COXAnautas - Coritiba Eternamente

23/05, 01h52 | Elizeu | Elizeu

Até quando

O Coritiba Foot Ball Club em tempos de outrora construiu uma história magnífica com conquistas importantíssimas, de vulto e chegou ao pódium nacional com total merecimento em algumas ocasiões, nas décadas de 70 e 80.

O Coxa, o nosso Coxa, o nosso alviverde, foi Campeão do Torneio do Povo, sagrou-se "Campeão Brasileiro de Futebol".

Já lá se vão quase 40 anos, "4 décadas" que o nosso Coritiba nada conquista em termos grandiosos.

Se nada foi conquistado nos últimos "quase 40 anos" em que se possa afirmar coisas como: "o Coritiba enfim conquistou um título exponencial"...o que fazer, o que é necessário fazer, o que é obrigatório que se faça?

Professores de Educação Física são essenciais, são importantes, na condução dos trabalhos da garotada nas categorias de base do nosso querido alviverde?

Claro, óbvio que os Professores de Educação Física são importantíssimos , necessários e essenciais na condução da "meninada", mas penso eu que apenas esses "valorosos profissionais" usando a batuta, não darão a garotada, o que eles, ao ingressar no futebol profissional, a totalidade da coisa que efetivamente precisam ou necessitarão na caminhada árdua e difícil da "bola".

A Teoria, o estudo, o conhecimento das estratégias são cruciais, sem dúvida nenhuma, mas o "como se bater em la pelota", de que modo executar um cruzamento, de que maneira deve-se buscar fazer incursões nos meandros das defesas adversárias, nos chutes a gol, nas cobranças de faltas, nas cobranças de escanteios, nas tabelinhas, nos dribles que desmantelam os esquemas dos concorrentes, etc...etc...etc...não se aprende em "bancos escolares"! A coisa acontece nas quatro linhas e aí o buraco é mais embaixo e tem particularidades muito próprias que são diferenciadas e que por isso precisam ser implementadas de forma diferente, com aqueles malabarismos próprios de quem aprendeu o "atalho" do campo de "treino" e do campo de "jogo"...

Enquanto nosso rival, vai ano a ano avançando, nós, parece que ano a ano vamos retrocedendo cada vez mais...

Lá no clube deles, Ex-Atletas Campeões Brasileiros de Futebol, trabalham nos mais diferentes setores e nos mais diversos departamentos, enquanto em nosso clube simplesmente nenhum "ex-atleta Campeão Brasileiro de Futebol pelo Coritiba trabalha"! Dizem alguns que estamos ultrapassados ou que queremos uma "boquinha"...será mesmo?

Os resultados práticos estão aí e alguns não gostam ou não querem que a gente faça comparações. Ocorre que as comparações acabam se tornando inevitáveis.

Eles lá, com a utilização do conhecimento prático e através da batuta de ex-atletas Campeões Brasileiros deles, vão vendo surgir Renan Lodis, Léos Pereiras, Brunos e outros, que demonstram chegar ao profissional, efetivamente preparados, "bem formados", enquanto nós, quem temos para afirmar categoricamente, esse ou esses atletas oriundos da base adquiriram realmente o pedigree necessário e obrigatório para render bem nas quatro linhas?

Vamos admitir de uma vez por todas de que por mais que o futebol tenha se modificado, de que a evolução aconteceu por vários vértices no mundo da bola, algumas coisas do velho futebol tradicionalista precisam ser preservadas e implementadas e se fazerem presentes, sempre nos treinamentos diários, nos jogos e nas mais diferentes competições...

Chega, basta de pensar pequeno e fazer pequeno! Já passou da hora de acordar e dar a mão a palmatória de que ex-atletas com história vencedora no Coritiba são e serão fundamentais para buscarmos novos horizontes!

"Até quando pensar pequeno e fazer pequeno"?

Debate

  • "Boa pergunta Elizeu, até quando? Ninguém aguenta mais esse pensamento pequeno..."

    Rafael | 24/05, 17h32 | Móvel

  • "Realmente as histórias sobre o coxa são lindas. Algumas vezes eu sinto inveja desses que um dia viram o nosso time ser grande. Em 85 eu era muito novo, mas lembro da alegria do meu pai. Em 89 eu via aquele time jogar e sonhava em ser jogador, mas ai veio a famijerada década de 90, onde somente em 98 fomos ter um time realmente competitivo, e ai craques como Pachequinho e Alex já não estavam mais ali para fazer a diferença. Mas é isso que restou, ter esperança num futuro melhor."

    José Dalgut Junior | 24/05, 15h11

  • "Pena que daqui a 4 meses você estará postando outro texto semelhante a este, solicitando mudanças de postura na gestão do nosso amado Coritiba.
    As reclamações são sempre as mesmas. Compare os textos de todos os colunistas desse site e os desabafos em todos os comentários dos torcedores, são todos do mesmo teor! Inclusive esse meu aqui!
    Isso não foi uma critica, acompanho sua coluna e gosto muito de seus textos! Só que estamos divagando muito em desabafos e possíveis soluções para melhorar o clube mais as mesmas não saem desse site. São muitas as possíveis soluções para salvar o Coritiba apontadas no Coxanautas nos últimos tempos, quase todas as colunas você vai encontrar uma, duas ou mais ideias para tentar salvar o glorioso, porém muitas as vezes elas acabam se divergindo e todas esquecidas no tempo, portanto aqui se resumiu em um site de "desabafos" da torcida coxa branca. Hoje o site me ajuda a somente ver que tem um bando de torcedor que está tão triste quanto eu e isso de certa forma me conforta pois vejo que não estou sozinho nesse barco.

    A torcida tinha que ter uma estratégia para tirar o clube do buraco, mais para ter uma estratégia teríamos que ter um líder, alguém que pensasse um pouco fora da "caixinha" que conseguisse abstrair as principais soluções apontadas aqui e colocá-las em prática de forma organizada, se não, é todo mundo atirando opiniões com possíveis soluções para tudo que é lado, que por fim geram discordâncias e que por fim nada se concretiza.

    Mais quem poderia ser essa tal figura de líder? Antigamente uma torcida organizada ajudava nesta questão, mas hoje são massas de manobra. Hoje não temos mais os tais "movimentos" também. Ou seja, não conseguimos concretizar nada que pensamos aqui!

    Será que não conseguimos através desse site fazer alguns encontros organizados "plebiscitos" focando em linhas de posturas que a torcida deve tomar ou cobrar da diretoria. Criar influências politicas com gente importante dentro do clube que por fim possam influenciar nas decisões gerenciais do clube, dentre outras manobras. Sei lá, de alguma maneira podemos salvar o clube, não é possível não existir uma saída para esses fracassos acumulados nos últimos 40 anos."

    Lucas R. | 23/05, 22h42

    • "Lucas R. Suas aflições são realmente de todos nós coxas. Suas colocações e ideias são ótimas mas a última cartada foi dada quando se votou pela saída ou não do Samir e o Conselho votou pela permanência dele. Só se conseguirá fazer alguma coisa quanto à mudanças contundentes no Coritiba se o "Estatuto" do Clube for modificado totalmente e sabemos que esse ano e em 2020 isso não vai acontecer. O que nos resta é imaginar que aqueles que possuem a "incumbência e que podem votar" nas próximas eleições, votem na chapa que representa total oposição e não conduzir através do voto novamente chapa que dê continuidade ao que vem sendo feito no alviverde paranaense em termos de Gestão há anos, muitos anos aliás!"

      Elizeu N. | 24/05, 14h08

    • "Fui um dos primeiros a criticar logo após a eleição e continuo até hoje, de que VRA e 80 e poucos conselheiros são os responsáveis pela manutenção da atual diretoria do CFC no comando do clube. Novidade nenhuma para mim."

      J. Mario | 24/05, 17h34

    • "Lucas R .. fui o primeiro a contestar e apontar os responsáveis pelo atual estado de coisas no clube mas que infelizmente alguns associados votantes, quando podiam mudar, não o fizeram, aí o Samir e companhia seguem no CFC."

      J. Mario | 26/05, 12h10

  • Ver todos os comentários (11)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.

O Autor

Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 59
Sport 53
Atlético-GO 49
Coritiba 47
América-MG 47
Botafogo-SP 44
Paraná 44
CRB 43
Operário 43
10º Ponte Preta 41
11º Cuiabá 39
12º Brasil de Pelotas 38
13º Guarani 35
14º Londrina 35
15º Oeste 35
16º Vitória 33
17º Figueirense 31
18º Vila Nova 31
19º Criciúma 29
20º São Bento 27

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 263 pts.
andre a. 256 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 251 pts.
Leandro R. 246 pts.
Waldir Laska 241 pts.
Rui Valente 237 pts.
Leonel S. 234 pts.
Ricardo Honorio 229 pts.
Marcelo luczyszyn 228 pts.
10º Jose R. 224 pts.
11º Marcelo G. 222 pts.
12º Rodrigo P. 221 pts.
13º Hedy G. 219 pts.
14º Juarez Mocelin 218 pts.
15º Marcio Cardozo 218 pts.
16º Marcelo Carneiro 218 pts.
17º Ido M. F. 217 pts.
18º Julio C. R. 216 pts.
19º João L. 213 pts.
20º Gelson Roberto M. 213 pts.
21º Bruno P. 211 pts.
22º Job Grassi 211 pts.
23º Tiago L. 211 pts.
24º Luiz C. 209 pts.
25º Antonio Alvaredo Filho 207 pts.
26º Johnny Pietrobelli 207 pts.
Ézio Ricardo 207 pts.
28º Valdir T. 207 pts.
29º Robson R. 205 pts.
30º Alysson Delalibera 205 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Rupson F.
2º andre a.
3º CARLOS AUGUSTO B.
4º Leandro R.
5º Waldir Laska

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet