Coração Verde e Branco
"Se você conhece o inimigo e a si mesmo, não tema o resultado de cem batalhas. Se se conhece, mas não ao inimigo, para cada vitória sofrerá uma derrota. Se não conhece nem o inimigo nem a si, perderá todas as lutas." (Sun Tzu)
A derrota para o time do CSA além de nos trazer uma de nossas piores partidas na Série B, escancarou a deficiência que temos em peças de reposição. Já havíamos comentado aqui e em nossas lives a respeito da evolução de nosso sistema defensivo com a chegada de Henrique e com a improvisação de Guilherme Biro na lateral esquerda, o qual mesmo apoiando pouco e não sendo um primor na parte defensiva, possui um bom número de desarmes; pois bem, bastou a saída forçada de ambos para nossa defesa virar um convite ao ataque adversário, e felizmente o resultado só não foi pior, porque o CSA também possui sérias limitações no ataque.
Confesso que me preocupei bastante com a escalação de Nathan Ribeiro e que tinha esperança de que Romário pudesse ser o jogador que vi no Cuiabá, assim como torci muito pelo Bochecha, que conseguiu jogar apenas 15 minutos, pois depois disso, assim como todo o time, fez uma partida medíocre. Tinha ainda muita curiosidade com Gui Azevedo vestindo nossa camisa, mas até agora as expectativas não foram nem de perto correspondidas.
O elenco
Em minha opinião nosso 11 titular é forte, possuímos bons defensores, um ataque perigoso e um meio de qualidade, porém, nossas peças de reposição deixam MUITO a desejar. Depender de Nathan Silva, Romário, Wellington Carvalho, Dalberto e Valdeci nos coloca em situações muito delicadas, exatamente como a que vimos ontem, mas como resolver isso?
Acredito que possuímos opções muito melhores (e mais baratas) dentro de casa, mas vamos por partes:
Porque Morinigo não entrou com Natanael na esquerda e Igor na direita? Com isso já evitaríamos perder complemente uma lateral.
Marcio e Thalisson jogam muito mais que Nathan Ribeiro e Wellington Carvalho
Luizão não pode ser preterido por Dalberto em hipótese alguma
Angelo tem que ser o reserva imediato de Biro, e acredito que tenha totais condições de assumir a titularidade muito em breve.
Todo o exposto acima me parece extremamente simples, mas em minha opinião se torna urgente a medida que analisamos que ontem:
Nathan Ribeiro e Romário falharam no primeiro gol
Romário falhou no segundo gol
Wellington Carvalho falhou no terceiro gol
Temos que considerar que as alterações acima não são suficientes, necessitamos também nos livrar das peças que não servem, uma tarefa muito mais complicada do que parece, mas que abriria espaço financeiro para contratações pontuais.
O Campeonato mais equilibrado de todos os tempos
Como já era previsto, Série B deste ano é o campeonato mais disputado de todos os tempos e mesmo estando na liderança, vemos que o primeiro turno terminará de forma extremamente equilibrada.
A distância do primeiro para o sexto colocado neste momento é de apenas 3 pontos, a mesma distância entre o quarto e o décimo colocado e o segundo turno não deve ser diferente.
A derrota e suas consequências
Bastou uma má apresentação para meses de trabalho serem jogados no lixo por parte da torcida, pois bem, a primeira coisa que precisamos ter em mente é: jogamos com 4 desfalques, fizemos uma partida muito ruim e perdemos, mas isso não abre motivos para terra arrasada.
Somos o líder, apesar de eu não gostar disso no momento, necessitamos de reforços, mas temos um bom 11, e por enquanto temos totais condições de subir, precisamos apenas manter o foco e lembrar que o segundo turno será ainda mais difícil, especialmente agora que Vasco e Botafogo entraram na briga e a CBF seguramente vai querer ajudar os dois cariocas.
Uma nova sequência complicada
Temos novamente uma série de jogos bem difíceis: Ponte Preta no jogo que fecha o primeiro turno, Avaí e Botafogo, e necessitaremos muita atenção e bom futebol, não somente manter a liderança, mas também nos mantermos no G4 e retornarmos a elite do futebol brasileiro, que é o primeiro objetivo do ano.
Condições nós temos, precisamos apenas seguir com o trabalho sério e de apoio.
Saudações Sempre Alviverdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)