Logo COXAnautas

Elizeu
ElizeuElizeu

Novo retorno à Série B muito próximo

Claro que matematicamente o Coritiba "ainda" não está rebaixado!

Óbvio que restando "ainda" 14(quatorze ou catorze) rodadas, faltando "ainda" 14 jogos a serem realizados pelo Coritiba, os números "ainda" sugerem que é possível o Coritiba permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol.

Indo pela seara da frieza dos números, certeza que o Coritiba "ainda" possui chances de se manter na Série A, no grupo de Elite do Futebol Brasileiro.

O problema todo está na produtividade do Coritiba nas quatro linhas, que até agora não empolgou e não empolga.

Talvez diante do Palmeiras foi a única ocasião desse Brasileiro que o Coritiba jogou um futebol aceitável, saindo vencedor pelo placar de 3 X 1 e diante do Internacional em Porto Alegre a coisa não foi tão sofrível em termos de rendimento como foram as demais apresentações do alviverde paranaense na competição da COVID-19.

Pelos números, como citamos acima, "ainda" dá, mas será que o Coritiba tem como repetir atuações como a que apresentou diante do Palmeiras, em São Paulo, por exemplo?

Dos 14 jogos, o Coritiba precisa vencer 8 partidas e empatar uma, para assim totalizar mais 25 pontos na tábua de classificação e chegar ao número mágico de 46 pontos. Vejam, pelos números "ainda" dá...

Alguns estudiosos e matemáticos que fazem cálculos já há alguns anos, em se tratando de Campeonato Brasileiro de Futebol, que pelo andar da carruagem, e da forma que os clubes estão pontuando nesse Brasileirão do Coronavírus, estão dando a entender de que "talvez" com 43 pontos já se consiga ficar na 16ª colocação. Claro, são apenas previsões, e que podem ser modificadas a qualquer momento em função da performance dos clubes em campo, quanto à pontuação, daqui para frente.

Nesse caso, e em se confirmando as previsões de que com 43 pontos "pode até dar" para escapar da degola, o Coritiba necessitaria de mais 7 vitórias e um empate, o que representaria mais 22 pontos na tábua de classificação, além dos 21 pontos somados até aqui.

São tudo conjunções e previsões, no campo da imaginação, em que se brinca com os números, porém, sabe-se que o futebol sempre está a nos surpreender. O futebol "ainda" continua sendo um dos únicos esportes, se não for o único, em que um elenco tecnicamente inferior pode vencer um elenco tecnicamente bem superior(vide 1985 em que talvez fôssemos o 7º ou o 8º elenco na questão qualidade técnica, mas que no gramado configurou-se de modo bem diferente - claro, não era no sistema de "pontos corridos", mas dane-se, Regulamento é Regulamento, e um elenco "teoricamente" considerado "inferior" a muitos outros elencos levantou o caneco e estamos conversados).

Mas, terá o Coritiba condições de vencer 8 partidas e empatar uma nas 14 rodadas restantes?

Ou, se as previsões dos estudiosos, dos matemáticos, se confirmar, terá o Coritiba "bala na agulha" para vencer 7 jogos e empatar 1, nos 14 confrontos que vai encarar "ainda"?

Vocês devem ter reparado que no texto a palavra "ainda" aparece várias vezes e eu fiz questão de colocá-la entre aspas...

Será que "ainda" dá?

Pelos números "ainda" dá! Mas pelo futebol que vem apresentando, "ainda" dá para o Coritiba buscar permanecer na Série A?

O goleiro do RB Bragantino entrou em campo totalmente de branco. Quando vi aquilo, pensei, esse "cara" vai sair com o uniforme todo sujo, todo cheio de lama, já na finalização do 1º tempo. E o Clayton saiu não só do 1º tempo com o uniforme "ainda" branquinho, como terminou o jogo com o uniforme praticamente intacto, mantendo a coloração branquíssima, e olha que tinha chovido...

Isso mostra a falta de "poder de fogo" do nosso elenco! "Ainda" mais agora que é possível realizar 5 substituições. É, o futebol mudou muito em todos os sentidos. Antes podia ficar só "5" no banco. Às vezes concentravam 17 ou 18 jogadores, e até viajavam com a delegação, 1 ou 2 jogadores a mais, já se pensando que pudesse acontecer alguma coisa com algum atleta até o momento da partida e ficava aquela coisa, quem será o atleta que não vai ficar nem no banco, ou quem serão os 2 atletas que nem no banco ficarão...com o adendo que só podia se substituir 2 jogadores na partida e hoje fica um time inteiro no banco e pode entrar 5, pode mudar a metade do time no jogo. Isso aumenta "ainda" mais a importância do elenco e dificulta "ainda" mais para os elencos considerados tecnicamente inferiores. Se o elenco é inferior ao oponente, quando tanto um clube quanto outro, executam as 5 substituições permitidas, a tendência é que o nível do futebol daquele elenco inferior caia mais "ainda" com as trocas, enquanto que o nível do futebol apresentado pelo elenco superior, pode "ainda" ser melhorado com a saída de 5 jogadores e a entrada de 5 atletas descansados nas quatro linhas e que teoricamente seriam do mesmo nível dos que vinham atuando na partida.

Mas, e voltando ao nosso dilema...

"Ainda" dá para o Coritiba permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol?

Ou um "Novo Retorno do Coritiba à Série B está muito próximo"?

Eu como um dos muitos torcedores que integram a "Nação Coxa Branca" "ainda" continuo torcendo para que algo diferente aconteça daqui para frente e o Coritiba "ainda" possa, lá no final, terminar pelo menos na 16ª colocação.

S A V

Sobre o autor

Elizeu
Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Sobre o blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.
Ver comentários (17)
Link copiado para a área de transferência