O Coritiba até aqui, depois de 21 partidas jogadas, conseguiu vencer apenas 3.
De 63 pontos já disputados, o Coritiba conseguiu, a duras penas, amealhar apenas 14 míseros pontos.
O Coritiba até o momento, conseguiu, capengando, assinalar na tábua de classificação, pouco mais de 20% do total de pontos que já se foram.
O Coritiba deixou pelo caminho, jogou no lixo, na sarjeta, algo próximo de 80%. A situação é vexatória, triste, lastimável e lamentável.
Em termos de Elite do Futebol Brasileiro, o Coritiba Foot Ball Club, é o Clube que mais vezes permaneceu na Zona de Rebaixamento, uma marca muito negativa e que nos coloca lá no último degrau.
É um tal de "voltar" para a Série A e retornar para a "Série B" que não acaba mais. É, como dizem aqueles que nos tiram sarro, que nos imprimem gozações, que criam piadas e piadinhas de todos os estilos, e dentre muitas, soltam aquela já conhecida de todos nós que somos Coxa Brancas, o Coritiba é o time "Golfinho" é o clube que sobe, dá uma respirada e depois volta lá para as profundezas...
Até quando vai isso gente...
Já se passaram mais de 38 anos da nossa "Maior Conquista", já se passaram quase "Quatro Décadas" e nós fomos decaindo, decaindo tanto que já não sabemos mais onde colocamos o pé para não nos afundarmos ainda mais na areia movediça.
É muito triste pra mim, muito difícil pra eu que torço para o Coritiba desde meus 5 anos de idade, quando ganhei de um dos meus tios, camisa, calção e bola do Coxa de presente, e a partir disso construí um sonho de me tornar Atleta Profissional de Futebol, jogar no time que amava e no Clube que amo, e atuar no Maracanã. Esse era, esse foi o maior sonho da minha vida e que graças a Deus realizei e sou "realizado" por isso. E ainda tive a honra, a alegria, o prazer de fazer parte do Elenco Campeão Brasileiro de Futebol pelo nosso Coritiba, o 1º Clube Paranaense, o 1º Clube fora de SP, RJ, MG e RS, a tornar-se Campeão Brasileiro de Futebol,
São muitas emoções fortes, gratificantes e boas...
Mas o Futebol não pode viver só de passado. A História foi construída, mas a cada jogo, a cada competição, a cada Campeonato, novas Histórias vão sendo construídas, e infelizmente a História do Coritiba vem sendo ofuscada ano após ano, durante praticamente 4 décadas.
Onde vamos parar... cadê o bonde da nossa rica, linda e tradicional "HISTÓRIA"...
Não ganhamos mais nada, nada conquistamos em termos exponenciais, de "1985"(ainda bem que temos 85 pra relembrar, recordar...) para cá...
Fato é que o "Futebol" sempre foi, é e continuará sendo "Imprevisível" mas para se buscar algo positivo dentro desse "Imprevisível" é necessário que alguns dentro de qualquer elenco possuam alguma "Técnica" e que dentro desse mesmo Elenco, alguns possuam muita "Vontade" e extrema "Raça"!
Estão chegando alguns atletas com certa história no futebol mundial, alguns já com idade avançada, outros já algum tempo sem jogar, mas que algo fizeram dentro do escopo do Futebol.
Ocorre que Futebol não se faz num estalar de dedos, não se constrói nada dentro desse esporte betrão com apenas Varinhas Mágicas.
Certa vez no União Bandeirantes, o elenco estava sendo montado. Contrataram "A", "B", "Y", "Z". Aí chegou o "dono" do time, o sr. Serafim Meneghel e perguntou à Comissão Técnica: bom, já trouxe vários jogadores e que não me custaram barato. E agora, o que está faltando. Alguém soltou pra ele, agora falta o "entrosamento". E ele mais rápido que uma bala, disse: pois então vamos buscar esse "Entrosamento", onde ele mora, quem me passa o contato dele(e naquele tempo não existia celular)?
O povo caiu na risada, e tentaram explicar pro Meneghel a questão "entrosamento".
Assim é o Futebol.
O Coritiba deixou pra trazer alguns reforços de peso muito tardiamente. Será que esses reforços de peso irão "entrosar" a tempo do time, do elenco, poder marcar pontos que faltam na competição e que aliás, são muitos pontos...
Sem contar que alguns que estão chegando já possuem uma "Certa Idade"(terão fôlego e passada real pra contribuir de fato quando a bola efetivamente rolar...)
Em 85, sendo saudosista, que até agora foi o que nos restou e nos resta, tínhamos um time inteiro no elenco, que veio da nossa base: Gerson, Renato, André, Vavá e Helcio, Toby, Elizeu, Gil e Luisinho, reforçados por mais 2 garotos que importamos do Colorado - Marildo e Dida. Aí ainda tinham Serginho e Vicente(que fez gols importantes) que vieram do Pato Branco, Paulinho que ninguém conhecia que veio de Pernambuco, Zé Carlos nosso lat dir reserva, e por aí vai...anos antes de 85 chegaram Índio, Edson que também havia chegado do Colorado, Lela trocado por Leomir(foi para o Flu ondo tornou-se Tri Campeão Carioca e Campeão Brasileiro), Rafael e Heraldo que vieram do rival, Gardel e Caxias(outro do Colorado) que engrossavam junto com Gomes(o único que já havia sido Campeão Brasileiro - pelo Guarani em 78) o nosso QUINTETO de Zaga, Índio que também veio antes e já em 84 estava no nosso Elenco(e não errava pênalti de jeito nenhum, só não batia falta, mas quis o destino que ele recebesse mensagem do além para bater aquela falta magistral no Maracanã, na final),Grande Almir que já havia jogado no Coritiba anos antes e retornou, o Marco Aurélio, experiente que só, o Aragonés que veio da Seleção Boliviana para o Palmeiras e na sequência para o Coritiba e o que dizer do Jairão(identificação total com o nosso Coxa - o único que foi Campeão do Torneio do Povo e também Campeão Brasileiro, segurando a marimba no 1º jogo da semifinal contra o Galo em Curitiba) por aí vai...
Por quê estou citando isso? Pra mostrar que não se fez e não se faz um Elenco Campeão Brasileiro de Futebol a toque de caixa, trazendo de afogadilho "ciclano" ou "beltrano".
Tomara que esses novos contratados possam contrariar a "Teoria Meneghel", o famoso "Entrosamento" e comecem se entender em campo, estilo "Varinha Mágica", pois caso contrário, em mais algumas poucas rodadas, estaremos, mais uma vez, assinando o "Termo de Compromisso" com uma nova "Série B"!
Triste mas real, lastimável mas real, lamentável mas real.
Volto a frisar, tomara saiamos do mundo real que já nos cerca há muitos anos, que já vivemos há quase 4 décadas, e possamos continuar integrando a Série A em 2024.
Não posso falar nada da tal "SAF" porque é algo muito recente e se eu viesse criticar a tal SAF estaria contrariando tudo o que escrevi, tudo o que digitei nesse "pequeno"(hehehe) texto...
Um Abraço Galera Coxa Branca
"Futebol é Imprevisível, Técnica, Vontade e Raça"!
S A V
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)