COXAnautas - Coritiba Eternamente

09/01, 22h31 | Elizeu | Elizeu

Recomeço

Torna-se repetitivo, muito repetitivo, cansativo pra quem escreve e pra quem lê, mas não tem como fugir disso: há anos, muitos anos em sequência, o Coritiba vem capengando, caindo pelas tabelas e nada de frutífero acontece, nada de promissor ocorre.

Assistimos ano após ano nosso rival passando de degrau para degrau e a mídia doméstica, nacional e até internacional, tem elogiado muito o trabalho feito por eles.

Sempre escrevo, enfatizo, reforço que é preciso ter no Departamento de Futebol, pessoas que realmente conhecem o clube, que possuem história vencedora no clube, mas sou bombardeado com críticas pesadas a respeito disso, discordando da minha posição.

Exemplo: no rival hoje existem mais de 8 profissionais trabalhando em diferentes cargos, em diferentes departamentos deles, que se sagraram, como atletas, Campeões Brasileiros de Futebol(isso ocorreu em 2001), enquanto no nosso, simplesmente nenhum atleta Campeão Brasileiro de Futebol em 1985 atua em qualquer função, em qualquer cargo, em qualquer departamento do Coritiba.

Aí dizem alguns: o Coritiba não é cabide de emprego, o "cabra"(como dizia um dos meus técnicos nas categorias de base do alviverde, o nosso Sizico, que já está em outro plano, mas que havia atuado como atleta anos antes de ser nosso técnico) precisa ter capacidade, conhecimento, etc...

Mas e a identidade com o clube, a ligação com o clube e vitoriosa, não importa?

Será que a(s) figura(s) de ex-atletas não inibe determinadas negociações, determinadas vindas de atletas para o Coritiba sem a mínima condição de vestir a camisa pesada, histórica do Coxa?

Tenho visto jogadores vestindo a camisa do Coritiba sem a mínima condição de vestí-la! Aliás não somente eu, mas todos tem presenciado isso! Ou isso é uma inverdade? Ou isso é uma mentira?

Será que o nosso Coritiba virou apenas um balcão de negócios?

Antigamente o "cabra" pra vestir a camisa do Verdão tinha que ter alguma condição diferenciada, alguma qualidade e hoje, os caras vem, vestem a camisa alviverde sem nada para apresentar.

Não sou contra o clube ter "Professores de Educação Física", sou e muito favorável, mas entendo que é preciso ter alguns "cabras" que possuam aquele "olho de lince" pra dizer: esse ou esses são detentores de condições(pelo menos mínimas) de envergar a jaqueta coxa-branca.

Mas e quem possui esse olho de lince? Quem tem a experiência? E se tiver essa experiência aliada a uma história vencedora no Coritiba não seria ainda melhor?

Vários clubes, Santos, Cruzeiro e outros tantos estão colocando isso em prática, inclusive, já há anos, nosso rival doméstico. E me parece que o trabalho deles vem dando certo. Léo Pereira, Renan Lodi, Bruno Guimarães não explodiram por acaso, tenham absoluta certeza disso. Pablo, por exemplo, negociado com o São Paulo a peso de ouro em se tratando de transação nacional(e o rival ainda é dono de 30% do Pablo) surgiu na base deles.

São exemplos ano após ano que o rival vem nos dando, são lições sendo dadas por eles há anos e nós, mesmo assim, não acordamos.

Temos vários atletas Campeões Brasileiros em 85 com amplas condições, com capacidade para atuar no Coritiba. Desde treinador de goleiros, até técnicos das diferentes equipes na base e até mesmo para trabalhar como Gerente, como Supervisor de Futebol ou qualquer coisa que o valha.

Claro, óbvio que no rival não são apenas os Campeões Brasileiros de 2001 que fazem tudo, que são responsáveis por tudo, mas eles auxiliam e muito. Inclusive um deles foi meu aluno quando ele tinha 16 anos de idade.

Ninguém está pedindo emprego ao Coritiba. Ninguém quer se aproveitar do Coritiba. O que queremos de verdade é ajudar o Coritiba. Claro, óbvio que hoje ninguém pode trabalhar de graça, mas quem sabe desse trabalho, possam surgir alguns frutos, como os frutos que o rival vem colhendo ano após ano.

Espero que não fiquem revoltados alguns torcedores com a comparação, mas a comparação acaba sendo inevitável diante dos resultados que nós e eles estamos auferindo no campo de jogo nos últimos anos! Ou será que alguém vai discordar disso?

Chega, basta, não dá mais pra ficarmos passando vexames, ano após ano. Quem é coxa de verdade, aqueles coxas de 4 costados irão concordar comigo.

O que o Coritiba ganhou nos últimos anos? Quantos anos faz que o Coritiba não conquista nenhum título expressivo? Faz tempo, muito tempo, muitos anos. O título brasileiro que conquistamos em 1985, agora em 2019 vai completar 34 anos!

Passou da hora do Coritiba passar por uma reformulação total, por uma remodelação de fato e de direito.

Qual é o futuro que queremos para o Coritiba?

E um futuro não muito distante se inicia! Qual será nosso desempenho em 2019? Como foi nosso 2013? Como foi nosso 2014? Como foi nosso 2015? Como foi nosso 2016? Como foi nosso 2017? E como foi nosso 2018? Alguém está contente?

S A V

Debate

  • "Sinceramente não li a coluna!!
    ficamos para tras no estado, nao somos mais o maior a muitos anos, 2018 apenas sacramentou algo que foi projetado a no minimo 10 anos

    sou da opinião que severianismo abrir o capital, vender o clube a um grupo estrangeiro da arabia, da china que injete um bom dinheiro.

    Só assim quem sabe teríamos um estadio moderno, um time com bons jogadores,
    ganharíamos títulos, e deixaríamos de viver no ostracismo.

    Diferente disso, é a mesma ladainha que desde 1989 eu veja acontecer ano a ano."

    Marcio Rodrigues | ontem, 14h04

  • "Elizeu, voltou a pedir emprego nas categorias de base do coxa? Achei que tinha parado com isso."

    Guilherme b. | 12/01, 14h29

  • "Olha pessoal, em relação ao vídeo do Vilson, muito bom, de fato foi um grande presidente, ama o clube e se mostra disposto a ajudar. Mas por outro lado eu vejo uma transferência de responsabilidade pra torcida, mais uma vez, tipo se associem mais uma vez, paguei adiantado quem puder e nos tragam $$ porque estamos quebrados. Pô, vamos trabalhar administrativamente BEM, contratar bem, ser audacioso, fazer um projeto de futuro e não simplesmente um time pra subir pra 2020, até porque aí chega 2020 e É aquele sufoco outra vez!! Eu sinceramente cansei, ODEIO falar do rival mas o nosso futuro é mais ou menos por ali, categoria de base, BONS NEGÓCIOS e associados pra gerar renda, não temos como depender de verba de televisão somente, precisamos de rendas alternativas também."

    E. Gadotti | 12/01, 13h09 | Móvel

  • "Chega de falar em athetico ou atletico.
    O modelo deles é conhecido - usar dinheiro público, com cartolas se beneficiando pessoalmente do clube.
    Não quero isto para o Coritiba. Quero apenas alguém com visão e compromisso com o clube, e como último exemplo cito o presidente Vilson, que foi derrotado por interesses escusos de gente que se aproveitou do clube."

    edmundo n. | 11/01, 14h01

    • "Gente que muitos pagam pau..."

      Everton S. | 11/01, 17h26 | Móvel

  • Ver todos os comentários (20)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2018

Fortaleza 71
CSA 62
Avaí 61
Goiás 60
Ponte Preta 60
Atlético-GO 59
Vila Nova 57
Londrina 55
Guarani 54
10º Coritiba 52
11º Brasil de Pelotas 50
12º CRB 48
13º São Bento 47
14º Criciúma 47
15º Figueirense 46
16º Oeste 46
17º Paysandu 43
18º Sampaio Corrêa 38
19º Juventude 35
20º Boa Esporte 30

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 269 pts.
Cristian C. 262 pts.
Ademir Carlos p. 260 pts.
Lucas G. 256 pts.
José A. Lima 253 pts.
Sanderson 252 pts.
Aramis Vieira 252 pts.
William Richard R. 251 pts.
Luiza O. 250 pts.
10º Rupson F. 249 pts.
11º E. DE S. L. 248 pts.
12º Luiz Rodriguez 246 pts.
13º Johney S. 244 pts.
Leandro R. 244 pts.
15º Ricardo T. 243 pts.
16º O. Yossafat 242 pts.
17º Claudio S. 239 pts.
18º Fernando Taschetto 237 pts.
19º André Abreu Dittrich 237 pts.
20º CARLOS AUGUSTO B. 236 pts.
21º Hedy G. 235 pts.
22º Marcos José Kuff 235 pts.
23º M. Castilho 235 pts.
24º André R. 233 pts.
25º Amilton Cesar 233 pts.
26º Bruno H. 232 pts.
27º Mauro S. 231 pts.
28º j. miranda 231 pts.
29º jorge luiz lopes 231 pts.
30º Luis Henrique R. 230 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet