Todos sabemos e não é de hoje que a Diretoria que viesse assumir o Coritiba, encontraria um clube esfacelado, cheio de dívidas(e sem grana), e totalmente acéfalo e sem um Elenco condizente, um Elenco bem diferente dos Elencos que tivemos nas décadas de 70 e de 80 por exemplo!
O Coritiba de hoje tem pepino, tem abacaxis de tudo quanto é jeito e os espinhos estão por todo lado.
Os desafios da nova Diretoria são imensos e dar um jeito nisso tudo, não será realmente nada fácil e muito menos simples. A coisa é altamente complexa e uma remodelação total do e no Coritiba, precisa ser iniciada de modo urgente, ontem, antes de ontem e começou em dezembro de 2020.
A inovação e a reinvenção do Coritiba, no Coritiba, precisa acontecer e os toques iniciais, as primeiras ações, as atitudes reais não podem esperar a banda passar.
E não escrevo apenas em relação a um Departamento isolado, a um Departamento "X" ou "Y", as inovações precisam ocorrer em Departamento por Departamento do Coritiba!
O Coritiba precisa aplicar, colocar em prática, o "PODC" a cada minuto, isso se quisermos um Clube realmente Profissionalizado, com uma Gestão Eficaz, Eficiente, que possa ser condizente com a Grandiosidade do Coritiba.
P = Planejamento
O = Organização
D = Direção
C = Controle
Não dá mais para ficar naquela: a "culpa" é do Fulano, a "culpa" é do Beltrano. O Coritiba não pode mais ficar procurando culpados. O Coritiba precisa e urgentemente que todos trabalhem com afinco, inteligência, sabedoria, perspicácia e principalmente com muito "Conhecimento"!
Entra ano e sai ano, entra Diretoria e sai Diretoria e o Coritiba vai cada vez mais afundando, indo para o limbo, e vai passando vexames e vexames e a história vitoriosa do Coxa, construída com muita dedicação, na base do amor e da raça, vai sendo dilacerada em cada competição disputada.
Hoje não dá mais para termos um clube que trabalhe só na base do amor, da raça, da dedicação, pois além de tudo isso é necessário muito mais! Não dá para atender apelos de "amigos", pressões de "espertalhões", é premente que se tome a direção da "nave" de verdade e com "Conhecimento" de fato e não se dirija o clube apenas com o coração!
O futebol de outrora ficou para trás, não se pode mais capitanear as coisas do Coritiba naqueles modelos antigos das décadas de 70 e de 80! O futebol mudou e muito, o futebol se modernizou e os clubes que não acompanharem essa modernização do futebol não mais existirão!
Claro que o Elenco precisa ser totalmente modificado! Entendo que poucos, pouquíssimos atletas, que fazem parte do elenco atual do Coritiba merecem continuar vestindo o manto sagrado alviverde!
Mas e como montar um Elenco totalmente novo? Tem grana pra isso?
Hoje não se contratam jogadores com qualidade a preço de banana(aliás até a banana subiu...).
Na nossa base existem atletas com potencial para serem uma espécie de "Base" para a formação de um novo Elenco, um Elenco que possa conduzir o Coritiba novamente à Série A?
Essas perguntas precisam ser feitas neste momento!
Com a palavra a nova Diretoria Coxa Branca!
A Série B Brasileira 2021 abrigará concorrentes fortíssimos!
Para voltar à Série A o Coritiba terá que montar um Elenco de qualidade!
Diante do Fluminense vimos e sentimos um 11 Coxa Branca com uma postura diferente da postura do Coritiba de rodadas atrás no Brasileiro ainda em transcurso.
Luiz Henrique foi muito feliz no chute desferido nos primeiros minutos de partida e estabeleceu 1 X 0 no placar. Natanael teve velocidade no lance do 2º gol e muita frieza ao colocar a bola no cantinho, nas redes do Flu. Hugo Moura participou desses 2 gols, na assistência, e no 2º gol, diga-se de passagem realizou um lançamento primoroso para Natanael balançar as redes.
O Coritiba foi para os vestiários no intervalo de partida com um 2 X 0 favorável e até certo ponto um tanto quanto "inesperado"!
Ao voltar para o 2º tempo já tinha que ter retornado com o pensamento de que o lema durante a fase derradeira deveria ser "tocar a bola", fazer o tempo passar. Alguns jogadores de posse de "la pelota", deveriam correr com ela para a linha de fundo e proteger a redonda, e normalmente nesses lances, os adversários cometem faltas. Nessas faltas, os atletas coxa brancas, ao sofrê-las poderiam demorar para se recompor no gramado, e assim a cada falta ganhar aqueles minutinhos preciosos quando se disputa um jogo e se está com a vantagem. Aquela famosa amorcegada na partida teria que ser colocada em prática e fatalmente a vitória aconteceria para o alviverde paranaense.
Mas não, o Coritiba continuou correndo, jogando como se a partida estivesse empatada. E não demorou para que o Fluminense balançasse as redes e decretasse 2 X 1. Era nítido que o empate viria. E o 2 X 2 veio. Mas não é que o Coxa ainda fez o 3 X 2. Daria, mais uma vez, nesse momento, para "amorcegar o jogo", mas nenhum atleta coxa branca se atentou para isso...infelizmente...e o Fluminense chegou novamente ao empate e a peleja terminou em 3 X 3.
Faltou aquela "malandragem", aquela "malícia", aquela "experi"!
De qualquer modo já vimos uma postura diferente do Coritiba que iniciou a partida com 5 meninos na escalação.
Agora é aproveitar esses jogos restantes e ir avaliando quem da base tem potencial para integrar o elenco que disputará a Série B 2021 e quem dos demais jogadores atuais do Coritiba merecem continuar envergando a jaqueta alviverde em 2021 e que imagino, sejam pouquíssimos!
Atenção Coritiba!!!
"Inovação e Reinvenção do e no Coritiba"! (pra ontem)
Claro, óbvio, que não se faz Futebol com Varinha Mágica, há que se ter um pouco de paciência, mas não dá para o Coxa disputar a B 2021 e não subir, não retornar para a "A". Um não retorno imediato do Coritiba para a Série A, trará transtornos maiores ainda, principalmente no que tange a questão financeira.
Estamos observando a movimentação de cada peça no tabuleiro de xadrez coxa branca, e claro, como coxa brancas que somos, desde os 5 anos de idade, torcemos para que dê tudo certo, mas há que se salientar que só na base da paixão, do coração, da raça, e do amor não se conseguirá muita coisa, pois no futebol moderno, se necessita também disso, mas se precisa muito mais do que só isso, do que apenas isso!
"Inovação e reinvenção no Coritiba"!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)