COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

30/08, 18h09 | Coração Verde e Branco | João Luiz Albuquerque

O Retorno do Jorginismo

Estréia de treinador sempre vem repleta de esperança, em especial quando ocorre em um time que havia perdido 4 partidas seguidas e jogando muito mal, pois bem, Jorginho, treinador do acesso está de volta e assumiu após uma boa partida contra o RB Bragantino sob o comando de Mozart.

Eu fui a favor da contratação de Jorginho pelo fator vestiário, atleta multi campeão e com moral com a boleirada, fala a língua dos atletas, conhece todas as manhas da turminha, conhece grande parte do elenco, ao meu ver conseguiria motivar o time e botar na linha vários personagens desnecessários que temos, ou ao menos, passar a Paulo Pelaipe, a incumbência de se livrar das laranjas podres.

Outro fator muito importante de Jorginho é que não acredito que com ele alguém vá se meter na escalação, algo muito comum em treinadores mais novos e inexperientes. Por fim, não temos como negar que a troca na comissão técnica foi um upgrade, em especial na saída do fraquíssimo Pastana, muito defendido por Samir, mas que causou um dano enorme ao clube o qual vamos levar muito tempo para corrigir. Pelaipe tem muito mais acesso a outros clubes e poderá nos ajudar a nos livrarnos de um monte de titicas, as quais se eu começar a nomear aqui teremos praticamente um Penha lotado.

A estréia de Jorginho
Falando um pouco de bola: hoje tivemos a re-estréia do novo treinador e apesar do pouco tempo de treinamento eu achei horrível, ainda pior do que eu esperava.
Estava muito claro na minha cabeça que apesar do discurso bonito, Jorginho joga um futebol reativo, muitas vezes por um contra ataque ou uma bola; aquela faltinha marota que o zagueiro guarda de cabeça ou um pênalti que a gente encontra, mas o futebol hoje foi ainda pior do que eu imaginei; jogando contra um fraquíssimo Sport conseguimos levar alguns sustos e apresentar um risco praticamente nulo ao adversário. Nossa posse de bola de mais de 60% foi ilusória e inútil porque o time não avançou, fora isso, peças que antes haviam se apresentado razoavelmente bem como Neilton e Jonathan por exemplo hoje foram horríveis.
Imaginemos assim: eu acreditava que jogaríamos no contra ataque com Robson, Neilton, Jonathan e William Matheus tentando municiar a Sassá e quem sabe com Robson e Neílton tendo algumas chances, não acreditava que sairia algo do meio de campo porque esse não existe, mas na realidade o que aconteceu é que entramos com o patético Patrick Vieira, William Matheus ficou muito preso, assim como Neílton, que foi peça nula hoje e o meio foi o fiasco de sempre, em suma: a gente poderia até ter uma flecha, mas não tinha um arco.
Mas se alguém espera por um futebol vistoso, de grande pressão no adversário e com um Coritiba jogando na garganta, pode tirar o cavalinho da chuva, o Jorginismo não prega isso, mas se der resultado a gente não vai se importar, certo? Precisamos apenas ter cuidado e diferenciar jogar feio e jogar bem, mesmo com um futebol reativo, temos que jogar bem, senão os possíveis resultados positivos não se sustentarão, e a primeira coisa é acertar a parte defensiva e definir como a bola vai chegar na frente em condições de gol.

O pênalti sofrido por Robson e o gol de Sabino nos tiram da zona, mas não passam a segurança de que mesmo jogando um futebol reativo teremos mais tranquilidade, muito pelo contrário, mas ao menos nos dá a esperança de que com um pouco mais de tempo, treinamento e reforços podemos tomar menos sustos e sofrer menos este ano, aí é torcer para que alguém sério assuma o Coritiba.

Reforços
É sabido que Paulo Pelaipe já está buscando por reforços no mercado, no inicio da próxima semana já deve pintar o volante Hugo, mas a meu ver, um ponta, um meia, porque pra mim Giovanni não é meia e nem jogador pra primeira divisão, sendo muito superestimado por ter marcado um gol importante, mas que na verdade não fez mais do que 3 partidas razoáveis e Giovane Augusto deve morar no DM, e um 9, simplesmente porque acho o Sassá extremamente superestimado. Isso pra começar, mas pra isso a gente tem que aliviar a folha, René Jr. já foi, Nathan Silva já deve estar de bilhete comprado, assim como Ruy e Iago, mas como eu disse acima, em minha opinião tem muito gente na fila.

Eleições
Como muitos devem saber, existe uma tentativa de unir as chapas e evitar as eleições, algo que acredito ser muito difícil, Vialle não abre mão da presidência, Follador está muito bem organizado, já está buscando fechar o G5 e não está de acordo com o ponto de vista de Vialle e convenhamos, ninguém quer o Samir, mas pessoas muito inteligentes e importantes como Giovani Gionédis e Vison Ribeiro de Andrade buscam esse apaziguamento e a união.
Infelizmente VRA me confirmou que não deve se candidatar, o que poderia sim ajudar neste ponto de união, desde que apoiado por GG, sendo assim, devemos ter uma eleição a qual apesar do puxa-sacos de miolo mole que pouco se importam com o Coritiba e apoiam o atual mandatário, acredito que seja somente entre Follador e Vialle.

Saudações Sempre Alviverdes.

Debate

  • "Não sou advogado de ninguém mas estou de acordo com o Alvyr J. E solicito ao Guilherme b. verificar quantas vezes o Vialle usou a camisa do Coritiba e quantas o Renato Follador usou, não que isto qualifique uma ou outro. Só para pensar, antes de falar."

    Wilson B. | 31/08, 23h36

  • "João Carlos Vialle é aquele que tentou subornar o goleiro reserva do Irati, num jogo que o Coritiba acabou ganhando por 5x0. Mesmo o Coritiba tendo um elenco infinitamente superior (o time base era Regis, Reginaldo Araujo, Ronaldão, Gelson Baresi e Rubens Junior; Struway, João Santos e Sandoval. Sinval, Brandão e Carlos Alberto Dias. Na reserva, Macedo, Claudinho, Carlos Alberto Dias, entre outros); esse escândalo traumatizou o time de tal maneira que resultou na perda do titulo para o rival que tinha um time infinitamente inferior, com duas derrotas e apenas um empate nos tres jogos decisivos. Para poder ser um candidato confiável, Vialle deveria, antes de tudo, explicar direito essa história...."

    Alvyr J. | 31/08, 22h16

  • "Só espero que não façam a cagada de novamente elegerem um aventureiro lobista da previdência privada em detrimento ao grande Vialle. Era só o que faltava."

    Guilherme b. | 31/08, 01h36

  • "Resenha abrangente, completa. Difícil acrescentar algo, exceto concordar. SAV!"

    Luiz Roberto | 30/08, 22h36

  • Ver todos os comentários (4)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de João Luiz Albuquerque

O Blog

O foco deste blog será o de oferecer ao leitor um espaço para discussão de temas, alegres, saudosistas e polêmicos. Uma conversa entre amigos, um papo por vezes descontraido e em outras incisivo, mas sempre apaixonado e com o mesmo tema, o amado Coritiba Foot Ball Club.

O Autor

Curitibano radicado em Santos, João Luiz é também conhecido por seus amigos como Johnny Coxa ou simplesmente Coxa. Começou a frequentar o Couto Pereira aos 6 anos de idade, na época levado pelo pai, e não parou mais, atualmente procura sempre carregar a família e amigos para o Alto da Glória.

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 42
São Paulo 41
Flamengo 39
Internacional 37
Palmeiras 37
Santos 37
Grêmio 37
Fluminense 36
Fortaleza 30
10º Corinthians 30
11º Ceará 29
12º A.Paranaense 28
13º Bahia 28
14º Atlético-GO 28
15º Bragantino 27
16º Sport 25
17º Vasco 24
18º Coritiba 20
19º Botafogo 20
20º Goiás 16

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 200 pts.
Rupson F. 187 pts.
Bruno O. 180 pts.
Anderson85 Anderson85 177 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 175 pts.
CARLOS CARLOS 167 pts.
Eden Leão 165 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 163 pts.
Selma R. 160 pts.
10º Tiago Z. 158 pts.
11º Marcos Kuff 158 pts.
Adriano Leal 158 pts.
13º Ricardo Honorio 158 pts.
14º Andre T. 154 pts.
15º cleverson k. 153 pts.
16º Marco Ferreira 152 pts.
17º Rafael Minoli 152 pts.
18º Ezequiel B. 151 pts.
19º Luiz R. 151 pts.
20º Valdir T. 151 pts.
21º Persio F. 150 pts.
22º j. miranda 150 pts.
23º Evaldo Maciel 149 pts.
24º Valdir 148 pts.
25º Álvaro M. 147 pts.
26º Jorge Lopes 146 pts.
27º Dorvalino J. 146 pts.
28º Ido M. F. 145 pts.
29º Sanjiro J. 144 pts.
30º marcos j. 144 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet