forte no Paraná. Além dos comentários e opiniões (da atualidade e da história vitoriosa do Coxa), o espaço destaca e antecipa fatos e notícias, confirmando o espírito do autor de repórter sempre bem informado. O futebol e o esporte sob uma visão tarimbada e, com muita credibilidade, impulsionam estas postagens.

O Autor

Paulo Mosimann, eternizado como o Repórter Foguetinho pela Grande Nação Coritibana, é jornalista e radialista. Desde que foi lançado pelo saudoso Dirceu Graeser (em 1974), sempre esteve presente nas grandes conquistas e na vida do Glorioso, empunhando os microfones das maiores emissoras. É um dos maiores conhecedores da história do Coxa, desfrutando da amizade e do convívio histórico com craques, dirigentes, técnicos e personalidades que muito fizeram (e ainda fazem) pelo clube. Com toda esta bagagem, ele tem muito a destacar e valorizar o Coritiba FC em seus posts, com análises, notícias, elogios, alertas ou críticas.

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 21
Internacional 20
São Paulo 18
Palmeiras 18
Vasco 17
Flamengo 17
Santos 16
Fortaleza 15
Fluminense 14
10º Sport 14
11º Ceará 13
12º Grêmio 13
13º Corinthians 12
14º Atlético-GO 12
15º A.Paranaense 11
16º Coritiba 11
17º Bragantino 10
18º Botafogo 10
19º Bahia 9
20º Goiás 8

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 95 pts.
CARLOS CARLOS 91 pts.
Valdir T. 86 pts.
Eden Leão 86 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 83 pts.
Jayme G. 83 pts.
Anderson85 Anderson85 81 pts.
Bruno O. 81 pts.
Antonio Picoli 81 pts.
10º Ricardo Guiraud 80 pts.
11º Selma R. 79 pts.
12º Valdir 78 pts.
13º A. B. 75 pts.
14º marcos j. 75 pts.
j. miranda 75 pts.
16º Luiza Emanuela Oliveira 75 pts.
17º cleverson k. 74 pts.
18º O. Yossafat 74 pts.
19º Rafael F. 74 pts.
20º D. Fabian A. 73 pts.
21º Álvaro M. 73 pts.
22º Vitor Guedes 72 pts.
23º Evaldo Maciel 71 pts.
24º Jobson Emanoel 71 pts.
Marcos Kuff 71 pts.
Aldo Nunes 71 pts.
27º Rafael Minoli 71 pts.
28º Marcelo S. 70 pts.
29º Tiago Z. 70 pts.
Johnny F. 70 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet