COXAnautas - Coritiba Eternamente

28/02, 03h26 | Elizeu | Elizeu

Coritiba ainda é um clube grande...

Entra ano e sai ano, e nada, o Coritiba conquista em termos exponenciais, nada aparece no cenário nacional que coloque ou "recoloque" o Coritiba Foot Ball Club como uma das forças do território brasileiro.

Vamos remando, remando, mas parece que a "nau, que o barco, já está desgovernado faz tempo"! Esta é a real sensação que temos e que se configura nas quatro linhas, os resultados são pífios!

Alguém sabe me dizer quando essa fase ruim, essa fase negra, peluda e doída, de longos anos, fase essa de "desconquistas", vai ter fim! Existe essa palavra, desconquistas? Entra ano e sai ano e nada do Coritiba voltar a ser protagonista. O Alviverde Paranaense, sequencialmente, vai implodindo e todos os edifícios do contorno e da composição do Verdão, do âmago do Verde e Branco do estado do Paraná, vai sumindo, vai desaparecendo, a cada segundo, a cada minuto, a cada dia, a cada semana, a cada mês, a cada ano e podemos dizer, a cada década. Para onde vamos? De onde viemos? O que queremos? O que buscamos? Essas são perguntas que os "antigos coxa-brancas se fazem diuturnamente"...

Qual é o nosso sentimento? Qual é a nossa Vontade? Qual é o nosso "tudo" e quando entenderemos que os torcedores fiéis e que não desistirão jamais de continuar na árdua trajetória de percorrer caminhos esburacados, escuros, etc...etc... é e são a razão maior da existência do Coritiba Foot Ball Club...talvez alguns entendam onde quero chegar...se fosse fácil mudar o Coritiba com um simples texto, com vírgulas, ou com exclamações...infelizmente não dá, não temos como e continuaremos com as interrogações...

O problema é que ano após ano o "coadjuvante Coritiba" , vai assumindo de vez a pecha de "Coadjuvante"! Pra sair dessa pecha, não será fácil, sabemos e bem, muito bem disso... mas todos nós coxa-brancas devemos tirar o manto sagrado dos nossos corpos, dos nossos corações e das nossas mentes, com embasamento, não com "achismos" e assim tentarmos juntos, formarmos um polígono digno de busca para um giro necessário e obrigatório nesse momento e que tem que ser de 180 graus.

O que fazer?

Como fazer?

Para que fazer?

São perguntas chaves para que o "G 5" atual do Verdão Paranaense comece a responder na prática, com algumas perguntas pra eles mesmos...o que estamos fazendo aqui...estamos ajudando o Coritiba que é uma Instituição Grandiosa, muito maior, bem maior do que todos nós juntos? Chega uma hora que não dá mais...até quando Samir Namur e seus correligionários vão continuar colocando venda nos olhos? São eles realmente coxa-brancas? Se são coxa-brancas de verdade, de coração e de alma, devem todos, todos eles do "G 5" colocar seus postos à disposição de pessoas, de "profissionais", de "leões do mundo da bola"...

Não dá mais, passou do limite, assistir nosso Coritiba desabando a passos largos no cenário nacional e até internacional, para os níveis mais baixos de todos os tempos.

Assim está, assim é, e "talvez" assim será o nosso Coritiba Atual e do passado mais recente(no mínimo 7 anos...)! Cadê a competência real dos comandantes do Coxa? O que vocês tentaram fazer pelo Coritiba infelizmente não deu certo! Agradecemos a dedicação de todo pessoal da Coritiba do Futuro, mas antes que o Futuro mais pesado chegue, antes que o futuro mais negro e vergonhoso do Coxa chegue, aconselho vocês, se vocês são mesmo coxa-brancas, a renunciarem em conjunto, tudo em prol de um Coritiba melhor, de um Coritiba que possa voltar a ser Vencedor...

Sabe aquelas "raposas do futebol", sabe aquelas "mazelas do futebol", sabe aqueles "bastidores da bola", sabe aquele ambiente de vestiário um pouco condensado, um pouco neblinoso, isso existe no futebol. Pra administrar isso é preciso "meio olho"! Quem não tem esse "meio olho" não vai administrar nunca um clube de futebol que almeja resultados mais ousados! Um Clube de Futebol não pode e não deve ser administrado só com o "PODC"...o futebol vai além do Planejamento, da Organização, da Direção e do Controle. No mundo da bola, do futebol, do dia a dia das reentrâncias da cavidade paradisíaca e da parafernália do melão, tem a melancia, tem a maçã e tem a banana com algumas pitadas de uva e quem não tem isso no corpo e na mente, jamais administrará a contento um Clube de Futebol Profissional. Hoje até um clube da suburbana de Curitiba é bem administrado se o cara, ou os caras, responsáveis pela Gestão dos mesmos, tem aquele pedigree próprio da linhagem da bola.

Você sentar numa cadeira e assistir um jogo como torcedor é uma coisa e você sentar atrás de uma mesa e ter que de vez em quando sair de trás dessa mesa e avistar horizontes outros na consecução das quatro linhas é outro! Se você é o Presidente, se você é um dos componentes do G 5 do Coritiba Atual repensem, vejam quanta "besteira" vocês já fizeram... não resolve apenas vocês gostarem do Coritiba, vocês amarem o Coritiba e vocês quererem o bem do Coritiba...o Futebol tem meandros, digamos algumas malandragens no bom sentido que precisam estar no corpo, na pele, na alma e no coração de modo efervescente do cidadão ou dos cidadãos que abraçam a causa de "salvar o Coritiba". O Coritiba não é um timinho de bairro, não é um time de secção intracorporal, o Coritiba não é um clubinho, o Coritiba é um clube que foi Grande e é Grande, mas para ser realmente administrado como um Clube Grande, precisa, necessita de alguns requisitos compostos de temperos diferentes! Isso não se aprende em bancos escolares! O dia a dia do futebol é que dá respaldo para que se coloque em prática o que chamamos de "CHÁ" no mundo da bola. E não é Chá de Camomila, de Hortelã, ou coisa parecida.

O "CHÁ" que me refiro é o seguinte:

"C" de Conhecimento...

"H" de Habilidade...

"Á" de Atitude...

Para se ter Conhecimento e Habilidade são necessários determinados requisitos e no futebol isso não se adquire em bancos escolares ou administrando cartórios, pizzarias, bancos, etc...o mundo da bola, o mundo do futebol, é diferente...e sempre respeitando o olhar do futebol, a visão do torcedor...para se tomar Atitudes necessário é que se tenha Conhecimento e que se possua determinadas Habilidades!

O Futebol mudou, se transfigurou, é verdade, mas algumas coisas tradicionais precisam ser preservadas. "Os Fundamentos do Futebol são essenciais para o sucesso quanto à resultados, a curto, a médio e a longo prazo nas quatro linhas"!

Para o bom entendedor, meia letra basta! Claro, o ditado antigo é diferente e apregoa que para o bom entendedor meia palavra basta, para o mundão do futebol atual, vamos e convenhamos, "meia letra basta"!

Atenção G 5 Atual do Coritiba capitaneados pelo Namur, sejam humildes pelo bem do Coritiba, sejam humildes e renunciem! Não vejo outro caminho! Vocês gostam do Coritiba, vocês amam o Coritiba e até agradecemos vocês por isso, mas o Coritiba não vive apenas de paixão pelas cores alviverdes. O buraco é mais embaixo. Ou vocês renunciam ou vocês ficarão doentes junto com o nosso "GRANDE CORITIBA", com o nosso "CORITIBA MAIOR", com o nosso "COXA MAIOR", com o nosso "CORITIBA DO FUTURO".

Olha, pelos longos anos que vivi no futebol, alguns anos de vitória, com conquistas inesquecíveis e memoráveis e também com derrotas, com perdas de títulos, digo a vocês, e peço a vocês, renunciem enquanto é tempo. O que vocês poderiam tentar fazer pelo Coritiba vocês já fizeram e todos somos gratos pela dedicação extrema que tiveram em buscar o melhor para o Coritiba, mas não deu, vocês viram, sentiram e viveram que o "caldo" é diferente. Atenção pessoal do "G 5" da Coritiba do Futuro, do Coritiba Atual, sejam humildes, entreguem os cargos!

O Coritiba ainda é Grande, mas a continuar assim por mais 2 ou 3 anos, deixará de ser Grande!

S A V

Debate

  • "Acho que podemos voltar a ser grandes. Mas do inicio da década de 90 para cá, infelizmente nos tornamos um clube mediano."

    Thiago C. | 01/03, 22h58

  • "Parabéns por escrever um texto sem citar o titulo brasileiro de 85.... Acho que é o primeiro, em anos."

    Guilherme b. | 28/02, 23h32

    • "Guilherme b. respeito vossa opinião, assim como respeito a opinião de todos aqui, sendo que esse espaço é democrático e permite a manifestação de todos, e que ótimo. Vou te fazer uma pergunta, como escrevi, com todo respeito: qual foi o título de expressão nacional que o Coritiba conquistou nos últimos 34 anos? (após o nosso ano glorioso, memorável e inesquecível de 1985)"

      Elizeu N. | 01/03, 09h44

  • "o ""barco alvi-verde está tomado por ratos...só que esses vão ficar até chupar todo o sangue..."

    Sandro S. | 28/02, 17h51

    • "Ratos e piratas que estão saqueando o patrimônio e o nome do Coritiba Football Club !!! e pra ser sincero as moedas de prata e ouro estão secando e quando isso ocorrer vão abandonar o navio e tentar saquear outro ...."

      Ézio Ricardo | 01/03, 08h57

  • Ver todos os comentários (10)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.

O Autor

Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Ponte Preta 15
Sport 15
Atlético-GO 14
Paraná 13
Figueirense 13
Coritiba 12
10º Oeste 11
11º CRB 10
12º Vila Nova 10
13º Brasil de Pelotas 9
14º Criciúma 9
15º Cuiabá 8
16º São Bento 7
17º Operário 7
18º América-MG 5
19º Guarani 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Hedy G. 80 pts.
Ido M. F. 78 pts.
Antonio Alvaredo Filho 76 pts.
Marcelo Carneiro 74 pts.
Leandro R. 73 pts.
Leonel S. 72 pts.
Dorvalino J. 72 pts.
Alysson Delalibera 70 pts.
Sanderson 70 pts.
Jose R. 70 pts.
Luis Henrique R. 70 pts.
12º Valdir T. 69 pts.
13º João L. 68 pts.
14º Vinicios A. 67 pts.
Aramis Vieira 67 pts.
Wellingtton Wellingtton 67 pts.
L. Comeli 67 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 66 pts.
19º Jobson Emanoel 65 pts.
20º Andre T. 65 pts.
Johney S. 65 pts.
22º Valdir 64 pts.
23º Juarez Mocelin 64 pts.
24º Johnny F. 63 pts.
25º Jose Carlos R. 63 pts.
26º Daniel G. 63 pts.
27º Ricardo Honorio 63 pts.
28º C. Nunes 62 pts.
29º andre a. 62 pts.
30º Ézio Ricardo 61 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Hedy G.
2º Ido M. F.
3º Antonio Alvaredo Filho
4º Marcelo Carneiro
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet