COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

23/03/15, 15h30 | Camarote do Foguetinho | Paulo Mosimann

Viva o Coxa, Galera!

Galera Amiga, chego trazendo as melhores saudações Alviverdes. Uma coluna dirigida e dedicada – carinhosamente – à Grande e Apaixonada Nação Coritibana.

É um imenso prazer escrever periodicamente no site Coxanautas. Maior, melhor e mais acreditado espaço digital da torcida Coxa. É sempre muito legal direcionar comentários, opiniões e provocar interatividade com os seguidores da maior e mais importante torcida do Paraná e uma das maiores e mais apaixonadas do Sul do Brasil.

Agradeço em especial ao Tony Sallum, ao editor Thiago Miguel, aos colegas blogueiros da casa (antigos e os que estão chegando agora) e de uma forma geral, a todos, pela acolhida e boas vindas. Que a torcida do Coxa possa nos acompanhar, trocar ideias e juntos consigamos elevar em todos os momentos o Glorioso no cenário da bola e da grande Rede.

Decolagem deve ser exaltada

Quase final de março. Passou rápido, uma vez mais, o início de ano. Estamos quase na Páscoa… E o Coritiba começou 2015 sob algumas desconfianças. Todavia, a decolagem foi quase que perfeita. Como em toda a entressafra, jogadores saíram e outros chegaram no Alto da Glória. Reposição de peças é uma coisa muito delicada. O torcedor fica normalmente ressabiado e só mesmo uma sequencia de resultados positivos para oferecer aquela confiança mínima tão necessária no futebol.

O time soube fazer por merecer uma boa dose de confiança. Disputou onze jogos. Ganhou nove, perdeu uma e empatou outra. Saldo bastante positivo, incluindo uma vitória em AtleTiba – que lava a alma do torcedor em qualquer competição, independente de classificação na tabela e o momento dos dois tradicionais adversários.

Eleições da FPF

Infelizmente o futebol perdeu com o pleito da Federação Paranaense de Futebol (FPF).

Quase que de forma inédita, Coritiba, CAP e Paraná Clube se uniram para defender (e até mesmo brigar) pelos direitos dos grandes clubes do futebol profissional. Não interessa quem era o candidato da oposição. O que valeu foi a colocação de ideias e ideais para tornar administrativamente fortalecido o futebol do Paraná. Nesta era de futebol profissional (organizado e voltado à gestão plena e ao marketing), é profundamente lastimável que tenha prevalecido a pequenez de gestos e o apego ao cargo da entidade. Tínhamos e continuaremos a ter um dirigente no comando da FPF sem estrutura e representatividade para responder pelos anseios e direitos dos clubes do futebol profissional. Uma lástima inenarrável.

Creio que só resta um remédio: os clubes profissionais devem continuar unidos e buscar alternativas jurídicas que permitam criar uma nova entidade, Liga ou Federação, exclusiva para defender o trio de ferro e os clubes profissionais do Estado. Uma entidade que tenha força, objetivos bem definidos e a devida condição de representar os pleitos paranaense junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Pelo amor de Deus. Não há espaço nem tempo para que a FPF seja dirigida amadoristicamente em pleno ano de 2015. Chega de retrocesso. Chega de absurdos e de pseudo administração.

O assunto é sério e prioritário. Tomara que o presidente coritibano, o prezado Rogério Bacellar, possa vir a ser o líder deste movimento. Em nome do Coxa e de um verdadeiro futebol paranaense forte.

Um tempo ao rádio

Muitos amigos têm nos perguntado, através das redes sociais, nas ruas e no Couto. Por que estou ausente da cobertura do Coxa, através do rádio, onde sempre estive presente ao longo de quase 40 anos.

Sinto muita saudade dos microfones e especialmente das coberturas diárias no CT Bayard Osna e no Couto, com certeza. Mas os tempos mudaram e hoje o rádio já não nos oferece as condições necessárias ao desempenho das atividades de repórter. Além de nos absorver muito tempo, a atividade teima em pouco valorizar os radialistas e assim pouco a pouco foram surgindo novos desafios e oportunidades na carreira no jornalismo.

Atualmente, respondo pela Assessoria de Imprensa e Comunicação na Paraná Turismo (Secretaria de Esporte e do Turismo do Governo no Paraná). Uma responsabilidade enorme. Algumas viagens e a certeza de seguir fazendo um trabalho serio e digno pela nossa cidade e pelo nosso Estado.

+0

Debate

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O blog "Camarote do Foguetinho" é prioritariamente um fórum para estimular o debate e contribuir para um Coritiba gigante e um futebol sempre forte no Paraná. Além dos comentários e opiniões (da atualidade e da história vitoriosa do Coxa), o espaço destaca e antecipa fatos e notícias, confirmando o espírito do autor de repórter sempre bem informado. O futebol e o esporte sob uma visão tarimbada e, com muita credibilidade, impulsionam estas postagens.

O Autor

Paulo Mosimann, eternizado como o Repórter Foguetinho pela Grande Nação Coritibana, é jornalista e radialista. Desde que foi lançado pelo saudoso Dirceu Graeser (em 1974), sempre esteve presente nas grandes conquistas e na vida do Glorioso, empunhando os microfones das maiores emissoras. É um dos maiores conhecedores da história do Coxa, desfrutando da amizade e do convívio histórico com craques, dirigentes, técnicos e personalidades que muito fizeram (e ainda fazem) pelo clube. Com toda esta bagagem, ele tem muito a destacar e valorizar o Coritiba FC em seus posts, com análises, notícias, elogios, alertas ou críticas.

Classificação Paranaense

FC Cascavel 16
Coritiba 14
A.Paranaense 13
Operário 13
Londrina 13
Rio Branco 12
Cianorte 9
Paraná 9
Cascavel 7
10º União 5
11º Toledo 4
12º PSTC 1

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 42 pts.
Jackson M. Jeranoski 40 pts.
Ido Martini N. 40 pts.
CARLOS CARLOS 39 pts.
Leandro Carlos 39 pts.
Valdir T. 38 pts.
Hedy G. 38 pts.
Luiza Oliveira 37 pts.
Mauro S. 37 pts.
10º Jayme G. 37 pts.
11º Jorge H. 36 pts.
12º Ricardo Honorio 36 pts.
13º Rafael F. 35 pts.
14º Ézio Ricardo 35 pts.
15º Emerson T. 34 pts.
16º j. miranda 34 pts.
17º Ademir Carlos p. 34 pts.
18º Rubens Junior 33 pts.
ERLEI R. 33 pts.
Jose R. 33 pts.
Luiz Bueno Franco 33 pts.
22º Rony A. Stacoviaki S. 33 pts.
23º José A. Lima 32 pts.
Thiago M. 32 pts.
Jorge Luiz Lopes 32 pts.
26º Vera M. 31 pts.
27º Mariana T. 31 pts.
28º T. Filus 31 pts.
29º v. j. cruchelski 31 pts.
30º Luis Henrique 30 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet