Logo COXAnautas

Elizeu
ElizeuElizeu

Importância da Pré-Temporada

Todo início de temporada existe a preocupação de preparar o melhor possível o elenco que representará as cores dos clubes nos diversos campeonatos que disputarão durante o ano.

E é com esse objetivo que o Coritiba levou todos os envolvidos nesse trabalho inicial, roupeiros, nutricionistas, profissionais responsáveis pela Preparação Física, técnico e auxiliares, etc, para Foz do Iguaçu.

Após alguns dias de treinamento forte o Coritiba já realizou um amistoso cujo placar apontou 3 X 3 e realizará outro antes do retorno à Curitiba.

Claro que o placar dos amistosos nesse início de temporada não é o mais importante. O que precisa acontecer é a boa movimentação dos atletas, tanto nos treinamentos quanto nos amistosos e a boa absorção deles no sentido de já irem se ambientando ao(s) esquema(s) a ser(em) adotado(s) pela Comissão Técnica e que será(ão) aplicado(s) durante o ano nos diversos campeonatos que serão disputados.

Em paralelo a isso a base de cada atleta a ser construída, neste momento, com relação à preparação física precisa ser levada a sério e executada dentro dos moldes exigidos na atualidade.

O material humano à disposição do técnico precisa ser, além de quantitativo, "qualitativo". Os atletas tem que possuir boa qualidade para aplicar nas quatro linhas aquilo que é idealizado pela Comissão Técnica e em contrapartida o técnico precisa verificar quais são as características dos atletas que possui para definir qual(is) será(ão) o(s) esquema(s) tático(s) adotado(s).

Não se discute a real "Importância da Pré-Temporada", porém entendo que a Pré-Temporada não precisaria ser realizada em Foz do Iguaçu. Os atletas ficam distante dos familiares muitos dias seguidos e isso pode comprometer o aspecto emocional e sentimental dos mesmos, podendo gerar acontecimentos que acabarão influindo no rendimento e na produtividade de cada um. Entendo que o Coritiba possui estrutura para realizar a Pré-Temporada no seu próprio CT.

Muito provavelmente outros atletas ainda serão contratados e dentro de alguns dias ou até algumas semanas serão incorporados ao elenco. O ideal seria que o elenco já estivesse completo, porém não se pode exigir isso de qualquer clube do futebol brasileiro atual, já que as condições financeiras de cada clube são diversificadas e o futebol "negócio" atual dificultam e muito as coisas. Às vezes a Comissão Técnica e a Diretoria tem a intenção de contratar este ou aquele atleta, mas até que a vontade se configure na prática existe um abismo.

Sempre foi difícil fazer futebol, mas acho que hoje é mais difícil ainda. Assim, os profissionais de todos os setores do clube e também aqueles da área administrativa precisam ser muito preparados, ter competência e conhecimento dos atalhos do futebol em todas as esferas.







Sobre o autor

Elizeu
Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Sobre o blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.
Ver comentários (13)
Link copiado para a área de transferência