COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

22/12, 21h58 | Elizeu | Elizeu

Começar já um Novo Planejamento

O Coritiba, apesar de alguns ainda realizarem cálculos e afirmarem que ainda dá, torna-se necessário e obrigatório, que, desde já, independentemente de quem comandará o Coritiba na próxima "Gestão", começar, e urgentemente, um Novo Planejamento!

Claro que matematicamente ainda dá, ainda é possível, mas com o futebol que o Coritiba jogou até aqui, neste Brasileirão, não tem como se imaginar que o Coxa pode se salvar de um "Novo Rebaixamento"!

E tem outra, o Coritiba não depende mais apenas de si, além de ter que vencer pelo menos 8 partidas das 12 que restam, vários outros clubes precisam tropeçar e seguidas vezes, muitas vezes, para que o Coxa possa permanecer na Série A!

Na minha opinião, pode até que os outros clubes que estão por ali, na briga pelo "não rebaixamento", venham a tropeçar, e até mesmo repetidas vezes, mas o difícil é e será o Coritiba vencer 8 partidas das 12 que ainda realizará!

Vamos ser bem realistas, o elenco Coxa Atual é fraco demais, aliás o que já havíamos alertado, antes mesmo do Brasileirão 2020 se iniciar! O elenco Coxa não é mais o mesmo do início do Brasileirão em transcurso, mas pasmem os senhores, o elenco alviverde, com as mudanças, com atletas sendo dispensados e outros terem chegado, ficou pior ainda!

O Botafogo por exemplo, é um elenco fraco e o Coritiba conseguiu perder para o time carioca depois de estar vencendo por 1 X 0.

Contra o Bragantino, que é um pouco melhor que o Botafogo, o goleiro do time de Bragança Paulista adentrou ao gramado todo de branco e num dia chuvoso na cidade sorriso, enfrentou o nosso Coxa no Couto Pereira e saiu com o uniforme branquinho. Esse fato ilustra a fragilidade total do nosso elenco atual. É triste ter que admitir isso, escrever isso, falar isso, constatar isso, mas nosso elenco é fraquíssimo, fraco demais, infelizmente, e não consigo ver nenhuma luz no fim do túnel.

Jamais escrevo aqui com a finalidade de agradar "A", "B" ou "C", escrevi sempre e escrevo sempre o que vejo e o que sinto e no caso, entendo que o Coritiba já está na Segunda Divisão Nacional, infelizmente, mais uma vez.

Como o Coritiba já está na Segunda Divisão Nacional, o alviverde paranaense deve ou deveria utilizar as partidas restantes no Brasileirão da Série A 2020 que vai ser concluído em 2021, para testar alguns jogadores da base, dar embocadura à eles e até uma certa experiência, para se saber quais deles possuem condições de envergar a jaqueta coxa branca mais à frente. Claro, não se pode ou não se poderá cobrar nada dessa garotada, caso se propiciem essa oportunidade aos meninos, em função do que vivemos no Coritiba atualmente, e já há alguns longos anos. Coloca a piazada pra jogar mas já deixa claro a eles que não existe a obrigação de ganhar a partida ou de que cada um venha a ser o "Pelé" de cada jogo. Deixa os piás do Couto bem à vontade e do jeito que está, claro, essa meninada não tem ou não terá responsabilidade nenhuma no que se refere à resultados em cada partida, daqui para frente.

O jeito é "Começar já um Novo Planejamento"!

Independentemente de quem vai comandar o Coritiba na próxima "GESTÃO", entendo que é preciso lançar mão da nossa Base!

E é e será obrigatório modificar a roupagem na base Coxa Branca!

Coloca sim um Professor de Educação Física, faz com que um Profissional da Tecnologia desenvolva trabalhos que são importantíssimos, sem dúvida nenhuma, mas contrata ex atletas que possuam capacidade e identidade com o Coritiba para integrar a Comissão Técnica de cada uma das categorias de base do Coxa, em cada um dos "Sub"! Se fizer isso duvido que a coisa não renda bons frutos para o Coritiba mais à frente! Claro que não poderá se esperar que esses bons frutos já comecem a pintar, a aparecer, daqui 3 ou 4 meses! Vai demandar um certo tempo! Não se faz Futebol com um estalar de dedos e no Futebol não existe Varinha Mágica!

Nossa Saída, Nosso Segredo, está na "Base", aliás como sempre esteve!

É só verificar os elencos do Coritiba que obtiveram sucesso, você vai encontrar nesses elencos vários atletas que vieram da "Base" com real potencial!

"Começar já um Novo Planejamento"!

Debate

  • "Caro Elizeu...você foi atleta, e dos bons, constatei isso pessoalmente no Couto e "fui" muito você nas minhas peladas lá no bairro, Vila Oficinas, hahaha. Assim, você deve saber bem o que está falando e respeito muito sua opinião. Na realidade também tenho um pouco desse espírito de rebaixamento por todo o cenário que você muito bem descreveu.
    Entretanto, também entendo que o profissional do clube, todos eles, precisam acreditar e tentar manter um mínimo de esperança nos atletas, funcionários e torcedores.
    O que estaríamos comentando aqui se algum membro desse novo G5, ou G6, viesse aqui e dissesse que o time já foi rebaixado e que já iniciariam um novo planejamento. É evidente que todos eles sabem da gravidade da situação mas precisam tentar...e é assim que eu gostaria de ver o nosso Verdão...tentando até o fim. Essa é a mensagem por trás da atitude desse novo grupo que assume. Talvez até eles realmente acreditem e vão até injetar um bom dinheiro a título de premiação pela permanência na série A...se isso resolve não sei mas é uma tentativa. Jogadores de futebol são como qualquer um de nós...alguns são motivados pelos desafios, outros amam a profissão acima de tudo e outros, infelizmente, amam o dinheiro e funcionam só assim...acredito que tem muito atleta bom ali no grupo...talvez não GRANDES jogadores mas bons atletas, boa família e dignidade. Mas a coisa não funcionou esse ano...estão desgastados emocionalmente, nada funciona, nada dá certo para eles. O novo grupo que assume, por si só, já é um "Novo Sol" que brilha, com o devido respeito, parafraseando o nosso hino. Premiações e incentivos morais também ajudam mas a realidade é muito dura para nós, reconheço,infelizmente. Porém, ninguém tem o direito de desistir...é o nosso clube que está em jogo e vamos lutar até o fim, mesmo enganando a nós mesmos!
    SAV"

    Gilberto Marecos | 31/12, 11h16

  • "Na série B a dificuldade é você convencer os bons treinadores e jogadores a serem contratados, já teve não do: Mano Meneses e Thiago Nunes, os caras querem treinar times da primeira divisão, jogadores então, não é diferente, sobra só os encostados em outros clubes, ou jogadores que estão no início da carreira."

    E. Zavadzki | 31/12, 10h34

  • "Elizeu, a base do Coritiba é igualmente fraca tanto em fundamentos como emocionalmente. Precisa recomeçar do zero.
    Sim pode trazer ex profissionais do clube. mas desde que sejam competentes. O princípio sempre deve ser a competência e não a ligação com o clube. Se puder aliar competência e ligação com clube tudo bem."

    Celso T. | 26/12, 22h55

  • "Novo planejamento já para a próxima temporada. E, claro, na segundona merecidamente. É preciso retornar já. Avante, Coxa!"

    João B. | 24/12, 17h30

  • "Perfeito!!! A base sempre será o maior patrimonio de qualquer clube. Uma base forte, bem preparada renderá bons atletas, comprometidos com o clube e querendo mostrar valor, e mais tarde, sendo vendidos, o clube terá o retorno do investimento multiplicado muitas vezes! SAV"

    F. | 23/12, 19h17

  • Ver todos os comentários (9)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.

O Autor

Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Classificação Brasileiro

Internacional 62
São Paulo 58
Atlético-MG 57
Flamengo 55
Palmeiras 52
Grêmio 51
Fluminense 50
Ceará 45
Corinthians 45
10º Santos 45
11º Bragantino 44
12º A.Paranaense 42
13º Atlético-GO 42
14º Vasco 36
15º Sport 35
16º Fortaleza 35
17º Bahia 32
18º Goiás 29
19º Coritiba 27
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet