Tenho a minha visão, tenho o meu pensamento, tive uma boa vivência nos vestiários, em viagens(de ônibus e em aviões), nos mais diferentes treinamentos, nos jogos, cada um com um ambiente diferente do outro(nunca um jogo foi igual a outro), nas preleções, nos vários e vários cafés da manhã no beco do sossego, em hotéis do estado do Paraná, em hotéis do Rio de Janeiro, em hotéis do Rio Grande do Sul quando disputei campeonatos regionais e em vários outros hotéis quando disputei o Campeonato Brasileiro de Futebol de 1984 e de 1985. Cito essa caminhada para embasar o tema que vamos abordar. Participei de inúmeros elencos como atleta. Integrei elencos razoáveis, elencos bons e excelentes elencos e integrei um elenco que era de baixíssima qualidade.
Toda essa caminhada, toda essa vivência, todo esse dia a dia no futebol, no mundo da bola, deve ter me dado alguma base para observações, para explanações acerca do assunto e para conclusões.
Mesmo tendo essa...alguns nominam como "bagagem" no linguajar popular...sempre estou debatendo com alguém ou com alguns sobre o real poder deste ou daquele elenco, o potencial de cada atleta individualmente e o potencial real daqueles atletas integrados e que formam o elenco.
O Coritiba tem elenco para ao menos tentar subir?
Essa é a pergunta que venho me fazendo já, desde antes do início da Série B, no transcurso dela, antes da parada da Copa América e agora, volto a me perguntar, nesse reinício de Segundona Nacional: o Coritiba tem elenco para ao menos tentar subir?
O meu pensamento, a minha conclusão é a mesma de muitos! Cheguei à conclusão e muitos concluíram assim também, mesmo sem sequer termos chegado no meio da Série B. Não, o Coritiba não tem um elenco que possamos afirmar que ao menos pode tentar subir.
Temos bons goleiros e temos bons atacantes. (Por falar em atacante por onde anda aquele rapaz que fez gol em sua estréia no profissional e ainda deu uma assistência no atleTIBA? Onde foi parar o Igor Jesus que no jogo seguinte, logo após o atleTIBA contra o Londrina também teve uma boa performance...se é em um Santos, por exemplo, esse menino Igor Jesus de apenas 17 anos teria continuidade e iria jogar várias vezes seguidamente para pegar "Ritmo de Jogo" e aí sim mostraria o seu verdadeiro potencial, que certamente seria ou é bem maior do que apresentou em apenas 2 jogos) É, temos bons goleiros e bons atacantes! Mas, temos laterais de bom padrão? Dos zagueiros que temos o único mediano ao meu ver chama-se Sabino e notem que eu escrevi "mediano". E os nossos volantes? Quais dos volantes que temos podemos dizer: esse marca muito bem e sabe sair jogando, sabe dar um passe ou coisas assim? E os nossos meias? Nossos meias conseguem criar muitas jogadas para que nossos atacantes finalizem?
É, minha gente a coisa está realmente feia, está negra!
Assisti o jogo entre Vila Nova X América Mineiro. Notei que ambas as equipes, com todo respeito aos goianos e mineiros, são fraquíssimas. O Vila Nova é o próximo adversário do Coritiba no Couto Pereira. Terá o nosso Coritiba força suficiente para vencer bem o Vila Nova? Pergunto vencer bem porque vencer o Vila Nova da forma que ele vem jogando é "obrigação"! O Coritiba deve vencer o Vila Nova, mas vencerá com tranquilidade, sem passar sustos, como foi contra o São Bento? Aliás o nosso 1º gol contra o São Bento, podemos dizer que teve uma ajudinha do além e pintou uma boa dose de sorte. E agora contra o Vila Nova não teremos Rafinha que mesmo já podendo ser considerado veterano ainda consegue dar seus pulos no gramado. O 2º gol diante do São Bento foi dele, foi de Rafinha. Eu vinha perguntando se o Coritiba venceria bem o Vila Nova? Mas acho que vou substituir a pergunta. Será que o Coritiba vence o fraco Vila Nova?
É senhores, pelo jeito o ano de 2019 será a mesma ladainha do ano de 2018 e o Coritiba permanecerá na Série B, infelizmente. Tento ser otimista e nunca fui pessimista, mas tem hora que precisamos ser "realistas"!
Cheguei à conclusão que o "Coritiba não tem elenco para ao menos tentar subir"!
"O Coritiba tem elenco para ao menos tentar subir"?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)