COXAnautas - Coritiba Eternamente

06/08, 01h16 | Coração Verde e Branco | João Luiz Albuquerque

Final do Primeiro Turno – Fora Batista ou Fora Samir?

E lá se foram as primeiras 19 rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B mais ridículo de todos os tempos. Um campeonato em que times que disputam o tradicional Peladão de um jornal da capital paranaense tem condições de brigar por uma vaga no meio da tabela, mas mesmo assim nosso saldo foi de 7V, 7E e 5D, totalizando míseros 28 pontos, muito pouco para o time com o maior orçamento da competição.

Tenho me mantido longe do teclado porque realmente não gosto de ficar repetindo o que falo e fazer isso por 19 rodadas mais as do estadual e Copa do Brasil seriam tão úteis quanto olhos azuis em gente feia, mas com o fechamento do turno podemos reforçar alguns pontos.

Eduardo Batista
Após 18 rodadas, o “treinador” não conseguiu compactar o time, não conseguiu acertar a defesa, não conseguiu acertar o ataque, não armou um meio criativo, não montou jogadas pelas pontas, fez substituições inexplicáveis, resuscita jogadores com a mesma facilidade que os joga ao ostracismo e nas últimas semanas faz exatamente o que fez no Palmeiras: pede um time novo a cada entrevista.

Não lembro onde ouvi isso, mas cai muito bem na nossa realidade: “time com treinador ruim, quanto mais treina, pior fica” e isso é exatamente o que vejo com o Coritiba.

A situação é tão absurda e está tão crítica que ele já foi criticado por Simião, Wilson, Belusso entre outros e segue lá. Todo mundo já percebeu que com ele nosso acesso está muito ameaçado, menos a diretoria, que segue bancando, assim como bancou Forner e banca Augusto Oliveira.

Não consigo entender o que falta para a troca de treinador, se a diretoria acredita que não temos o nome ideal no mercado, então que efetivem Tcheco momentaneamente, já que este não quer a função, até o nome certo aparecer. Na única oportunidade que Tcheco teve fez o básico do básico, sabendo que não temos elenco pra jogar pelas pontas, povoou nosso meio de campo e nos deu uma coisinha chamada POSSE DE BOLA, algo que SEMPRE esteve em nosso DNA, ali tivemos nossa melhor apresentação do ano.

Acesso
Vou ser muito sincero e muito óbvio: jogando desta maneira, não subimos, simples assim.

Para subir precisamos mudar toda uma situação que hoje é muito complexa e intrincada.
- Grupo não está fechado com o treinador;
- Treinador que não tem o grupo na mão;
- Treinador que não consegue dar padrão ao time;
- Falta de profissionalismo do departamento de futebol;
- Falta de conhecimento de futebol no G5;
- Puxa-sacos de plantão que cercam o presidente apoiando um projeto que nasceu morto;
- Confundir convicção com teimosia;

Dos pontos acima alguns são muito difíceis de corrigir neste ano, então vamos focar no que dá para fazer para tentar salvar nosso ano e consequentemente o Coritiba; o chamado fato novo.

Quem me conhece sabe que odeio o turnover, tenho verdadeiro asco pela troca de funcionários sem antes tentar de tudo com eles, mas neste caso sinto que infelizmente a melhor solução é a troca de Eduardo Batista, com isso em tese e se bem feita, eliminamos 3 dos 7 pontos que coloquei acima, os demais são muito mais complexos mas devem ser tratados no ano que vem.

O ano de 2019
Nosso futuro não tem muitos segredos.
Se subirmos teremos uma receita muito superior, mas seguiremos com a necessidade de reconstruir de verdade um clube. Isso implicaria em refazer todo um elenco e todo o departamento de futebol;
Se não subir (toc, toc, toc), estaremos falidos e todo o projeto de sanear o clube, pagar dívidas, montar CT, reformar Couto e várias outras boas ideias irá pelo ralo já que não teremos verba de TV, com este cenário; Samir não terá como administrar (se é que o faz hoje).

Fora Eduardo Batista ou fora Samir?
Eu avisei que Eduardo Batista não serviria quando ele fez sua décima partida, depois disso tivemos mais 9 e o treinador segue lá fazendo das suas, pedindo jogadores, substituindo mal, entregando de bandeja partidas fáceis e pontos que hoje nos fazem muita falta. Por outro lado, o presidente Samir segue bancando o técnico,assim como banca Augusto. Olhando por este lado, onde você amigo leitor acha que está o erro maior e qual é o mais fácil de corrigir?

Eduardo cai ou não cai?
A informação que tenho é que não, não cai, afinal, apesar de ocuparmos a nona colocação, estamos a apenas dois pontos do G4.

Importante reforçar que sim, estamos a apenas 2 pontos do G4, mas por mais incrível que pareça isso se dá porque os outros clubes conseguem ser ainda mais incompetentes que nós, porém isso não basta, o segundo turno costuma ser ainda mais acirrado e estamos muito longe de passar qualquer confiança de que temos chance de subir, muito pelo contrário.

Novamente peço ao presidente: pare de confundir convicção com teimosia, ou mude seu foco para: retornar a primeira divisão, SE fizer isso em dois segundos vai perceber que mudanças drásticas são necessárias.

Que Deus nos abençoe, porque vamos precisar.

Saudações Sempre Alviverdes

Debate

  • "Um já caiu, o batista agora só falta o turquinho samir"

    Agostinho N. | 11/08, 23h00

  • "FORA OS DOIS!!!!!!!!!! PELO AMOR DE DEUS!!!!"

    Marcio König | 08/08, 17h10

  • "Eu espero estar bem errado, mas não acredito no acesso, mesmo estando somente no meio deste ridículo e pseudo-amador campeonato. Não adianta, o Coxa não tem time, tem um técnico totalmente perdido, cada contratado que chega é pior (muito pior) do que as tiriças que aí estão. Só não deixei de ser sócio há muito tempo porque meu amor pelo clube não me deixa largar. Mas a minha motivação pra ir aos jogos é cada dia menor. FORA SAMIR E SEUS PATETAS!!!"

    F. Louri | 07/08, 21h17

  • "Estamos ferrados e mal pagos, amigos torcedores coxas brancas.
    Acham que essa 'diretoria' infantil e inexperiente vai resolver alguma coisa no segundo turno do brasileiro série B - interrogação.
    Eu não acredito em 'milagre' mas torço pra que aconteça, apesar dessa diretoria.
    SAV"

    J. Mario | 07/08, 18h17

  • "Texto perfeito!!!"

    Sonia D. | 07/08, 11h41

  • Ver todos os comentários (22)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de João Luiz Albuquerque

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2018

Fortaleza 71
CSA 62
Avaí 61
Goiás 60
Ponte Preta 60
Atlético-GO 59
Vila Nova 57
Londrina 55
Guarani 54
10º Coritiba 52
11º Brasil de Pelotas 50
12º CRB 48
13º São Bento 47
14º Criciúma 47
15º Figueirense 46
16º Oeste 46
17º Paysandu 43
18º Sampaio Corrêa 38
19º Juventude 35
20º Boa Esporte 30

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 269 pts.
Cristian C. 262 pts.
Ademir Carlos p. 260 pts.
Lucas G. 256 pts.
José A. Lima 253 pts.
Sanderson 252 pts.
Aramis Vieira 252 pts.
William Richard R. 251 pts.
Luiza O. 250 pts.
10º Rupson F. 249 pts.
11º E. DE S. L. 248 pts.
12º Luiz Rodriguez 246 pts.
13º Johney S. 244 pts.
Leandro R. 244 pts.
15º Ricardo T. 243 pts.
16º O. Yossafat 242 pts.
17º Claudio S. 239 pts.
18º Fernando Taschetto 237 pts.
19º André Abreu Dittrich 237 pts.
20º CARLOS AUGUSTO B. 236 pts.
21º Hedy G. 235 pts.
22º Marcos José Kuff 235 pts.
23º M. Castilho 235 pts.
24º André R. 233 pts.
25º Amilton Cesar 233 pts.
26º Bruno H. 232 pts.
27º Mauro S. 231 pts.
28º j. miranda 231 pts.
29º jorge luiz lopes 231 pts.
30º Luis Henrique R. 230 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet