De Boca Aberta
Hoje trago um assunto não relacionado ao esporte, mas de interesse principalmente das mulheres.
Recentemente um estudo feito na Universidade do Oeste da Austrália afirma que a falta de higiene bucal pode afetar a fertilidade feminina.
O estudo que foi apresentado na conferência sobre fertilidade na Suécia é inédito, até então não havia nenhuma publicação sobre a ligação entre saúde bucal e fertilidade.
A pesquisa afirma que uma higiene bucal precária é um fator tão relevante quanto a obesidade, quando se trata de fatores que diminuem a fertilidade feminina.
Segundo pesquisadores o problema está relacionado à doença periodontal, que na maioria das vezes se caracteriza por uma inflamação na gengiva e que caso não seja tratada pode acarretar uma série de reações que prejudicariam o funcionamento normal do corpo. A doença periodontal já foi ligada a outras doenças como diabetes tipo 2, doenças cardíacas, baixa qualidade dos espermas em homens, além de aborto.
A pesquisa foi feita em mais 3,5 mil mulheres e concluiu que mulheres com gengivas doentes precisam de 7 meses para conceber enquanto que 5 meses seria o tempo normal.Por isso homens, mulheres, jovens, idosos e crianças vamos cuidar de nossa saúde bucal, uma boca limpa não é mais questão de estética e sim de saúde!!!
SAV
Fonte:http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/07/06/falta-de-higiene-bucal-pode-afetar-fertilidade-diz-estudo.jhtm
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)