Restando apenas 11 rodadas para a conclusão do Campeonato Brasileiro de Futebol na Série B 2019 as coisas começam a afunilar e já se tem uma pequena ideia de quais serão as equipes que irão efetivamente brigar pelo acesso.
Bragantino é o virtual Campeão da Segundona Nacional esse ano e deve confirmar essa condição no transcorrer da competição. É um clube praticamente garantido na Série A 2019. Com 54 pontos está 13 pontos à frente do 5º colocado e apenas uma catástrofe muito grande pode tirar o título e o acesso do Braga.
Atlético Goianense e Sport, ambos com 46 pontos estão 5 pontos à frente do 5º colocado e devem também dentro de mais algumas rodadas confirmar o acesso para a Série A. Os 5 pontos de diferença em relação ao 1º time fora do G 4, a essa altura é uma vantagem considerável e com essa gordura conseguida devem ser efetivamente o 2º e o 3º colocados ao final da B 2019. Claro, óbvio que nem o clube Goiano e nem o clube Pernambucano podem marcar bobeira mas estão com uma ótima vantagem em relação aos demais competidores.
Seguindo esse raciocínio e as previsões projetadas(são apenas previsões com base no que vem ocorrendo), 6 clubes brigarão pela 4ª vaga. Seriam elas América Mineiro, Paraná Clube, Coritiba, CRB, Botafogo(SP) e Ponte Preta. Dentro de mais 3 ou 4 rodadas, muito provavelmente 2 ou até 3 dessas equipes já não deverão estar ainda brigando pelo acesso. Esperamos que o Coritiba não esteja incluso entre essas 2 ou 3 equipes que em função dos resultados das próximas três ou quatro rodadas, ficarão fora da briga pelo acesso.
Se o Coritiba quiser permanecer na briga, terá obrigatoriamente que vencer Criciúma, Vila Nova, São Bento e Operário de Ponta Grossa para que o jogo a menos que o Coxa ainda realizará contra o Cuiabá fora de casa, possa tornar-se o ponto alto para o retorno do Coritiba à Série A.
Os espaços para erros tanto dentro como fora do campo já se esgotaram e daqui pra frente a "coisa começa a afunilar" e se o Coritiba quiser atingir o objetivo de figurar na "A" em 2020 terá que jogar com determinação, raça e inteligência.
Vamos ver o que vai dar...
Vamos ver o que irá acontecer...
A oscilação do Coritiba, com exceção daquelas 10 rodadas em que se manteve invicto, é enorme e quando se pensa que o negócio vai engrenar o Coritiba vai lá e decepciona. Vamos torcer para que o Coxa possa enfileirar vitórias nas próximas rodadas.
De 12 jogos que o Coritiba tem a fazer, possivelmente o Coxa terá que vencer 8 partidas.
O Coxa tem atualmente 40 pontos.
40 + 24 = 64 pontos.
Pode até que o 4º colocado se classifique com 61 pontos, dependendo do andar da carruagem e dos resultados das equipes que ainda lutam por vaga. Nesse caso seriam necessárias 7 vitórias alviverdes nas 12 partidas que restam.
Ainda dá, claro, mas o Coxa não pode mais oscilar como vem oscilando, e vencer os jogos que fará em casa e conseguir algumas vitórias distante do Couto Pereira, é e será o único caminho.
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)