COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

22/02/13, 09h14 | Confabolando | Gibran Mendes

Má fé cínica ou burrice córnea



No dia 7 de dezembro de 2009 explodi com uma pessoa em meu trabalho em virtude do rebaixamento do Coxa. Mas muito mais que o rebaixamento, o que machucava-me profundamente eram as cenas de violência que presenciei e fui exposto, bem como o futuro incerto do clube que amo. Perdi a linha e a cabeça, culpa minha e tão somente minha, embora uma história pregressa existisse naquele caso.

Pois bem, depois deste fato passei a ignorar algumas discussões, inclusive, deixei quieto durante algum tempo brincadeiras com a trágica selvageria que ocorreu no Couto Pereira naquele 6 de dezembro. Mas, embora o fato fosse sendo esquecido, volta e meia alguém lembrava do tema com tom jocoso. Passei, então, a responder de forma grosseira propositalmente. Não era possível que continuassem generalizando uma torcida, que durante 100 anos foi exemplo de festas pacíficas, como violenta por causa de uma dúzia. "Trata-se de má fé cínica ou burrice córnea", pensava, lembrando do senador Roberto Requião.

Agora, com críticas bem mais amenas da grande imprensa, o Corinthians, clube com segunda maior torcida e crescimento vertiginoso nos últimos anos, vê-se na mesma situações. Pessoas sem o menor entendimento da gravidade do fato, de suas conseqûencias e das responsabilidades dos envolvidos, continuam atuando como juízes, soberanos, do alto de suas togas fictícias. A exclusão do time do Parque São Jorge da competição, dizem, é o mínimo que pedem. Enquanto isso outros, que pediam o mesmo do Coritiba em 2009, sequer tocam no assunto da regra específica para competições da Comebol que poderia excluir o time paulista da Libertadores.

É óbvio que não torço para o Corinthians, muito pelo contrário. Mas querer impor para uma instituição centenária uma pena, da qual, ela é vítima só pode ser má fé cínica ou burrice córnea, assim como foi com o Coxa em 2009. O caminho, seja qual for o ator, é a investigação e punição das pessoas envolvidas, seja por não garantir segurança no campo de jogo ou por ser o autor do ato de violência.

Não acredito que uma punição deste patamar possa atingir o Corinthians. Inclusive torço para que isso não ocorra, pois quero vê-los perder na bola e não no tapetão. Mas torço, sim, para que os responsáveis sejam identificados e julgados pela justiça boliviana, de preferência, olho a olho com os pais de uma criança de 14 anos que perdeu sua vida sem direito a defesa num local que deveria ser de festa e amor, não de morte e violência.

Vale lembrar, que em ambos os casos, existem figuras mais poderosas envolvidas no episódio. No caso do Coxa, a ameaça informal de invasão que correu na boca de torcedores durante toda a semana que precedeu o jogo e resultou em um número muito abaixo do esperado de seguranças após as ameaças. No caso do Corinthians, amizade de comentaristas esportivos e dirigentes do clube com suspeitos do crime.

Assim, infelizmente, não consigo acreditar em mudanças a curto prazo enquanto instituições centenárias continuarem servindo como escudo para que pessoas cometam erros e crimes. Simples e triste assim.

+0

Debate

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O Autor

Classificação Paranaense

FC Cascavel 16
Coritiba 14
A.Paranaense 13
Operário 13
Londrina 13
Rio Branco 12
Cianorte 9
Paraná 9
Cascavel 7
10º União 5
11º Toledo 4
12º PSTC 1

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 42 pts.
Jackson M. Jeranoski 40 pts.
Ido Martini N. 40 pts.
CARLOS CARLOS 39 pts.
Leandro Carlos 39 pts.
Valdir T. 38 pts.
Hedy G. 38 pts.
Luiza Oliveira 37 pts.
Mauro S. 37 pts.
10º Jayme G. 37 pts.
11º Jorge H. 36 pts.
12º Ricardo Honorio 36 pts.
13º Rafael F. 35 pts.
14º Ézio Ricardo 35 pts.
15º Emerson T. 34 pts.
16º j. miranda 34 pts.
17º Ademir Carlos p. 34 pts.
18º Rubens Junior 33 pts.
ERLEI R. 33 pts.
Jose R. 33 pts.
Luiz Bueno Franco 33 pts.
22º Rony A. Stacoviaki S. 33 pts.
23º José A. Lima 32 pts.
Thiago M. 32 pts.
Jorge Luiz Lopes 32 pts.
26º Vera M. 31 pts.
27º Mariana T. 31 pts.
28º T. Filus 31 pts.
29º v. j. cruchelski 31 pts.
30º Luis Henrique 30 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet