COXAnautas - Coritiba Eternamente

11/09, 13h26 | Elizeu | Elizeu

Economia mais do que burra

A preocupação excessiva em buscar sanear as questões financeiras do Coritiba, ou pelo menos minimizar o buraco negro financeiro em que o Coritiba se meteu, trouxe prejuízos imensos ao principal de tudo: o "futebol" do Coxa!

A Gestão Atual realizada pelos membros eleitos no final de 2017 assumiu o Coritiba já sabendo que as questões financeiras do alviverde não eram nada boas.

Aí, buscou-se primeiro economizar e lançou-se mão da utilização "obrigatória" dos meninos da base coxa-branca. E esses meninos, alguns até com alguma condição de evoluir no futebol, foram jogados aos leões.

Sabe-se desde que Charles Muller trouxe para o Brasil o esporte chamado futebol, que para lançar garotos vindos da base no elenco profissional é preciso cuidado, é necessário se ter critérios e respeitá-los. O primeiro e principal desses critérios é não lançar garotos querendo que eles resolvam todos os problemas nas quatro linhas. Jamais isso pode acontecer. Tem que dar tempo aos garotos para se ambientarem, se adaptarem a uma nova realidade. Não é assim, colocar os meninos no campo e os mesmos indo fazendo gols do fantástico, executando os melhores lançamentos, fazendo tabelinhas sensacionais, esperando que eles se posicionem corretamente no gramado a todo instante e não tomem gols de jeito nenhum.

No começo do ano uma verdadeira legião de meninos foram jogados aos lobos. Os garotos estreavam a cada rodada de leva. Não era 1, 2 ou 3 por jogo, mas foi coisa de 6, 7, 8 ou 9 meninos indo para o campo de jogo no mesmo momento. Isso não funciona, como não funcionou.

Aí o tempo passou, o Coritiba não conseguiu os resultados positivos nas quatro linhas e o primeiro crucificado foi Sandro Forner. Sem contar que os bondes vindos sei lá de onde, alguns contundidos cronicamente, outros há meses e até há anos sem jogar, e um ou outro ainda, sendo atacante, há temporadas e temporadas seguidas sem balançar as redes. Claro que esses caras não iriam resolver, isso era nítido e nós só estamos constatando os fatos que prevíamos e o tempo passando...

Aí resolveram demitir Sandro Forner e trouxeram Eduardo Baptista. Além da grana já gasta com vários e vários bondes, mais um tambor de dinheiro foi gasto com a vinda do novo técnico. E a coisa continuou a não funcionar.

Novos bondes foram desembarcando no Coritiba, com qualidade duvidosa e nada ficou resolvido.

E agora querem que o Tcheco resolva todos os problemas do Coritiba. Como um técnico, seja ele Sandro Forner, Eduardo Baptista, Tcheco, Telê Santana, Oswaldo Brandão, Ênio Andrade, vai conseguir extrair leite de pedra? Sem material humano, de pelo menos razoável qualidade, técnico nenhum faz milagre!

Praticamente 2(dois) times foram contratados pela Gestão Atual nesse 2018 e quem desses atletas, podemos afirmar categoricamente: "esse vingou", esse deu o retorno nas quatro linhas, custou caro, mas está resolvendo.

Hoje temos Wilson, Guilherme Parede que faz alguns gols e quem mais? Na última partida o menino Thalysson Kelven é que balançou as redes do Vila Nova. Cadê os atacantes contratados? E não foram poucos?

Quanto de grana o Coritiba gastou com a contratação de 19, 20 jogadores? Não foi pouca grana não. Tem jogador que é um dos mais caros do elenco atual, e meses e meses estando por aqui, atuou apenas uma ou no máximo duas vezes. Ele entra e se machuca. Tenta treinar e se contunde e volta para o DM. E quando tenta jogar, também se contunde...será que fizeram um exame médico minucioso neste atleta para constatar que ele realmente tinha condições de praticar futebol? O Fluminense, por exemplo, depois de tudo certo, desfez a negociação com o Coritiba e Kleber retornou para o alviverde. O Coritiba realiza exames, assim como o Fluminense realizou no Kleber? Não estou afirmando que o Coritiba não realiza, estou apenas fazendo uma simples pergunta?

E a Série B foi acontecendo! Hoje infelizmente não temos nem "meio time" pra mandar a campo. É Vinicius Kiss sendo improvisado na lateral direita é Chiquinho e outros atuando também de modo improvisado pela lateral esquerda. Aqueles ditos laterais atuam e não rendem, muito pelo contrário, fazem pênaltis desnecessários, falham bisonhamente e por aí vai... É atacante jogando e voltando para o banco e nem no banco ficando, às vezes, tamanha é a falta de qualidade. É atacante estreando. E nada muda. É atacante que está há anos sem fazer gols, jogando seguidamente no Coritiba e continuando a não balançar as redes adversárias. Meias buscando criar jogadas, porém isso não acontece! Volantes deixando buracos na marcação... lembrei de um lance só para ilustrar. O Coritiba vencia o Figueirense no Couto Pereira por 1 X 0 e já com alguns bons minutos jogados no 2º tempo. Eis que um jogador deles recebe a bola na entrada da área grande, domina, levanta a cabeça, dá mais uma arrumadinha na bola, para somente depois mandar um balaço no canto baixo do Wilson e empatar a partida. Como esse jogador do Figueirense teve tanto tempo para executar o chute de maneira tranquilíssima? Onde estavam os volantes? E por aí vai...

O Coritiba pelo que me consta é um clube de futebol! O Coritiba não é uma Instituição Financeira, um banco, ou coisa parecida. O produto do Coritiba é o que conhecemos por "futebol"!

Não seria melhor em vez de trazer 19, 20 atletas "meia boca", ter trazido uns "6" ou "7" atletas de melhor qualidade e aí sim colocar para jogar esses ao lado de Wilson e ir mesclando com "alguns" garotos?

Para se ter uma ideia, agora que a vaca já foi praticamente pro brejo tem jogador recém contratado que ainda vai estrear...será que agora vai adiantar esse atleta jogar? Ele é craque, ele é gênio? Vai mudar tanto o Coritiba que temos visto jogar(aliás em todo esse 2018) e que tanto temos sofrido, vendo a qualidade pífia do nosso time, constatado que o nosso Elenco Atual é fraquíssimo, diante da produtividade péssima demonstrada até aqui em campo, com falhas bisonhas ocorrendo nos diversos jogos, vendo atletas errarem jogadas infantis, e alguns também, além disso tudo, não conseguindo executar um passe de 2 metros de modo correto. Esse Escobar que está vindo, ou melhor, que já veio e que já está aí, vai resolver todos os nossos problemas?

Quanto o Coritiba gastou com todas essas contratações feitas? Se tivesse gastado até mais do que gastou e os jogadores que tivessem vindo fossem de boa qualidade ninguém estaria reclamando. O Coritiba poderia até estar um pouco mais endividado do que já está, mas estaria com um 2019 já sendo projetado dentro de uma realidade melhor, com amplas possibilidades de retornar à Série A e de garantir excelente entrada de variadas verbas. Agora, com o time, com o "Clube" se mantendo na Série B, acontecerá uma queda vertiginosa de verbas. Alguns estão projetando que o Coritiba deixará de receber no próximo ano, somando tudo, cerca de 100 milhões de reais.

Se com praticamente a mesma verba recebida no ano passado, sendo clube de Série A, agora na Série B nesse 2018 estamos presenciando um Show de Horrores a cada partida, como será nosso 2019?

Existe(m) algum(ns) clube(s) no Brasil que não possua(m) dívidas? Será que existe?

Como frisei, o Coritiba é um "Clube de Futebol" e não uma "Instituição Financeira"!

Para fazer a Gestão de um Clube de Futebol é preciso ser marrento, não arrogante, é necessário ter pulso, não "impulso", é obrigatório conhecer alguma coisa de futebol!

Isso tudo que vem acontecendo no Coritiba e com o Coritiba, podemos denominar de, "Economia mais do que burra"!

Debate

  • "O que a torcida falou desde o início, o óbvio e ululante, estão comentando agora que Inês é morta. Porque não deram apoio à torcida antes? Poderia ser mais útil."

    L. I. | 13/09, 22h23

  • "Não dá pra esperar mais nada dessa Diretoria. Se o Coritiba conseguir se manter na Série B será lucro. Acho que é importante os tais "conselheiros" do Clube se reunirem no final do ano e decidirem alguma coisa. Ou mantém o Clube nas mãos desse jumento psolista do Samir, e aguardamos nossa queda pra Série C, ou destituem o cara e apresentam um profissional experiente para assumir o Coritiba e nos tirar do buraco. Tudo depende de que se quem manda no Clube deseja transformá-lo numa potência ou apenas afundá-lo para ganhar uma graninha com a venda do terreno do Couto."

    Emerson Faria | 13/09, 10h56

  • "Economia de 2 milhões em 2018 e prejuízo de 100 milhões em 2019...
    A solução foi cortar no FUTEBOL ao invés de outros gastos.

    Como disse Time FORTE atrai mais sócios e torcedores e o resultado é maior FATURAMENTO.
    Sem time ficamos sem rendas, sem novos torcedores, sem Série A, sem sócios...
    Foi um PÉSSIMO planejamento desta diretoria."

    Edson L. | 13/09, 09h58

  • "Analisemos o Alecsandro,foi sacado do plantel pelo técnico anterior e retornou ao elenco atual,tem ficado no banco de reservas,sentadinho,vendo o jogo e poelo que pudemos observar não tem falado e nem pedido pra entrar em campo pra tentar dar consistência a esse ataque deficiente do Coxa !!!na última partida,deve ter jogado uns 25 minutos mas na transmissão do Premiere (que por sinal eu deixo no mofo off) e ligo o rádio eu não me lembro de ouvir o narrador pronunciar que ele tenha participado de alguma jogada,se estiver enganado alguém pode se pronunciar....bem,qual o dinheiro que entra na sua conta todo dia 1? deve ser o atleta com o maior salário,se não for um dos 3 maiores,o seu custo benefício é zero.
    O Lela careta vendo o filho jogar deve se contorcer no sofá vendo um caneludo desses e ficar lembrando do seu passado no Coxa,onde balançou muito a rede e a torcida vibrando e gritando seu nome nas arquibancadas.
    E um meia armador para colocar a bola no chão e municiar o ataque e não depender desses volantes que chutam a bola pro alto quando fazem isso,ou observam o adversário ficar cara a cara com o Wilson que não pode ficar mágica sempre...Bem,próxima temporada,continuamos na Segundona,com o estado com o maior número de times nessa divisão,creio que na história do futebol Brasileiro,por enquanto 4,mas o time da Pres.Vargas vai se agregar a esse número,ou seja,5 times.
    Tá feia a coisa."

    Ézio Ricardo | 12/09, 08h24

  • "Tcheco disse que estava ali pra ajudar, e quando percebesse que não iria conseguir, que seria melhor contratar um novo treinador, ou o Tcheco é um mentiroso, ou nós que entendemos errado. É impossível vc ver os caras não renderem e continuar com os mesmos. Aí tem coisa Tcheco, manter Pablo e Bruno Moraes no time, sabendo que temos caras melhores, Alisson Farias, é um exemplo. Volta a ser auxiliar, Tcheco, ajuda o Coritiba. Por favor."

    Marco F. | 11/09, 23h25 | Móvel

    • "Tcheco faz o que no clube, qual a função dele por lá, parece que só de tapa buraco. Se não der certo como treinador, volta pra tal função.
      Alguém sabe qual a função dele no clube. Eu não sei."

      J. Mario | 14/09, 12h00

  • Ver todos os comentários (17)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2018

Fortaleza 47
CSA 46
Goiás 45
Atlético-GO 43
Vila Nova 43
Avaí 42
Guarani 41
Londrina 39
Figueirense 39
10º Ponte Preta 36
11º Coritiba 36
12º Criciúma 35
13º São Bento 35
14º Oeste 35
15º Brasil de Pelotas 31
16º Juventude 31
17º Paysandu 30
18º CRB 29
19º Sampaio Corrêa 25
20º Boa Esporte 25

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Ademir Carlos p. 194 pts.
Alysson Delalibera 194 pts.
Sanderson 186 pts.
Ricardo L. 185 pts.
Lucas G. 183 pts.
Cristian C. 180 pts.
José A. Lima 178 pts.
Antonio Alvaredo Filho 178 pts.
Johney S. 178 pts.
10º M. Castilho 177 pts.
11º Fernando Taschetto 176 pts.
12º Aramis Vieira 176 pts.
13º CARLOS AUGUSTO B. 176 pts.
14º Claudio S. 174 pts.
15º O. Yossafat 173 pts.
16º JORGE H. 173 pts.
17º Rupson F. 171 pts.
18º Ricardo T. 171 pts.
19º Luiza O. 171 pts.
20º A. A. 171 pts.
21º André Abreu Dittrich 171 pts.
22º Hedy G. 168 pts.
23º j. miranda 168 pts.
24º Marlon Marlon 167 pts.
E. DE L. 167 pts.
26º William Richard R. 166 pts.
27º Valmir Faria 166 pts.
28º jorge luiz lopes 166 pts.
29º Roberto L. F. Pereira 165 pts.
30º Luis Henrique R. 164 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Sócio melhor colocado hoje:
1º Leandro R.
(o melhor sócio ganhará uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet