COXAnautas - Coritiba Eternamente

26/09, 10h56 | Elizeu | Elizeu

Barco à deriva nau desgovernada

Matematicamente o Coritiba ainda tem chance de acesso!

"Matematicamente"...

No futebol não existe varinha mágica. A mágica pode funcionar em uma ou duas ocasiões lá de vez em quando. A sorte pode aparecer vez por outra, mas sempre, nem mágica, nem sorte resolvem ou resolverão.

O goleiro do Operário de Ponta Grossa, por exemplo, foi abençoado no último confronto da Série C onde o resultado final foi Cuiabá 0 X 1 Operário. O que esse goleiro pegou de bola, o que Simão fez, especificamente, nesse jogo, foi coisa de cinema. E quando ele não operou verdadeiros milagres, inúmeras vezes, a trave salvou o Operário. Se tivesse uma outra partida entre Cuiabá e Operário e os mesmos lances ocorressem, acredito que pelo menos uma ou duas bolas iriam para as redes do clube de Ponta Grossa. Milagres, mágicas, sorte, aparecem no gramado pouquíssimas vezes.

O Coritiba em todo transcurso de 2018 até aqui, jamais jogou bem, nunca apresentou no gramado, nesse ano, credenciais que fizessem com que o Coxa pudesse ainda nutrir esperanças de conseguir o acesso nesses 10 jogos que restam.

A sorte, a magia, o milagre e o sal grosso podem ajudar o Coritiba em 1, 2 ou até 3 jogos, mas como restam 10 partidas, creio que continuaremos na Série B e é preciso que o alviverde paranaense se cuide nessas 3 ou 4 próximas rodadas, para não se incomodar com a "Série C" na sequência!

Agora, no desespero, o G 5 atual passou a ouvir algumas pessoas que poderiam já estar somando desde o final de 2017 e início de 2018. Depois que a casa caiu, que não existem alicerces, não dá para colocar um telhado no ar.

A postura da "Coritiba do Futuro" lá no começo de sua Gestão deveria ter trazido para si, pessoas mais experientes e que gostam do Coritiba. Não fez isso, manteve algumas pessoas no Departamento de Futebol que já haviam demonstrado total incapacidade e colocou no pódium do futebol coxa-branca, algumas pessoas que infelizmente caíram de paraqueda no circo que foi aos poucos se formando, fazendo com que o Coritiba chegasse no ponto que está.

Fazer o quê agora?

Após 19 contratações em que praticamente nenhuma vingou, fica difícil fazer algo.

Depois de 9 meses catastróficos onde muitos e muitos atletas foram se revezando nos mais variados times que o Coritiba mandou a campo em 2018, fica difícil agora, nesse mar mais do que revolto, buscar alguma recuperação.

Tomara, eu esteja enganado, mas penso que o Coritiba não terá forças para vencer 9 jogos das 10 partidas que restam.

Matematicamente, claro, ainda dá, mas esse matematicamente vem sendo calculado já há algumas rodadas atrás e a coisa não acontece, e as peças não engrenam.

Qual é o time do Coritiba hoje? Alguém consegue escalar? Temos o Goleiro Wilson e um atacante chamado Guilherme Parede e quem mais?

Em pleno mês de setembro já nos encaminhando para o 10º mês do ano, não temos sequer meio time, não conseguimos fazer pelo menos um "meio time" razoável.

Como imaginar, nesta realidade, que o Coritiba possa vir a vencer 9 jogos?

Sem devaneios, sem sonhos infundados, é possível imaginar que esse atual elenco do Coritiba consiga surpreender positivamente nos jogos que restam e vir ainda buscar o acesso?

Quem montou esse elenco que aí está? Quem foram os responsáveis pelo Coritiba estar nesta situação?

Com verbas de mais de 30 milhões recebidos, sendo o clube com maior poderio financeiro entre os 20 competidores da Série B, em 2018, o Coritiba está decepcionando, no "futebol", e é um verdadeiro vexame "nacional" e "internacional"!

Tenho notícias de que nas demais áreas o Coritiba está sendo muito bem administrado, porém no principal, no "futebol" a coisa vai de mal a pior, está simplesmente péssima, catastrófica.

Não adianta pagar contas em dia, salários e outras obrigatoriedades legais estarem redondinhas e o futebol ser um quadrado total, um losango mal feito, um retângulo inacabado, com vértices totalmente fora dos padrões aceitáveis.

E não faltaram alertas, advertências e mais advertências foram feitas aqui nesse espaço, várias e várias vezes, enfatizando que o elenco que estava sendo montado lá no começo, estava aquém, muito aquém, do mínimo necessário para disputar uma Segundona Nacional, uma Série B.

E ano que vem o que vai ser? Como será o nosso 2019 alviverde onde teremos dinheiro menor? Pelas projeções o Coritiba terá que trabalhar no próximo ano com algo próximo de 20% do dinheiro que teve à disposição em 2018.

E aí?

Se com um bom dinheiro não se montou um elenco pelo menos razoável, como será o elenco de 2019?

"Barco à deriva nau desgovernada"!

Debate

  • "Para o bem ou para o mal, vamos juntos. Avante, Coxa!"

    João B. | 04/10, 13h58

  • "Penso que não se deve falar em temporada de 2019, antes que o Coritiba defina, nesta temporada, se a vindoura será competição na série C ou B. É preciso assegurar, pelo menos, a série B. Definida esta questão, por enquanto insegura, é organizar o planejamento do trabalho para tudo ocorra adequadamente. Por enquanto, só vejo uma preocupação: o encerramento da temporada de 2018 desta competição, para neste momento termos confiança da posição do Coritiba. A partir desta definição, é organizar 2019. Não tendo nada definido, toda a atenção é necessária neste presente. Concentração e vamos adiante. Avante, Coxa!"

    João B. | 04/10, 13h57

  • "Fora 'luladrão' e cia ilimitada . kkk
    Bolsonaro é o cara ..
    SAV"

    J. Mario | 03/10, 17h59

  • "Sua análise é perfeita. Aliás, hoje, qualquer análise é perfeita pois será a constatação da realidade que temos."

    Gerson Lima | 28/09, 17h49

  • "As diretorias dos últimos anos são igual o PT, nos afundaram aos poucos e agora chegamos no caos e só um salvador para nos salvar dessa situação!!! Lamentável oq fazem e não fazem no nosso Coritiba!!!"

    André Abreu Dittrich | 27/09, 14h18

  • Ver todos os comentários (22)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.

O Autor

Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet