COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

09/12, 05h15 | Elizeu | Elizeu

Novo retorno à Série B muito próximo

Claro que matematicamente o Coritiba "ainda" não está rebaixado!

Óbvio que restando "ainda" 14(quatorze ou catorze) rodadas, faltando "ainda" 14 jogos a serem realizados pelo Coritiba, os números "ainda" sugerem que é possível o Coritiba permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Indo pela seara da frieza dos números, certeza que o Coritiba "ainda" possui chances de se manter na Série A, no grupo de Elite do Futebol Brasileiro.

O problema todo está na produtividade do Coritiba nas quatro linhas, que até agora não empolgou e não empolga.

Talvez diante do Palmeiras foi a única ocasião desse Brasileiro que o Coritiba jogou um futebol aceitável, saindo vencedor pelo placar de 3 X 1 e diante do Internacional em Porto Alegre a coisa não foi tão sofrível em termos de rendimento como foram as demais apresentações do alviverde paranaense na competição da COVID-19.

Pelos números, como citamos acima, "ainda" dá, mas será que o Coritiba tem como repetir atuações como a que apresentou diante do Palmeiras, em São Paulo, por exemplo?

Dos 14 jogos, o Coritiba precisa vencer 8 partidas e empatar uma, para assim totalizar mais 25 pontos na tábua de classificação e chegar ao número mágico de 46 pontos. Vejam, pelos números "ainda" dá...

Alguns estudiosos e matemáticos que fazem cálculos já há alguns anos, em se tratando de Campeonato Brasileiro de Futebol, que pelo andar da carruagem, e da forma que os clubes estão pontuando nesse Brasileirão do Coronavírus, estão dando a entender de que "talvez" com 43 pontos já se consiga ficar na 16ª colocação. Claro, são apenas previsões, e que podem ser modificadas a qualquer momento em função da performance dos clubes em campo, quanto à pontuação, daqui para frente.

Nesse caso, e em se confirmando as previsões de que com 43 pontos "pode até dar" para escapar da degola, o Coritiba necessitaria de mais 7 vitórias e um empate, o que representaria mais 22 pontos na tábua de classificação, além dos 21 pontos somados até aqui.

São tudo conjunções e previsões, no campo da imaginação, em que se brinca com os números, porém, sabe-se que o futebol sempre está a nos surpreender. O futebol "ainda" continua sendo um dos únicos esportes, se não for o único, em que um elenco tecnicamente inferior pode vencer um elenco tecnicamente bem superior(vide 1985 em que talvez fôssemos o 7º ou o 8º elenco na questão qualidade técnica, mas que no gramado configurou-se de modo bem diferente - claro, não era no sistema de "pontos corridos", mas dane-se, Regulamento é Regulamento, e um elenco "teoricamente" considerado "inferior" a muitos outros elencos levantou o caneco e estamos conversados).

Mas, terá o Coritiba condições de vencer 8 partidas e empatar uma nas 14 rodadas restantes?

Ou, se as previsões dos estudiosos, dos matemáticos, se confirmar, terá o Coritiba "bala na agulha" para vencer 7 jogos e empatar 1, nos 14 confrontos que vai encarar "ainda"?

Vocês devem ter reparado que no texto a palavra "ainda" aparece várias vezes e eu fiz questão de colocá-la entre aspas...

Será que "ainda" dá?

Pelos números "ainda" dá! Mas pelo futebol que vem apresentando, "ainda" dá para o Coritiba buscar permanecer na Série A?

O goleiro do RB Bragantino entrou em campo totalmente de branco. Quando vi aquilo, pensei, esse "cara" vai sair com o uniforme todo sujo, todo cheio de lama, já na finalização do 1º tempo. E o Clayton saiu não só do 1º tempo com o uniforme "ainda" branquinho, como terminou o jogo com o uniforme praticamente intacto, mantendo a coloração branquíssima, e olha que tinha chovido...

Isso mostra a falta de "poder de fogo" do nosso elenco! "Ainda" mais agora que é possível realizar 5 substituições. É, o futebol mudou muito em todos os sentidos. Antes podia ficar só "5" no banco. Às vezes concentravam 17 ou 18 jogadores, e até viajavam com a delegação, 1 ou 2 jogadores a mais, já se pensando que pudesse acontecer alguma coisa com algum atleta até o momento da partida e ficava aquela coisa, quem será o atleta que não vai ficar nem no banco, ou quem serão os 2 atletas que nem no banco ficarão...com o adendo que só podia se substituir 2 jogadores na partida e hoje fica um time inteiro no banco e pode entrar 5, pode mudar a metade do time no jogo. Isso aumenta "ainda" mais a importância do elenco e dificulta "ainda" mais para os elencos considerados tecnicamente inferiores. Se o elenco é inferior ao oponente, quando tanto um clube quanto outro, executam as 5 substituições permitidas, a tendência é que o nível do futebol daquele elenco inferior caia mais "ainda" com as trocas, enquanto que o nível do futebol apresentado pelo elenco superior, pode "ainda" ser melhorado com a saída de 5 jogadores e a entrada de 5 atletas descansados nas quatro linhas e que teoricamente seriam do mesmo nível dos que vinham atuando na partida.

Mas, e voltando ao nosso dilema...

"Ainda" dá para o Coritiba permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol?

Ou um "Novo Retorno do Coritiba à Série B está muito próximo"?

Eu como um dos muitos torcedores que integram a "Nação Coxa Branca" "ainda" continuo torcendo para que algo diferente aconteça daqui para frente e o Coritiba "ainda" possa, lá no final, terminar pelo menos na 16ª colocação.

S A V

Debate

  • "Pelo futebol que vem jogando sem chance Elizeu, já estamos na segundona na opinião, juntamente com Botafogo e Goiás."

    CLAUDIO B. | 11/12, 08h33 | Móvel

  • "Caro Elizeu, reparei a mesma coisa que você. Até comentei com quem estava vendo o jogo comigo (foi heroico ver esse jogo inteiro - pelada de quinta categoria), de que o goleiro dos caras iria dobrar a camisa e jogar no próximo final de semana. Uniforme branco em um lamaceiro, limpinho, ou seja, não chutamos no gol do poderoso Bragantino.
    Logo, não vejo qualquer poder de reação neste grupo de jogadores limitados e, pior, conformados.
    Fato é que precisamos limpar a casa, mandando 90% destes caras embora e começando do zero em 2021, infelizmente, na série B"

    Marcus C. | 10/12, 12h07

  • "A questão do "ainda" está presente em todos nós. Os números estão morando dentro da cabeça. E com números não se brinca, são exatos!

    Pelo emocional fica a esperança que "ainda" pode escapar. Porém os números não mentem e quando penso que só temos até aqui miseráveis 5 vitórias, a sensação é que estou mentindo pra mim mesmo.

    "Ainda" pode escapar, porém com este futebol que está jogando, acho que não!"

    Admir Rosa | 10/12, 09h01 | Móvel

  • "Para quem quer uma dose de otimismo, se o calendário fosse normal dia 06/12/20 já estaríamos rebaixados, como há a eleição ainda há esperança e alento de que esse amontoado de incompetência seja varrido e haja algumas mudanças drásticas que acabem permitindo que exista pelo menos esperança de salvação. Creio que nenhum dos outros dois candidatos irá manter esse arremedo até o fim do campeonato, o pateta atual não conta. Mas o passo mais importante é a eleição."

    Fábio Vinícius | 09/12, 18h02

  • "Li uma reportagem sobre os destaques na reta final da série C. Leandro Donizete (38 anos) está no Londrina... Mesmo com a idade, o Coxa não tem nenhum atleta no mesmo nível dele."

    João J. | 09/12, 10h20

  • Ver todos os comentários (17)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.

O Autor

Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Classificação Brasileiro

Internacional 62
São Paulo 58
Atlético-MG 57
Flamengo 55
Palmeiras 52
Grêmio 51
Fluminense 50
Ceará 45
Corinthians 45
10º Santos 45
11º Bragantino 44
12º A.Paranaense 42
13º Atlético-GO 42
14º Vasco 36
15º Sport 35
16º Fortaleza 35
17º Bahia 32
18º Goiás 29
19º Coritiba 27
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet