COXAnautas - Coritiba Eternamente

28/01, 16h02 | Elizeu | Elizeu

E o Coritiba?

E o Coritiba?

Aquele Coritiba Campeão do Torneio do Povo, Hexacampeão Paranaense da década de 70, aquele Coritiba Campeão Brasileiro de Futebol do meio da década de 80(1985), não existe mais. Ficou no passado, ficou na história, entrou para a história e claro, essas conquistas permanecem até hoje, mas o futebol não vive apenas de passado. Claro que é bom relembrar lances, os mais variados, das conquistas expressivas do Coritiba, principalmente as conquistas nacionais, mas isso são recordações e muito boas, ótimas por sinal, mas a cada ano, novas competições são disputadas e infelizmente nos últimos longos anos, o Coritiba não conseguiu nenhuma conquista de vulto.

E o Coritiba?

No ano passado que estava muito fácil o Coritiba retornar para a Série A do Brasileirão, isso não aconteceu. Em 2018 o Coritiba foi um fiasco, maior até que os fiascos do Coritiba entre 2013 e 2017.

Sinto que o Coritiba não é mais um clube respeitado por suas conquistas nos mais diferentes pontos do país, e até mesmo em nosso Estado, e aquele brilho nos olhos do torcedor que em muitas ocasiões, vi, e aquela admiração que senti inúmeras vezes ao encontrar coxa-brancas nos mais deferentes pontos, está, ano após ano, infelizmente esfriando. Claro que as grandes conquistas como aquelas do Torneio do Povo em 1973 e principalmente, a do maior título brasileiro abocanhado pelo Coritiba, jamais serão esquecidas, mas já lá se vão 33 anos e alguns meses e fatalmente completará 34, 35 anos rapidamente, e o Coritiba de agora, temos que concordar, já é motivo até de piada. O Coritiba não ganha nada, não conquista nada e o horizonte do Coxa, infelizmente não é dos melhores.

Agora vem mais uma dívida trabalhista. Rildo vai abocanhar do Coritiba algo próximo de R$ 600.000,00. É só notícia ruim, é só acontecimento péssimo, um em cima do outro, em relação ao horizonte do Coxa.

O que esperar do Coritiba para os próximos anos?

Será que ainda existe alguma esperança do Coritiba retornar a ser "Vencedor"?

O Campeonato Paranaense está em andamento. O Coxa começou sapecando 4 X 0 em cima do Foz e a turma se animou, porém bastaram 2 jogos em casa, Maringá(1 X 1) e Toledo(0 X 0) para que aquele ânimo inicial voltasse a se transformar apenas em preocupações.

Tudo bem, a coisa está só no começo, o time está sendo remodelado, o elenco ainda está em processo de montagem e claro que os jogadores que estão atuando agora, uma boa parte deles, não serão titulares na Série B 2019, porém estarão integrando o elenco na Segundona Nacional.

Só com "11" o Coritiba não subirá! Será preciso um elenco forte! E já sabemos de antemão que a Série B 2019 terá um nível bem melhor que a Série B 2018 apresentou. Com América(MG), Sport e Vitória na parada o caldo engrossa bem mais do que as guloseimas da Série B do ano passado.

Como disse, como frisei, em matérias anteriores, temos que ter paciência. Um time adquirir padrão de jogo, com novos jogadores, alguns que acabaram de chegar e outros que ainda estão em compasso de negociação com o Coritiba, e que certamente ainda virão, não acontece assim, da noite para o dia, mas...

E o Coritiba?

O Coritiba vem colecionando insucessos em cima de insucessos e pedir para o torcedor ter mais paciência ainda do que já teve nos últimos longos anos, chega a ser até desleal ou soa até como uma brincadeira.

O Coritiba precisa se espertar e a guinada de 180 graus tão esperada e tão desejada por todos nós alviverdes, não pode demorar muito. Se essa guinada não ocorrer logo, a paciência, os últimos fios de paciência, não existirão mais e aí...

"Acorda Coritiba"! "Acorda logo Coritiba"!

É começo ainda, estamos aguardando a coisa pelo menos começar a encaixar dentro de mais uns 3 ou 4 jogos, mas se isso não acontecer, Argel e seus comandados terão sobre seus ombros uma cobrança ainda maior e aí ficará difícil, muito difícil, essa turma trabalhar com tranquilidade.

O Coritiba não é um brinquedinho! O Coritiba Foot Ball Club e seus torcedores sempre foram acostumados à conquistas expressivas e de uns tempos para cá, longos anos por sinal, essas conquistas não aconteceram e entra ano e sai ano e a sensação que se tem é que a coisa não muda e se tem nítida impressão de que não vai mudar. Triste isso, mas é real!

E o Coritiba?

Debate

  • "Tic Tac, Tic Tac, Tic Tac"

    andre a. | 30/01, 16h12 | Móvel

  • "Torneio do Povo????Pelo amor de Deus....Fui me informar sobre esse torneio, e soube que Saudoso Vinícius Coelho morava no RJ e tinha influência nos bastidores e implorou para colocarem o Coxa nesse torneio particular organizado pelo flamengo e disputado só por seis times, não tem nem o reconhecimento da CBF...."

    Antonio A. | 30/01, 11h53

  • "O CORITIBA precisa de um presidente que vá atrás de investidores, que faça um planejamento de retorno a eles e faça assim como o PALMEIRAS fez com a certo da cujo a investida de dinheiro gera em torno de conquista de títulos. Associem a investida como um (emprestimo) para montar elencos competitivos em campeonatos que valem a pena por exemplo a COPA do Brasil vai pagar somando -se todas as fases nada menos 63 milhões para o clube que for campeão, é tão difícil assim fazer um planejamento para isso ? Precisamos de alguém visionário, um presidente de negócios e que tenha ao seu lado entendedores de futebol para montagem de elenco. O CORITIBA parece o governo PT acredito que nossos médicos na verdade são instrutores de auto escola ou sei lá porque nada funciona neste time."

    G. Ribeiro Santos | 30/01, 08h32 | Móvel

  • "Me desculpem, mas torneio do povo e fita azul são coisas que só nós valorizamos por não ganhar nada nacionalmente.
    Se não subirmos este ano sem nenhum grande e com 4 paranaenses, ai temos q repensar em tudo."

    Luiz O. | 28/01, 22h17 | Móvel

  • "O Coritiba vencedor não existe mais. No meu caso, a exemplo do articulista (que também vivenciou como atleta), tive o privilégio de acompanhar e comemorar suas inúmeras conquistas. O triste é que as novas gerações estão se acostumando com os reiterados fracassos. Talvez algum dia o espírito do saudoso Presidente Evangelino da Costa Neves inspire alguém a reerguer o Clube, caso contrário continuará no caminho da decadência e da insignificância no contexto do futebol brasileiro."

    Tadeu A. | 28/01, 19h34

  • Ver todos os comentários (9)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2019

Coritiba 0
Vitória 0
América-MG 0
Sport 0
Londrina 0
Paraná 0
Criciúma 0
Figueirense 0
Botafogo-SP 0
10º Guarani 0
11º Ponte Preta 0
12º Vila Nova 0
13º CRB 0
14º Operário 0
15º Bragantino 0
16º Atlético-GO 0
17º Oeste 0
18º Brasil de Pelotas 0
19º São Bento 0
20º Cuiabá 0

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Antonio Alvaredo Filho 49 pts.
Edil Macedo dos Santos 45 pts.
O. Yossafat 44 pts.
Gilmar Francisco das Chagas 44 pts.
Marcos J. Kuff 42 pts.
J. Mario 40 pts.
José A. Lima 39 pts.
Vitor Guedes 38 pts.
Sanderson 37 pts.
10º Persio F. 37 pts.
Elizabeth G. 37 pts.
12º Luiza O. 35 pts.
13º Marcelo Carneiro 34 pts.
14º G. Santos 34 pts.
15º Jose Carlos R. 33 pts.
16º Beatriz G. 32 pts.
Jorge Luiz Lopes 32 pts.
18º Claudio S. 32 pts.
19º LEONARDO LEONARDO 31 pts.
Mauro S. 31 pts.
Rodolffo F. 31 pts.
22º Leandro R. 31 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 31 pts.
24º Ademir Carlos p. 30 pts.
25º Agostinho N. 30 pts.
26º Victor D. Gonçalves 29 pts.
27º Walter Carvalho 29 pts.
Tiago L. 29 pts.
Jackson M. Jeranoski 29 pts.
William Richard R. 29 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Sócio melhor colocado hoje:
1º J. Mario
(o melhor sócio ganhará uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet