COXAnautas - Coritiba Eternamente

30 DIAS GRÁTIS DO CAMPEONATO PARANAENSE Em parceria com a DAZN, o site COXAnautas está oferecendo 30 dias gratuitos pra você assistir ao campeonato Paranaense de 2020. Clique aqui e faça seu cadastro gratuitamente.

07/08, 01h00 | Elizeu | Elizeu

Respeito às conquistas, à história(e o Figueirense)

Há cerca de 6 ou 7 dias completamos 34 anos da nossa maior conquista em toda trajetória do Coritiba Foot Ball Club!

Em 31 de julho de 1985/1º de Agosto de 1985, em pleno Maracanã, após ter vencido elencos fortíssimos como São Paulo de Muller, Silas, Careca, Renato, Oscar, Sidnei e outros, em casa e fora, depois de ter passado por cima do Cruzeiro de Nelinho, Jésum, Tostão e companhia, aqui em Curitiba por 2 X 1 e por 3 X 2, de virada em Belo Horizonte, vencido Corinthians, Flamengo lá no Maracanã por 1 X 0, ganho aquele jogo emblemático diante do Santos, e ter se candidatado às disputas da final após sair vencedor do confronto contra o Galo aqui pelo placar de 1 X 0 e empatado em Minas Gerais por 0 X 0 que tinha entre outros, João Leite, Luisinho, Paulo Isidoro, Elzo, Reinaldo, o Coritiba trouxe pela primeira vez na história, o Caneco Nacional para o estado do Paraná!

A não ser algumas publicações no site oficial do Coritiba lembrando nossa maior conquista, nada foi realizado.

Após muita luta, muita dedicação, muita raça de jogadores , de elencos, que fizeram parte dos elencos do Coritiba nas décadas de 70 e 80, nosso Coxa adquiriu o que chamamos de "Identidade". Foi muito difícil, foi árduo, construir essa "Identidade". Identidade essa que infelizmente já há anos veio a ruir e hoje nossa representatividade, nossa força, não mais é a mesma de outrora.

"Respeito às conquistas, à história real do Coritiba e que era Vencedora, precisa sempre se fazer presente"! Porém nos 34 anos da nossa maior conquista nada foi feito pelo clube lembrando essa data, comemorando, festejando, valorizando e reconhecendo a importância do troféu abocanhado e do memorável feito.

Um clube que não valoriza sua história, que não reconhece seus principais momentos jamais terá "Identidade" ou jamais trará de volta essa "Identidade" construída com muito sacrifício. Uma pena!

Lastimável e triste, muito triste, não se comemorar o maior título conquistado pelo Coritiba em todos os tempos!

O próximo adversário do Coritiba será o Figueirense. O Sport , após 14 jogos foi o clube que menos perdeu até aqui. O Sport foi derrotado apenas uma única vez. Logo em seguida, na questão derrotas, está posicionado o Figueirense que perdeu, em 14 jogos apenas em 2 ocasiões. Que isso sirva de alerta e que essa condição do Figueirense seja abordada nos treinamentos e em outras ocasiões e principalmente na preleção final.

S A V

Debate

  • "Isso mesmo, Guilherme L. Foi no centro do 'alvo'. Nada a acrescentar.
    Problema é o futuro do clube, sem essa de diretoria justificar erros e enaltecer o título brasileiro de 1985 e nada mais no presente. Fora SAMIR e companhia."

    J. Mario | 08/08, 11h50

  • "Concordo em valorizarmos nossas conquistas, mas infelizmente nossa única grande conquista foi em um passado longínquo, não podemos ficar refém desta conquista eternamente, esta na hora de alçarmos voos mais altos. Lembrar, valorizar e eternizar as conquistas sim, comemorar...não, ja foi comemorado o que tinha pra ser comemorado deste título, foi, passou....Fica até feio p/ nós comemorarmos um título de 30 e tantos anos atrás, e nosso rival erguendo mais uma taça em 2019. Precisamos renascer, crescer e buscar novos títulos. Tenho 32 anos, não vi o coxa ser campeão de nada a não ser do paranaense e serie B. Tenho sede de novos títulos, sou sócio e acredito nisso. Valorizar,relembrar e eternizar o título de 85 SIM, Supervalorizar, comemorar e exaltar como se esse título fosse ontem, NÃO !"

    Guilherme L. | 08/08, 10h01

  • "Coincidência ou não hoje acabou qualquer tipo de argumentação ou discussão com os Poodles já nos superaram em tudo menos em números de vitórias ou títulos do Ruralzão e de Cartórios se bem que a conquista de hoje até o "IBIS" conseguiria o triunfo, alem de entrarem para a historia de maior goleada de time brasileiros no Japão."

    GUIOMAR S. | 07/08, 12h45

  • "Precisamos parar de ficar preso ao título de 85 e olhar pra frente, novas conquistas urgentemente!
    Primeiro de tudo: sair do limbo do jeito que for e como for!"

    Paulo | 07/08, 09h33 | Móvel

    • "Paulo - pois é Paulo, não é questão de ficar preso ao título "BRASILEIRO" que conquistamos contra tudo e contra todos em 1985, mas foi uma conquista memorável, inesquecível e valiosa e como não temos conquistas expressivas como aquela, o que nos resta é relembrar e como disse comemorar! De 1985 pra cá o que ganhamos de vulto? O que conquistamos após 1985? Um ou outro regional e só. Concordo com você que já há anos e anos, muitos anos, teríamos que ter buscado novos rumos, mas infelizmente com o cenário que se instalou no Coritiba, principalmente nos últimos anos, fica difícil vislumbrarmos algo que nos remeta a conquistas expressivas de cunho "NACIONAL"! Abraço. S A V"

      Elizeu N. | 07/08, 17h00

  • Ver todos os comentários (7)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.

O Autor

Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet