COXAnautas - Coritiba Eternamente

10/09, 17h17 | Coração Verde e Branco | João Luiz Albuquerque

Foi pênalti, mas e o resto?

Revolta e indignação, esse é o sentimento que tenho ao fim da partida contra o a.paranaense. Vencendo por um a zero, o Coritiba teve um pênalti claro não marcado aos 37 minutos do segundo tempo, lance que definiria a partida, já que mesmo não sendo convertido, não existiria o contra ataque do a.paranaense, o qual gerou um segundo pênalti (que prá mim foi marcado de modo equivocado) na sequencia e convertido pelo time mandante.

Daronco e seus auxiliares foram muito, mas muito mal na partida, tendo permitido que Paulo André desse 3 cotoveladas em Kleber sem ser advertido e prejudicou o Coritiba com a não marcação do pênalti em Rildo, mas tem muito mais coisa para colocar na balança:

Marcelo Oliveira teve duas semanas para preparar a equipe e conseguiu melhorar a defesa com Wallison Maia e Werley e ajustar o posicionamento de Galdezani, que se apresentou muito bem hoje, mas em contra partida, entrou com Getterson, um jogador que mesmo quando estava a disposição, nem banco vinha pegando. O camisa 33 tinha a incumbência de ajudar na defesa, e municiar o ataque, pois ajudou muito pouco na defesa e no ataque foi um zero a esquerda, e só não foi o pior em campo porque Longuine hoje foi tão apagado que vibrei com a entrada de Thiago Real. Se contra o Vitória Longuine deu outra dinâmica, outra cadência ao time, hoje não jogou absolutamente nada.

Novamente sem meio de campo, sobraram as famosas bolas na área de Marcelo Oliveira, aliás, Marcelo Oliveira se destaca por duas coisas: as bolas jogadas na área e os chutões pra frente, ambos com a eficácia muito questionável.

No ataque, com Kleber muito bem marcado, nossa melhor opção se tornou Rildo, que novamente não fez uma grande partida, mas que ao menos tentava ser a válvula de escape do time e que sofreu o pênalti vexatoriamente não marcado por Daronco, um árbitro sempre caseiro e que se destaca mais pelo porte físico que pela qualidade técnica.

Preocupante
É fato que fomos prejudicados pela arbitragem, mas isso não apaga o cenário de que desde que Marcelo Oliveira chegou, não conseguimos trocar 3 passes no meio de campo, não temos jogadas ensaiadas, aliás, não temos jogada nenhuma, visto que a estratégia do treinador é a de esperar e tentar algo em um erro do adversário. Não podemos seguir jogando e não dando um mísero chute ao gol como foi hoje e como tem sido uma constante.

Entendo que o treinador entrou para tentar vencer por uma bola, o problema é que para que esta bola surja, o time tem que jogar, tem que tentar, tem que agredir, tem que chutar pro gol, fazer jogadas pelo meio, pelas laterais, em fim, tem que jogar futebol, e ficar dando chutão pra frente não vai fazer com que as chances surjam, e é isso que precisa ser modificado urgentemente.

Chutar bola e jogar futebol
O Coritiba não possui um grande elenco, mas esse time já mostrou que pode jogar muito mais do que vem jogando. Se concordo que Marcelo Oliveira mandou a campo quase tudo que tinha de melhor e a disposição (eu teria entrado com Iago no lugar de Getterson),critico duramente a postura tática e sistema de jogo que ele tenta implementar.

Nada contra ele querer defender e jogar no contra ataque, mas para defender o time tem que se aproximar mais, espaçado como estamos em campo a marcação fica dificultada, então ele precisa aproximar os jogadores, para aí então podermos roubar a bola e sairmos ao ataque.

Também é necessário enxergar que as chances de se encaixar um contra ataque com um chutão pra frente são ínfimas, então melhor abandonar essa ideia de jerico e começar a trabalhar a bola, tocar, pensar o jogo, ou seja, precisamos parar de CHUTAR BOLA e começar a JOGAR FUTEBOL.

Infelizmente sigo com minha opinião: Pachequinho precisava cair e morreu abraçado com Edinho e Henrique Almeida, que ele não teve moral pra sacar do time, mas sempre disse que Marcelo Oliveira que não seria a solução e infelizmente isso segue se concretizando.

A sequencia que teremos agora é muito difícil e nossa situação é bastante preocupante, pois se continuarmos “jogando” como estamos, escaparemos apenas por milagre.

Destaques:
Positivos: Wilson e Alan Santos;
Negativos: quinteto de arbitragem, Longuine e Getterson.

Saudações Sempre Alviverdes.

+6 Concordou:

Debate

Desde 01/fev/2018 estão identificados quem concordou ou discordou de comentários no site.

  • "O Coritiba não jogou. A nossa trave e o nosso goleiro jogaram. O empate é um grande resultado para o goleiro e a trave. O resto não veio ao campo."

    João B. | 08/10, 10h21

  • "Chutões, até do Wilson, penais invertidos, preguiça de vencer, péssimas substituições e falta de condições físicas pra mim foram determinantes. Jonas deveria ter entrado e o Tiago Real nem banco deveria ser. O Jeterson jogou na defesa, ridículo. Não dá pra culpar o cara que é bom atacante e joga do outro lado do campo, o lado esquerdo. O Longuine virou volante, não dá pra ele render ali na defesa. Não sei como mas precisamos de 21 pontos em 45 que restam pra disputar. Um aproveitamento enorme pelo que temos mostrado."

    Admir | 15/09, 06h16 | Móvel

  • "Verdade. O elenco está inchado. O DM está inchado.

    Fato é que o time precisa voltar a ganhar e engatar uma sequencia como a do Avaí que de último/penúltimo, já nos passou ontem.

    Reação imediata e consistente."

    Gerson Lima | 11/09, 10h01

  • "Então João, só discordo em relação ao Geterson. Também não entendi a entrada dele até o M.O. garantir que ele tem treinado bem. Acho que ele cumpriu sua função defensiva bem. No Jotinha ele jogava pela esquerda e marcou muitos gols de fora de área, tanto que chegou no coxa com reforço pro ataque.

    E, ironicamente, ele saiu pra entrada do Iago que tem entrado muito mal e foi dele o lance do penalti dos caras (que também não achei. Se não foi no Rildo, não foi ali).

    Enfim, parafraseando Jô Soares (bota ponta Telê) eu diria Põe ARMADORES |M.O.|"

    Gerson Lima | 11/09, 08h40

    • "Então Gerson, infelizmente nosso estadual não é parâmetro para nada. Getterson era da nossa base e foi dispensado por deficiência técnica, e nunca se firmou em lugar nenhum, aí a gente vai lá e busca o cara por causa de meia dúzia de gols no estadual.
      Pra mim a única coisa que conseguimos com contratações assim é gastar dinheiro e tirar espaço da base."

      João A. | 11/09, 09h58

    • "Caramba, nem percebi que você também tinha iniciado a frase com "Então" hahahaha"

      João A. | 11/09, 10h01

    • "Verdade."

      Gerson Lima | 13/09, 10h57

  • Ver todos os comentários (12)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de João Luiz Albuquerque

O Blog

O Autor

Classificação Paranaense 2018

Grupo 1

Foz do Iguaçu 12
Coritiba 11
Cascavel 10
Cianorte 10
Maringá 8
Paraná 5

Classificação Paranaense 2018

Grupo 2

A.Paranaense 14
Rio Branco 7
Londrina 6
Toledo 5
União 3
Prudentópolis 3

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Elizabeth G. 38 pts.
Antonio Alvaredo Filho 37 pts.
Mauro S. 32 pts.
Marcos José Kuff 32 pts.
P. Stonoga 31 pts.
Cristian C. 31 pts.
Valdir 30 pts.
douglas n. 30 pts.
Maurício M. 29 pts.
Fabiano Utrabo Merlin 29 pts.
11º Ismael R. 29 pts.
José Lima 29 pts.
13º Luiza O. 28 pts.
andre a. 28 pts.
Vitor Guedes 28 pts.
16º Thiago S. 28 pts.
Carlos A. B. G. 28 pts.
Marlon R. 28 pts.
19º Adriano B. 27 pts.
20º Beatriz G. 27 pts.
21º junior f. 27 pts.
22º Leandro R. 26 pts.
Daniel N. 26 pts.
24º FELIPE D. 26 pts.
Luis Henrique R. 26 pts.
26º ismacoxa ismacoxa 25 pts.
Eucledson F. 25 pts.
28º Amilton Cesar 25 pts.
Jose R. 25 pts.
G. Santos 25 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

TV COXAnautas

O Coritiba, por Alex

Recebemos mais uma vez o Alex, para analisar o Coritiba de 2018.

Curta e participe!

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet