COXAnautas - Coritiba Eternamente

21/02, 10h17 | Elizeu | Elizeu

Desolação tristeza revolta da Nação Coxa

Nos últimos anos, após aquelas 2 perdas de oportunidades de conquistar algum título de expressão nacional via Copa do Brasil com derrotas para Palmeiras e Vasco nas finais, o Coritiba ano após ano capengou nos Brasileiros e vinha escapando da degola por sorte, por milagre e terminava, na maioria das vezes na 14ª, 15ª ou 16ª colocação, até que nova queda para a Segundona Nacional aconteceu em 2017. Em pouco mais de 1 década o Coritiba caiu para a Série B em 3 ocasiões. Muita coisa para um clube que um dia, em um tempo longínquo, tornou-se Campeão Brasileiro de Futebol. Em 2018 o Coritiba recebendo verba maior que os demais competidores da Série B tinha tudo, a "faca e o queijo na mão" para retornar até com relativa facilidade à Série A novamente. Além de não conseguir o acesso, o Coritiba terminou a "B" em uma pífia e vergonhosa 10ª colocação.

Esse ano, com Vitória, Sport e América(MG) na parada o retorno para a Série A será bem mais difícil, mais complicado do que a busca pela volta para a Elite do Futebol Brasileiro em 2018. Não que esses clubes sejam imbatíveis ou que sejam super times, que possuam super elencos, porém eles receberão, tal e qual aconteceu com o Coritiba no ano passado, verbas mais polpudas que os demais competidores e essas 3 agremiações que citei tem uma certa tradição no futebol brasileiro. Claro que a tradição do Coritiba nacionalmente falando é muito maior do que a tradição, a história de Vitória, Sport e América(MG), mas o Coxa hoje infelizmente passa por maus bocados e vem sendo difícil o alviverde paranaense montar elencos com a mínima qualidade para se "apostar" em algo "maior" agora e até no "futuro" próximo.

Muitos torcedores já não vão mais ao Couto Pereira, vários torcedores cancelaram o vínculo de sócios com o Coritiba e isso é reflexo do sofrimento de todos quanto às apresentações do Verdão no gramado nos últimos anos, longos anos por sinal.

Um sentimento enorme de tristeza, de desolação e de revolta vem tomando conta da Nação Coxa-Branca já há algum tempo.

Após a queda do Coritiba pela terceira vez em pouco mais de 1 década, em 2017, o Grupo denominado "Coritiba do Futuro" liderado por Samir Namur foi eleito e a expectativa de que o Coritiba voltasse a ter uma melhor aparição em termos nacionais era grande e a Coritiba do Futuro posicionou-se de forma que o alviverde paranaense iria ressurgir das cinzas, que tudo seria colocado em prática com um planejamento de longo prazo. Esse longo prazo, em se tratando de futebol e que depende de resultados nas quatro linhas já expirou e o que se viu e o que se vê no campo é um time que não traz muita animação quanto ao fato de realização de algo bom em campeonatos nacionais, é um elenco sem muitas opções para mudanças contundentes no quadro que está instalado no Coritiba há anos.

O último e mais recente "vexame" foi a eliminação do Coritiba no 1º e único jogo que realizou na Copa do Brasil 2019. O Coxa conseguiu perder para o último colocado do Campeonato Mineiro, o "URT". Esse fato além de demonstrar que estamos, mais uma vez, fracos para buscar ficar no mínimo entre os 4 primeiros na Série B 2019, mostra o quanto o nível do nosso Campeonato Paranaense está baixo. O Coritiba mesmo eliminado pelo "lanterna" da competição mineira é finalista do 1º turno do Campeonato Paranaense. Não podemos nos enganar com a conquista da 1ª parte do nosso regional, fato aliás que tem que acontecer. Se não passar pelo Toledo em pleno Couto Pereira aí a labareda vai se apagar de vez(lembro que o Coritiba há uns 3 ou 4 anos atrás, perdeu para o Operário de Ponta Grossa lá por 3 X 0 e levou um baile do Fantasma em pleno Couto Pereira perdendo por 2 X 0 em casa e o placar só não foi mais elástico porque o time princesino perdeu inúmeras oportunidades de balançar nossas redes em mais ocasiões - no placar agregado Operário de Ponta Grossa 5 X 0 Coritiba e com todos os méritos o elenco pontagrossense abocanhou o título - sem falar quando o Paranavaí do Goleiro Vanderlei, na época, juntamente com seus companheiros sapecou o nosso Coritiba em uma final em outro dos nossos pífios regionais).

O torcedor coxa não aguenta mais tanta humilhação, é "vexame em cima de vexame" principalmente nacionalmente! O torcedor coxa não suporta mais ver o Coritiba sendo motivo de piada! Infelizmente o Coritiba tornou-se uma "piada"!

O Planejamento de Longo Prazo prometido por Samir Namur e seus Assessores já caiu por terra faz tempo. Existe um planejamento quando em pouco mais de 1 ano, um clube é dirigido por 5 técnicos, por cinco Comissões Técnicas diferentes em um curto espaço de tempo?

Entra técnico, sai técnico, entra Gerente de Futebol, sai Gerente de Futebol, entra Diretor de Futebol, sai Diretor de Futebol. Monta 4, 5 elencos diferentes antes e durante disputas dos regionais e principalmente da Série B. Que Planejamento de Longo Prazo é esse? Alguém pode me explicar onde estão as reais técnicas, o verdadeiro profissionalismo em uma situação que vem se repetindo e se arrastando desde que a "Coritiba do Futuro" assumiu o clube? A Coxa Maior arruinou o Coritiba e a Coritiba do Futuro está acabando de dessossar o Nosso Coritiba. O Coritiba não é de "A", de "B" ou de "Z". O Coritiba "ainda não é" um time de dono ou clube com "proprietários"! Que Coxa Maior é essa ou é esse? Que Coritiba do Futuro é esse?

"Desolação, tristeza, revolta e indignação da Nação Coxa-Branca"!

Foi só o que aconteceu e é só o que estamos passando e vivendo e vejo todos os dias isso na nossa Curitiba e em algumas cidades do interior quando por lá estou de vez em quando. Converso com muitos torcedores alviverdes todos os dias e percebo os olhos tristes e a fala embargada de todos que com muita tristeza comentam "n" coisas e "n" fatos que são inquestionáveis quanto à falta de preparo daqueles que comandaram o Coritiba nos últimos anos e principalmente desses que aí estão, comandando o nosso hoje "pobre alviverde". Todos, de forma unânime demonstram uma indignação e uma "vergonha" muito grande e estão desolados.

Desculpem o desabafo, estou desolado, triste, revoltado e indignado com o Coritiba Foot Ball Club que tivemos e estamos tendo nesses longos últimos anos! Ou melhor, não com a Instituição Coritiba, mas sim com quem vem comandando o nosso clube que um dia tivemos a oportunidade de colocar no degrau maior no cenário nacional!

Debate

  • "Estamos receosos com Vitória, Sport e América MG. Olha em que ponto chegamos."

    Thiago C. | 24/02, 00h20 | Móvel

    • "Thiago C. O Sport também já foi Campeão Brasileiro(até vou citar que Ribamar que começou no Pinheiros e Zico que iniciou no Colorado eram os meias do time pernambucano quando o Sport se sagrou Campeão Brasileiro). O América(MG) é um clube que sempre faz boa campanha na Série B mas depois que sobe não aguenta o repuxo na Série A e cai de novo. O Vitória é um clube com boa estrutura. Mas, concordo, a que nível chegamos...(SAV)"

      Elizeu N. | 24/02, 10h31

  • "Elizeu , o tal paranaense deviamos estar dando cancha pro sub 18 isso sim , esse campeonato já nao vale nada a uns bons tempos . Mais boa parte da torcida pensa pequeno em tudo , precisamos revoluçao total no clube e isso vai estádio novo e confortavel , brigar por titulos internacionais , jogar libertadores frequentemente , etc"

    Guilherme C. | 22/02, 22h09

  • "Espero que "essa fase" passe. Pois não tem como negar, nosso Coxa numa situação surreal na última década e os poodhles numa sorte que só faltam achar ganhar o estádio e a ação na justiça, fazendo o povo paranaense pagar a conta dos caras. Tá complicado.
    Mas eu não desisto, juntos somos mais fortes!"

    J. Fernando | 22/02, 20h28 | Móvel

    • "Mais o estadio dos poodles nao vai dar em nada é quase certeza e se duvidar a prefeitura que vai pagar tudo ainda. Sou muito a favor de nós fazermos o que eles fazem , pega o exemplo de algo que da certo isso sim."

      Guilherme C. | 22/02, 22h10

    • "Me candidatei pra Vereador na última eleição, fui em todos os jogos do Coritiba, 5 horas antes dos jogos do Coxa, falei com torcedor por torcedor que eu seria o representante coxa na Câmara Municipal de Curitiba que iria buscar algo melhor para o Coritiba através de alguns Projetos que desenvolveria e que colocaria em prática. Tive apenas 650 votos e não me elegi. Os atleticanos votam no Paulo Rink e ele está lá há anos mexendo os pauzinhos em favor do Athlético e nós não temos ninguém. Complicado!"

      Elizeu N. | 23/02, 20h32

  • Ver todos os comentários (13)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

O Autor

Classificação Paranaense 2019

Grupo 2

Coritiba 7
Rio Branco 7
Paraná 6
Cascavel 6
Cianorte 6
FC Cascavel 3

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Antonio Alvaredo Filho 41 pts.
Edil Macedo dos Santos 37 pts.
Gilmar Francisco das Chagas 35 pts.
O. Yossafat 34 pts.
Marcos J. Kuff 34 pts.
Persio F. 30 pts.
Vitor Guedes 29 pts.
Elizabeth G. 29 pts.
Luiza O. 28 pts.
10º Rodolffo F. 28 pts.
11º José A. Lima 28 pts.
12º Jackson M. Jeranoski 27 pts.
13º Leandro R. 26 pts.
J. Mario 26 pts.
15º Beatriz G. 25 pts.
William Richard R. 25 pts.
17º Marcelo Carneiro 24 pts.
Sanderson 24 pts.
19º Ademir Carlos p. 24 pts.
Tiago L. 24 pts.
21º Claudio S. 24 pts.
22º Jose R. 23 pts.
23º Agostinho N. 23 pts.
24º LEONARDO LEONARDO 22 pts.
E. DE S. L. 22 pts.
26º Jorge Luiz Lopes 22 pts.
27º Antonio Picoli 22 pts.
28º Ido Martini N. 21 pts.
29º Luiz Rodriguez 21 pts.
Mauro S. 21 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Sócio melhor colocado hoje:
1º J. Mario
(o melhor sócio ganhará uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet