COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

21/01/13, 10h04 | Confabolando | Gibran Mendes

Bonança!




Não há Coxa-Branca neste imenso mundão que não esteja empolgado com a temporada 2013. Além do ídolo Alex, jogador de incontestável categoria e nível técnico, o Coritiba manteve alguns de seus bons jogadores e contratou outros de destaque.

O zagueiro Leandro Almeida chega carregando em suas malas a esperança de uma das maiores duplas de zaga do Coritiba nos últimos anos. Ao lado de Emerson, pode fazer bonito defendendo e também atacando, uma vez que ambos são conhecidos pelos gols que costumam marcar.

Botinelli, o clone do Messi, vem muito bem recomendado. Com altos e baixo no Flamengo, já demonstrou que pode fazer muito pelo Coxa. Alia-se a eles Devid, Rafinha e outros jogadores e temos um ótimo time. Se ainda estamos longe de equipes como Corinthians e São Paulo, sem dúvida há muitos anos o Coxa não começava uma temporada com reforços que agradassem tanto a torcida como neste ano.

O futebol brasileiro vive uma fase de bonança, reflexo também da nossa economia, que apesar não crescer tanto quanto gostaríamos, já nos coloca em posição de destaque no cenário mundial. O aumento da receita dos clubes, principalmente pela televisão e também com as verbas de patrocínio, possibilita gastos maiores.

Contudo, uma situação que me preocupava de certa forma, foi escancarada recentemente pelo presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio. Ele alertou que os clubes brasileiros estão inflacionando o mercado e fez um alerta: “Vão quebrar”. Esquecendo a ironia do fato do autor da frase ser um dos pioneiros neste processo, conhecido por “roubar” jogadores de outros clubes, ela deve ser levada muito a sério.

Se os clubes de futebol no Brasil recebiam antes X agora recebem X + 2, contudo passaram a gastar X + 3. Nada de pagar dívidas, regularizar sua situação com credores, inclusive com o poder público. Quanto mais recebe-se, mais gasta-se. Se esta conta não dá certo em um planejamento financeiro familiar, o que dirá em instituições como os clubes de futebol.

No Coritiba, não sabemos ao certo qual é a receita e quanto gasta-se. Muito menos valores de salário, venda de jogadores e todo o tipo de informações financeiras. Há quem defenda esta postura, que diga-se, não é exclusiva do Coritiba. Mas eu discordo.

Clubes de futebol, embora sejam instituições de natureza privada, recebem sim incentivos públicos. Seja com a descreditada Timemania, ou com leis de incentivo ao esporte. Friso, aqui, o que já escrevi anteriormente: se há um esporte no Brasil que não precisa de investimento público, este esporte é o futebol.

Além do que, os seus torcedores, seus sócios, também tem o direito - em minha humilde opinião - ao acesso de informações financeiras do seu clube do coração. Receitas e despesas não fazem gol e não perdem pênalti, mas sem sombra de dúvida podem influir diretamente no resultado final desta equação.

Reitero, aqui, que acredito que o Presidente Vilson Ribeiro de Andrade faz uma boa gestão à frente do Coritiba. O resultados, mesmo com todos os problemas do ano passado, são excelentes dentro de campo nos últimos anos. Sobretudo para quem vinha de um desgaste de imagem e também de relacionamento com a torcida como ocorreu em 2009.

Mas, também acredito, que passar a informar com maior transparência a quantas anda a saúde financeira do clube seria uma excelente iniciativa. Assim, todos poderiam ter a certeza que se dentro de campo está sendo montado um grande elenco, fora dele há uma estrutura capaz de suportar todo o investimento, que diga-se de passagem, não é pequeno.

Enquanto isso, nos resta, expor este anseio e torcer para o que podemos ver, que são jogadores como Alex, Deivid, Keirrison, Botinelli, Leandro Almeida, Emerson e Rafinha jogando com a nossa camisa e novamente acalentando o sonho de uma temporada inesquecível para o lado verde do Paraná.

+0

Debate

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 21
Internacional 20
São Paulo 18
Palmeiras 18
Vasco 17
Flamengo 17
Santos 16
Fortaleza 15
Fluminense 14
10º Sport 14
11º Ceará 13
12º Grêmio 13
13º Corinthians 12
14º Atlético-GO 12
15º A.Paranaense 11
16º Coritiba 11
17º Bragantino 10
18º Botafogo 10
19º Bahia 9
20º Goiás 8

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 95 pts.
CARLOS CARLOS 91 pts.
Valdir T. 86 pts.
Eden Leão 86 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 83 pts.
Jayme G. 83 pts.
Anderson85 Anderson85 81 pts.
Bruno O. 81 pts.
Antonio Picoli 81 pts.
10º Ricardo Guiraud 80 pts.
11º Selma R. 79 pts.
12º Valdir 78 pts.
13º A. B. 75 pts.
14º marcos j. 75 pts.
j. miranda 75 pts.
16º Luiza Emanuela Oliveira 75 pts.
17º cleverson k. 74 pts.
18º O. Yossafat 74 pts.
19º Rafael F. 74 pts.
20º D. Fabian A. 73 pts.
21º Álvaro M. 73 pts.
22º Vitor Guedes 72 pts.
23º Evaldo Maciel 71 pts.
24º Jobson Emanoel 71 pts.
Marcos Kuff 71 pts.
Aldo Nunes 71 pts.
27º Rafael Minoli 71 pts.
28º Marcelo S. 70 pts.
29º Tiago Z. 70 pts.
Johnny F. 70 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet