COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

01/08, 01h42 | Elizeu | Elizeu

39 minutos de 01/08/1985

Aos 39 minutos de 1º de Agosto de 1985 o Coritiba Foot Ball Club tornou-se o Primeiro Clube do estado do Paraná a conquistar o Campeonato Brasileiro de Futebol!

Curitiba parou, o estado do Paraná se surpreendeu e o Brasil ficou boquiaberto em ver o Coritiba Campeão do Brasil!

34(trinta e quatro) anos se passaram e em apenas duas ocasiões após aquela conquista o nosso Coritiba chegou perto de vencer uma competição à nível nacional.

Claro que uma competição como a Copa do Brasil jamais pode ser comparada a uma conquista como a do Campeonato Brasileiro de Futebol, pois os moldes de disputa são outros, mas mesmo assim, com uma roupagem de distribuição de jogos bem diferentes, 34 anos se passaram e o nosso "COXA" não mais conquistou algo sequer parecido.

Ganhar um Campeonato Brasileiro de Futebol na década de 80, com elencos, nos mais diferentes clubes, recheados de "craques" não era e não foi nada fácil.

Ganhar de clubes que tinham Silas, Muller, Careca, Sidnei, Dario Pereira, Casagrande, Tostão, Reinaldo, Luisinho, Elzo, Paulo Isidoro, Jésum, Nelinho, entre muitos outros craques que integravam os mais diferentes elencos qualificadíssimos daquela época não foi sorte, não foi obra do acaso.

Elenco Completíssimo do Campeão Brasileiro de Futebol em 1985(CORITIBA FOOT BALL CLUB)

Goleiros: Gérson, Jairo e Rafael.
Laterais: André, Dida, Hélcio e Zé Carlos .
Zagueiros: Caxias, Gardel, Gomes, Heraldo e Vavá.
Meio Campistas: Almir, Aragonés, Elizeu, Paulinho, Marco Aurélio, Marildo e Tobi.
Atacantes: Édson, Gil, Índio, Lela, Luisinho, Vicente
Técnicos: Dino Sani, Kruger e Ênio Andrade.
Preparador Físico: Odivonsir Frega
Diretores: Ely Thomaz de Aquino, Estevão Damiani Neto, Hélio Alves.
Roupeiro: Adelino Pepe do Vale
Massagistas: Osvaldo Sarti e Tio Mario
Médicos: João Carlos Vialle e Dr. Wellington
Presidente: Evangelino da Costa Neves
Escrevemos, cada um de nós, nossos nomes na maior história do Coritiba através da conquista do Campeonato Brasileiro de Futebol em 1985, há 34 anos atrás.

Parabéns a cada torcedor coxa-branca pela conquista do Brasileiro de 1985!

S A V

Debate

  • "Time campeão brasileiro: Rafael, André, Gomes, Heraldo (Vavá) e Dida: Marildo (Marco Aurélio), Almir e Toby, Lela, Indio e Edson (Paulinho). Timaço."

    J. Mario | 02/08, 16h07

    • "J. Mario - se você está se referindo aos jogadores que participaram do jogo final contra o Bangu no campo de jogo, é bom observar, que naquela época eram permitidas apenas 2 substituições e aí apenas o Vavá e o Marco Aurélio entraram no decorrer do confronto. Paulinho não entrou. (Nenhum clube é Campeão Brasileiro de Futebol seja em que tempo for apenas com um time, é preciso, é necessário, é obrigatório, é premente, que se tenha um "Elenco de Qualidade", senão não ganha!). Um Abraço. S A v"

      Elizeu N. | 03/08, 02h49

  • "Parabéns Elizeu:- Assisti pela TV aquele jogo. Lembro bem da ótima arbitragem de Romualdo Arppi Filho, inclusive anulando um gol do Bangú, feito pelo Marinho que estava impedido. Nas cobranças das penalidades devemos destacar nossas cobranças perfeitas. Seriam um ótimo exemplo para muitos profissionais de hoje que desperdiçam tantas cobranças. Ainda destacar o golaço do Indio na cobrança de falta. Muitos desses grandes atletas já nos deixaram, mas permanecerão sempre em nossa memória. Uma vez mais, parabéns."

    Arno Ombrellino | 02/08, 10h33

    • "Arno Ombrellino - com certeza, há que se destacar a atuação do Coritiba na final contra o Bangu, mas para chegar até aquela final, jogos como contra Flamengo(1 X 0 no Maracanã), aquela vitória no apagar das luzes contra o Santos(2 X 1), vitórias aqui em Curitiba e no reduto como contra São Paulo(aqui 3 X 1 e lá 1 X 0), contra Cruzeiro(aqui 2 X 1 e lá contra o Cruzeiro, e de virada, 3 X 2), contra Corinthians e muitas outras. Memorável, inesquecível aquela conquista e sempre que possível devemos relembrá-la, comemorá-la e festejá-la, valorizando-a e reconhecendo-a cada vez mais. Um Abraço. S A V"

      Elizeu N. | 02/08, 11h50

    • "Verdade Elizeu. Aquele gol de Lela contra o Santos foi fundamental para nossa campanha. Os gols do Heraldo contra o S.Paulo e Atlético Mineiro também foram muito importantes.Não esquecer também do sofrimento naquele jogo com o Sport do técnico Carlos Alberto Silva. Também o gol do Marildo contra o Flamengo. Uma vez mais parabéns por participar dessa conquista histórica. Um abraço.Arno Ombrellino."

      Arno Ombrellino | 03/08, 07h18

    • "Arno Ombrellino - obrigado. E bem isso! Forte Abraço. S A V"

      Elizeu N. | 06/08, 00h08

  • Ver todos os comentários (20)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.

O Autor

Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet