COXAnautas - Coritiba Eternamente

20/02, 01h38 | Elizeu | Elizeu

Hora do be a bá novamente

O Coritiba nunca foi um clube em que a grana correu solto, em que a grana possibilitava alçar vôos mais altos se dependesse do "capital", do vil metal.

O Coritiba sempre soube trabalhar sem muita grana. O Coritiba fazia, montava elencos fortíssimos, sem ter muita grana na agulha.

Pois é, o Coxa era um time guerreiro, um clube que possuía elencos em que a "alma guerreira" estava e entrava em campo no bico da chanca.

O Coritiba sempre tinha 2, 3 ou 4 jogadores que eram acima da média. Podem pegar as escalações, os componentes dos elencos mais vitoriosos que o Coxa já teve e aí poderemos entender o que vivemos, um dia, nas quatro linhas.

Edson, Lela, Índio, Heraldo, Gomes, Dida, Toby, André, Marco Aurélio e outros tantos de nós compuseram um elenco diferenciado do Coritiba que um dia conquistou o Campeonato Brasileiro de Futebol. Quem desses que citei e muitos outros que não citei não tinham ou não tiveram condições de envergar com dignidade(e potencial) a jaqueta coxa-branca? Claro que estou me referindo mais uma vez ao título brasileiro que conquistamos no longínquo 1985. Já se passaram quase 34 anos e posso dizer a vocês que tínhamos, que tivemos, naquele elenco vencedor, 25 guerreiros que iam pra luta com o coração no bico da chuteira, mas com certeza tivemos, 13, 14, 15 ou pelo menos 21, 22 jogadores com potencial elevado de vestir a camisa coxa-branca.

Quem é inteligente sabe o que estou querendo dizer.

Se um clube não tem grana, pode sim, montar um elenco com condições de brigar por sonhos, de lutar para conseguir objetivos, enfrentar desafios, encarar os obstáculos de peito aberto.

Faz tempo, muito tempo, "infelizmente", que não vejo, que não sinto isso em se tratando de Coritiba Foot Ball Club.

Fazer futebol não é fácil, sabemos, mas também sabemos que, pra quem tem a "égide" do futebol circulando nas veias, tudo pode ser perfeitamente atingido.

Há quanto tempo, há quantos anos, vivemos dessa sofreguidão, desse destino sem "eira nem beira" que se instalou, que está instalado no Coritiba e que parece não ter mais fim.

Não sei vocês, mas eu cansei, estou descansando os "betes", porque não vejo, não sinto e não entendo como o Coritiba se transformou nesse Coritiba que hoje visualizamos.

Mesmo que o Coritiba vença o Toledo de goleada, ficaremos a nos perguntar como o Coxa foi eliminado na largada da Copa do Brasil pelo fraquíssimo "URT", último colocado, lanterninha do Campeonato Mineiro...

Parece que o Campeonato Paranaense está sendo disputado nos piores níveis possíveis...vocês concordam, ou acham que se o Coritiba ganhar o Paranaense 2019, tudo estará no caminho certo quanto ao objetivo maior que é o retorno para a Série A Nacional...

Olha, anos e anos seguidos estamos com "as barbas de molho" e entra ano e sai ano, os vexames vão se sucedendo à nível nacional. Em pouco mais de 1 década caímos 3 vezes para a Série B. Ano passado tivemos a faca e o queijo para voltarmos a integrarmos a Série A Nacional e o que fizemos? Jogamos a maior e melhor oportunidade de retornar rapidamente para a Série A no lixo! Alguém acha que voltar para a Série A nesse ano de 2019 será mais fácil do que o que encontramos em 2018 nacionalmente falando?

Fomos eliminados da Copa do Brasil no 1º jogo que fizemos!

Falar o quê disso tudo...

Esperar o quê mais desse Coritiba que aí está?

Quando efetivamente teremos um elenco digno do Coritiba Foot Ball Club?

Quando voltaremos a ter elencos como aqueles da década de 70 do Coritiba, quando efetivamente teremos elencos como aqueles de 1984 e 1985?

Estou cansando e provavelmente, muito provavelmente, assim como eu, muitos torcedores alviverdes estão cansando desses insucessos sucessivos, desses vexames protagonizados pelo Coritiba no campo de jogo.

A que nível chegamos?

Para onde vamos?

De onde viemos?

Quem foi o Coritiba?

E quem efetivamente somos?

Quem é o CORITIBA FOOT BALL CLUB hoje?

O que fizeram com o nosso Coritiba?

O que estão fazendo com o nosso Coritiba?

Chega!

Basta!

Até onde vai isso!

Onde vamos parar!

Não dá mais!

Algo precisa ser feito e urgente!

Aguardar a próxima eleição será muito tarde, tarde demais, pois até lá estaremos prá lá do abismo...

Ou voltamos a fazer o "be a bá" que sempre fizemos ou a falta desse "be a bá" vai nos levar para um abismo muito maior, bem maior, com ampla, total e absoluta certeza!

Fazer futebol não é como comandar uma Pizzaria, fazer futebol não é como fazer a Gestão de um Cartório, futebol não é apenas dar as cartas, distribuir cartas ao léo, colocar as cartas na mesa, em se tratando de futebol não é como "blefar" em um jogo conhecido por "truco". Não adianta espernear, berrar ou querer usar de algum subterfúgio barato. Não resolve-se isso apenas esmurrando no ar sem se ter estrutura, sem desenvolver um alicerce, uma fundação, um fundamento mais consistente. Futebol é coisa séria e futebol não é feito de modo simples como é administrar uma imobiliária por exemplo. É difícil sim, fazer a Gestão de uma Imobiliária, mas fazer a Gestão de um Clube de Futebol com muita tradição, com muita história não é assim tão simples e fácil como alguns pensam, como alguns imaginam.

Passou da hora de fazer o "be a bá", mas para executar esse "be a bá" de modo correto, é preciso que se tenha no clube, no Coritiba, pessoas com identidade, com história e com pedigree nas idas e vindas do Coxa.

Ou se faz agora o "be a bá" que está escancarado, que está na cara de todos, ou o Coritiba se transformará em um clube comum, apequenado, sem maiores horizontes e sem a possibilidade de conquistas como aquela nossa de "85" e aí o título regional que vem há anos , muitos anos , sendo de um nível baixíssimo, torna-se uma "esperança" sempre mas que lá na frente acaba se tornando unicamente uma ilusão!

Para onde vamos? Para onde iremos? Onde vamos parar?

Para onde o Coritiba vai? Onde o Coritiba vai parar assim, da forma que vem sendo administrado?

"Hora do be a bá novamente"!

Debate

  • "O que falta é trazer homens pra jogar, que tenham a alma guerreira, pra trazer de volta a torcida que nunca abandona, o problema é que os jogadores que vem são a cara da diretoria, com uma soberba exagerada, achando que são jogadores profissionais, que não admitem o próprio erro...se coloquem em seu lugar e admitam que são ruins, e compensem a falta de qualidade com garra, lembro de um zagueiro, o Jorjão, não tinha a mínima habilidade, mas se a bola chegasse perto da área, dava um bico nela, pra onde o nariz apontasse, quase acertava o dirigível que sobrevoava o Couto, capaz até da bola grudar na chuteira, o que precisa é uns 2 ou 3 do meio pra frente com habilidade, e o resto com no mínimo vontade"

    Rafael | 21/02, 08h30 | Móvel

  • "Claro que só podem 'tomar qualquer ação' quem é associado do clube e com direito de voto. Mesmo assim deu no que deu, reeleição do Samir e companhia por mais 2 anos. Por conta de um tal de VRA e uns 80 conselheiros mais ou menos."

    J. Mario | 20/02, 18h14

  • "Elizeu , concordo com tudo que vc falou , muito preciso nas suas ponderações .
    Agora eu pergunto , quem vai puxar a fila ???
    Quem vai nos ajudar a tirar esse Câncer que se instalou no Alto de tantas glórias ??
    Precisamos de um começo , de um salvador e quando esse começo apareceu , apareceram junto os apoiadores e os deixam disso .
    Como vc falou e eu concordo ..não temos tempo pra esperar até o final do mandato do Samir , não poderá ser tarde !! vai ser tarde demais .
    Vc que já esteve nesse meio , ou conheça alguém com força nesse meio , que possamos fazer essa pressão ?? e não ficar aqui só no blá, blá , blá ???

    Tbém estou cansado já , de entrar aqui dar opiniões , ver opiniões dos demais amigos , e a cada dia o Coxa se apequena cada vez mais .

    Tem uma hora que não vamos ter mais forças nem pra ajudar , nem pra criticar e não vamos nem estar mais ai ...abraço."

    Jose Carlos R. | 20/02, 17h44

    • "Jose Carlos R. olha, minha vontade era e é sim fazer algo e não ficar somente no blá, blá, blá, mas infelizmente o Estatuto que guia o Coritiba não me permite tomar qualquer ação. Enquanto o Estatuto do Clube, do Coritiba Foot Ball Club, não for modificado, nada infelizmente, podemos fazer. Foi tentado há uns 2 meses atrás mas o movimento caiu por terra quando o Samir não foi destituído. Caso Samir tivesse sido destituído, um a um do chamado G 5 iria aos poucos saindo também, e uma nova eleição seria marcado. A continuar assim, na toada que estamos, há anos, em pouco tempo poderemos nos transformarmos em um Santa Cruz, uma Portuguesa e por aí vai. Aguardar até a próxima eleição será realmente muito tarde. Um abraço. SAV"

      Elizeu N. | 20/02, 17h57

    • "Boa pergunta, Jose Carlos R. Infelizmente não respondida. Essa de jogar pro estatuto merece nota ZERO .. kk."

      J. Mario | 20/02, 18h20

    • "J. Mario não sei se é do vosso conhecimento, mas tudo que é realizado ou que pode ser realizado no Coritiba não pode ir contra o Estatuto do Clube, o Estatuto do Coritiba Foot Ball Club. Não se pode tirar o "G 5" por exemplo a hora que se quiser. Tem que ser seguido as cláusulas constantes nesse Estatuto. Assim, não se pode chegar lá no Coritiba, lá no clube, bater na mesa ou bater no peito e exigir a saída do Samir. O Estatuto até tinha uma brecha mas a chance de se implementar isso, de fazer isso, de se exigir a saída do Samir Namur da Presidência foi perdida há 2 meses atrás..."

      Elizeu N. | 20/02, 21h42

  • Ver todos os comentários (23)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

O Autor

Classificação Paranaense 2019

Grupo 2

Coritiba 7
Rio Branco 7
Paraná 6
Cascavel 6
Cianorte 6
FC Cascavel 3

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Antonio Alvaredo Filho 41 pts.
Edil Macedo dos Santos 37 pts.
Gilmar Francisco das Chagas 35 pts.
O. Yossafat 34 pts.
Marcos J. Kuff 34 pts.
Persio F. 30 pts.
Vitor Guedes 29 pts.
Elizabeth G. 29 pts.
Luiza O. 28 pts.
10º Rodolffo F. 28 pts.
11º José A. Lima 28 pts.
12º Jackson M. Jeranoski 27 pts.
13º Leandro R. 26 pts.
J. Mario 26 pts.
15º Beatriz G. 25 pts.
William Richard R. 25 pts.
17º Marcelo Carneiro 24 pts.
Sanderson 24 pts.
19º Ademir Carlos p. 24 pts.
Tiago L. 24 pts.
21º Claudio S. 24 pts.
22º Jose R. 23 pts.
23º Agostinho N. 23 pts.
24º LEONARDO LEONARDO 22 pts.
E. DE S. L. 22 pts.
26º Jorge Luiz Lopes 22 pts.
27º Antonio Picoli 22 pts.
28º Ido Martini N. 21 pts.
29º Luiz Rodriguez 21 pts.
Mauro S. 21 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Sócio melhor colocado hoje:
1º J. Mario
(o melhor sócio ganhará uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet