COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

20/09, 18h56 | Coração Verde e Branco | João Luiz Albuquerque

Eu juro que queria falar apenas das eleições

E o cenário político do Coritiba esquentou nesta semana com a confirmação da candidatura de Vilson Ribeiro de Andrade a Presidência do Coritiba.

Vilson estava trabalhando na composição, buscando unir as chapas e evitar uma eleição, como não houve acordo ele vai contra a Coritiba Ideal, bastaria agora saber quem seria seu G5, e é aqui que a coisa pode ficar complicada, pois em MINHA opinião, incluir Samir ou alguém de seu grupo no G5 passaria a impressão de continuidade da pior gestão que já tivemos, assim como contar com algumas “celebridades" que lutamos tanto para chutar do Alto da Glória, e em uma rápida troca de mensagens tive a oportunidade de externar esse ponto de vista ao Vilson, o qual, muito gentilmente garantiu que montará um G5 capacitado.

Neste momento as coisas parecem um pouco confusas, Jango sabemos que desistiu, Viale não abria mão da presidência, mas pode ter mudado de opinião em prol de VRA, eu sinceramente apenas torço para que Samir fique com a cadeira de notáveis que a presidência garante a todos e que Renato Follardor e Vilson Ribeiro de Andrade montem seus grupos com sabedoria.

Quanto a Follador; não julgo errada a sua atitude, entendo, respeito e concordo com sua negativa a união dos grupos. A chapa Coritiba Ideal trabalha em sua campanha a mais de um ano, se a outra chapa não possui o mesmo ponto de vista ou ideais em que eles acreditam e defendem, então não devem se unir mesmo e sair como ˜chapa pura˜.Tenho escutado um monte de gente falando que isso é ego, que eles não pensam no Coritiba, apenas no poder, BOBAGEM, vejo isso apenas como diferença de ideologias entre os candidatos. Seria melhor a união de todos? Claro que sim, mas melhor um bate chapa do que pessoas com pensamentos totalmente contrários gerindo o Coritiba.

Eu já considerava a chapa Coritiba Ideal de Renato Follador como eleita, mas desde a entrevista de VRA ao Coxanautas (entrevista brilhante, diga-se de passagem), eu tinha 89,27% de certeza de que VRA poderia pintar, inclusive comentei que esse seria o único nome neste momento que poderia bater de frente com Follador e a candidatura já começou a mexer com os ânimos e paixões da torcida Coxa Branca e já prevejo um bate chapa de sair faíscas, nos moldes Lula x Collor.

Mas e o jogo?
Com mais um gol de pênalti o Coritiba encontrou sua terceira vitória em 10 partidas, a segunda vitória sob o comando de Jorginho, que também já empatou duas e perdeu outras duas, mas meu sinal de alerta, continua ligado.
Começamos o jogo muito bem e fizemos um primeiro tempo coeso onde o Vasco praticamente não teve chances, mas o segundo tempo foi uma lástima e o resultado só não foi pior por causa do pênalti sofrido e convertido por Robson.
As saídas de Sarrafiore e principalmente Matheus Bueno, que segurava e dava mais cadência ao meio de campo, e as entradas de Yan Sasse e Thiago Lopes, mataram o meio de campo do Coritiba, antes coeso, com boa marcação e bom passe se tornou um cemitério de jogadas e passou a dar todo o espaço que o Vasco precisava. Como eu já disse em outras colunas: a pior parte de ter jogadores ruins no elenco é que uma hora eles vão jogar, e com Yan, Thiago Lopes e Gabriel não vai ser diferente, enquanto a gente não conseguir se livrar deles, vamos continuar passando raiva.

Lembrando que não é porque temos o direito de fazer 5 substituições que precisamos usá-las.

Temos que considerar os pontos positivos
O Coritiba hoje (primeiro tempo) foi muito mais time, atacou mais, criou, teve posse de bola, mas falta o matador; a gente vai ter entre 3/4 chances de gol por jogo e tem que marcar, se as bolas que caíram pra Robson e Thiago Lopes hoje, tivessem caído em um cara de qualidade seria rede na certa. Eu como eterno otimista e iludido que sou, acreditei que poderíamos tentar Ricardo Oliveira, o qual mesmo tendo 40 anos, acredito que resolveria nossos problemas, mas Jorginho e Pelaipe descartaram o nome. Espero que realmente chegue um matador e não um Vizeu ou um Lincoln da vida.

Esperemos que a lição de hoje tenha sido aprendida e que contra o Fluminense as bobagens nas substituições não se repitam.

Saudações Sempre Alviverdes

Debate

  • "Perfeita a coluna. Sobre as chapas, não me preocupa tanto saber quem vai liderar. Creio que tanto Follador quanto VRA tem capacidade e vontade de impor uma marca vitoriosa nas suas gestões, então com qualquer um deles estaremos bem (ao menos muito melhor do que hoje). Mas tem uma questão fundamental que é quem será o G5, e a partir daí, quem comandará o Departamento de Futebol. E é ai que o bicho pega, na minha opinião. Entendo a necessidade do VRA compor politicamente, mas arrastar esses medalhões como Viale e pior ainda, manter o próprio Samir, é ruim não só porque sinaliza mais do mesmo pra torcida. É ruim porque não vai ter espaço pra novas ideias, pra premiar competência em vez de compadrio. Ninguém nega o amor ao clube dessas pessoas, mas acho que até em nome desse amor chega uma hora em que vc tem que reconhecer que o futebol mudou, que o clube é uma empresa e uma empresa precisa de executivos que entreguem resultados, não planos miraculosos e declarações de amor e lealdade na imprensa. Por outro lado também não adianta trazer um monte de desconhecido ou figurante que vão ficar ali sem influenciar em nada a gestão do presidente. É uma equipe, tem que funcionar como tal. E por último: eleição de clube não é disputa política. Quem vencer terá de contar com o apoio de quem perder pra fazer uma boa gestão, terá de fazer concessões em prol do bem maior que é o CORITIBA. Faz décadas que se fala no clube em planejamento estratégico, olhar para o futuro, eu pergunto: cadê esses planos? A única coisa que fica no final são maquete de novo estádio que termina remendado, renegociação de dívida que só cresce, investimento na base que não se vê aproveitar em lugar nenhum.. Quando será que vamos conseguir superar a briga por coisas pequenas e pensar grande pra valer? Só quando tiver adultos comandando o clube, em vez de neófitos e salvadores da pátria. SAV"

    Edison S. | 21/09, 15h10

  • "Quanto às eleições, VRA quase nos deu 2 CBs, mas com todo respeito, acho que agora é o momento do Follador.
    Imagino que ele não quis compor a união com outras chapas pelo custo que isso representa e para ter autonomia para tomar decisões sempre pelo bem do clube e não para agradar aliados. Assim espero."

    Maurício K. | 21/09, 13h23 | Móvel

  • "Com todo respeito João, descordo da análise do jogo. O Coritiba apenas controlou o jogo no 1o tempo, mas não chegou a ameaçar o gol do Vasco.
    Na 2a etapa, o Vasco foi pra cima e não ganhou o jogo porque Wilson salvou 2 vezes e a trave outra. A produção ofensiva do Coxa ainda é pífia."

    Maurício K. | 21/09, 13h17 | Móvel

  • "Eleição é depois. Antes, o Coritiba tem de salvar a primeira divisão. Agora, é o Flu. E o Coxa precisa de pontos. Vamos lá. Avante!"

    João B. | 21/09, 11h40

  • "Muito bem ponderado!"

    Neiton J. | 20/09, 23h07

  • Ver todos os comentários (14)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de João Luiz Albuquerque

O Blog

O foco deste blog será o de oferecer ao leitor um espaço para discussão de temas, alegres, saudosistas e polêmicos. Uma conversa entre amigos, um papo por vezes descontraido e em outras incisivo, mas sempre apaixonado e com o mesmo tema, o amado Coritiba Foot Ball Club.

O Autor

Curitibano radicado em Santos, João Luiz é também conhecido por seus amigos como Johnny Coxa ou simplesmente Coxa. Começou a frequentar o Couto Pereira aos 6 anos de idade, na época levado pelo pai, e não parou mais, atualmente procura sempre carregar a família e amigos para o Alto da Glória.

Classificação Brasileiro

Internacional 35
Flamengo 35
Atlético-MG 32
Fluminense 29
São Paulo 27
Santos 27
Palmeiras 25
Fortaleza 24
Grêmio 24
10º Ceará 22
11º Atlético-GO 22
12º Sport 21
13º Corinthians 21
14º Bahia 19
15º Bragantino 19
16º Botafogo 19
17º Vasco 18
18º A.Paranaense 16
19º Coritiba 16
20º Goiás 11

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 154 pts.
Bruno O. 140 pts.
CARLOS CARLOS 136 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 136 pts.
Eden Leão 132 pts.
Rupson F. 132 pts.
Rafael Minoli 129 pts.
Anderson85 Anderson85 127 pts.
Selma R. 127 pts.
10º cleverson k. 124 pts.
11º Marcos Kuff 124 pts.
12º Ricardo Honorio 124 pts.
13º Persio F. 121 pts.
14º Walber Gonçalves de Queiroz 120 pts.
Valdir T. 120 pts.
16º Giovanne Smaniotto 119 pts.
j. miranda 119 pts.
18º Álvaro M. 119 pts.
19º Sanjiro J. 118 pts.
20º Adriano Leal 116 pts.
21º Marco Ferreira 116 pts.
22º Ezequiel B. 115 pts.
23º Tiago Z. 115 pts.
24º Evaldo Maciel 114 pts.
25º Waldir J. 113 pts.
Adilson P. 113 pts.
27º MARCELO ARAUJO 113 pts.
28º Johnny F. 112 pts.
Ailton Batista Vieira Filho 112 pts.
30º Dorvalino J. 112 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet