Logo COXAnautas

Elizeu
ElizeuElizeu

Como o Coritiba deve se portar diante do Botafogo

O Botafogo venceu o Atlético Mineiro(um dos elencos apontados nesse início de campeonato brasileiro como concorrente ao título), empatou o clássico contra o Flamengo, passou de fase na Copa do Brasil, até com relativa facilidade e vem mostrando certa ascensão em relação aos últimos anos.

O Coritiba não terá vida fácil no Nilton Santos nesta quarta-feira e terá que tirar pelo menos 1 coelho da cartola.

O coelho na cartola simboliza uma mudança na performance, na produtividade no gramado. Em vários jogos o Coritiba não vem atuando bem e em algumas oportunidades apresentou um futebol de péssima qualidade, infelizmente.

Nem vamos entrar no mérito do campeonato paranaense e vamos analisar apenas o Coritiba nas primeiras 6 rodadas do Brasileirão.

Nas primeiras 4 rodadas o Coritiba além de não ter apresentado um bom futebol, perdeu as 4 partidas e não somou nenhum pontinho sequer.

Talvez contra o Bragantino podemos dizer que o Coritiba tenha jogado um futebol ruim, porque nas demais ocasiões o futebol apresentado foi péssimo, inclusive diante do Sport, mesmo com a vitória, a coisa foi sofrível em todos os aspectos.

Foi com muito sofrimento e com um futebol abaixo da crítica que o Coritiba venceu o time pernambucano, e graças a uma bobeira tremenda do goleirão do Sport no apagar das luzes. A bola estava mais para se encaminhar para o lado do campo, para a linha de fundo, do que representasse algum perigo eminente para o nosso oponente, mas eis que o goleirão Mailson chegou varrendo tudo(e ainda bem) e cometeu um pênalti escandaloso e que ninguém pode sequer contestar.

Não fosse o pênalti desnecessário cometido pelo Mailson, a essa altura o Coritiba estaria com 4 pontos na tábua de classificação e não os 6 somados até aqui.

Mas que o futebol apresentado pelo Coritiba até o momento no Brasileirão está abaixo da crítica, isso ninguém, nenhum de nós pode negar.

Aos trancos e barrancos conseguimos os 6 pontos e não estamos lá na rabeira da classificação e ocupamos a 14ª posição, o que, pelo que fizemos está de bom tamanho.

E na próxima rodada, nessa quarta feira, no Nilton Santos, o Coritiba vai pegar pela proa, o Botafogo e já podemos adiantar que a peleja não será nada fácil.

Como o Coritiba deve se portar diante do Botafogo?

Mesmo sem termos ainda um "padrão de jogo", mesmo sem termos um "super elenco", entendo que não dá para o Coritiba atuar nessa partida diante da equipe carioca, no estilo "retranca".

Claro, o Coritiba terá que tomar cuidados defensivos, e diria, muitos, mas jogar totalmente na retranca não dá, de jeito nenhum, de maneira alguma.

Se trouxer o Botafogo pra cima de nós, pior será. Com eles rondando a nossa área a todo instante, uma hora vai acabar dando no que eles querem, bola na nossa rede.

Tomar certos cuidados defensivos não quer dizer só se defender, apenas se defender!

O Coritiba terá que durante o transcorrer do confronto, dar alguns sustos no Botafogo, pois já sabemos que nós tomaremos sim alguns sustos nessa 7ª rodada quando a bola rolar.

Caso o Coritiba atue de uma maneira equilibrada, se defendendo, mas também buscando o ataque a coisa pode tornar-se um pouco menos penosa.

E aí entra aquilo que chamamos de coração de qualquer time, que seria o "meio de campo".

O "Meio de Campo" do Coritiba terá que se superar nessa partida, buscar segurar a bola com inteligência, porém não dá pra ficar jogando só de ladinho. Ora ou outra sim, toca para o companheiro ao lado, prende a bola, procura-se ficar com a posse de bola, mas em um lance ou outro, o Coritiba terá que buscar jogar na vertical e desta forma furar o bloqueio do Botafogo.

Caso o Coritiba consiga mostrar um jogo equilibrado, o que não ocorreu em nenhuma das 6 apresentações no Brasileiro até aqui, temos chance de pontuar e caso contrário, acho extremamente difícil o alviverde paranaense somar pontos nessa 7ª rodada.

E, desta forma chegou o momento do Coritiba tirar "1 coelho da cartola", ou seja, surpreender a todos, e jogar de modo equilibrado.

Patrick Vieira não irá jogar e em seu lugar deve entrar Jonathan, enquanto que Rodolfho ainda se submete a tratamentos para saber, algumas horas antes da partida, se terá condições de ir para o embate. Caso Rodolfho não possa atuar, me parece que Rodolfo Filemon será um de nossos zagueiros. E pelo que um passarinho me contou, Mateus Bueno volta ao time com a saída de Luiz Henrique.

Sendo assim, muito provavelmente teremos 3 mudanças na equipe em relação ao "11" que iniciou a partida diante do Sport.

Acredito que passaremos o Brasileirão 2020, sofrendo a cada rodada, mas se sofrer e o Coritiba buscar 1 pontinho aqui, outro ali, e outro lá, com algumas vitórias acontecendo no percurso, com o alviverde paranaense vindo a permanecer na Série A será um baita de um lucro.

O elenco do Coritiba é limitado, não tem como tirar leite de pedra, mas quem sabe armando times com postura no gramado, jogando um futebol um pouco melhor do que o Coxa vem apresentando, possamos acabar o Brasileirão ali por 14º, 15º.

Queria eu estar projetando um Coritiba com possibilidades de buscar uma 6ª, 7ª ou 8ª colocação, mas pela realidade que tivemos até aqui e por tudo que estamos vendo no Coritiba há anos e anos em sequência, fica difícil projetar algo mais contundente em termos de colocações melhores nesse Brasileirão, infelizmente!

"Como o Coritiba deve se portar diante do Botafogo"?

Sobre o autor

Elizeu
Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Sobre o blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.
Ver comentários (6)
Link copiado para a área de transferência