COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

06/12, 00h45 | Elizeu | Elizeu

Se estava ruim ficou pior

O 0 X 0, o placar fechado de Coritiba e RB Bragantino deixaram as coisas muito piores do que já estavam no Alto de tantas Glórias!

E o 0 X 0 pelo que foi o jogo, pasmem, ainda ficou de bom tamanho para o Coritiba pelo que foi a partida. Se houvesse que ter um Vencedor do confronto, esse Vencedor teria que ter sido o RB Bragantino.

Wilson andou fazendo algumas defesas, Claudinho chutou da entrada da área em uma bola rolada pra ele e felizmente o chute foi por cima da meta, Sabino deu uma atrasada mandraque e se o atacante Ítalo tivesse rolado para o Claudinho teria saído o gol a favor deles. Ítalo preferiu chutar a gol e Wilson tinha fechado o ângulo e o chute do atacante bateu no nosso goleiro e foi para escanteio.

Enquanto isso o Goleiro Clayton do RB Bragantino que foi a campo totalmente de branco, sequer sujou o uniforme.

Não se vê uma penetração, não acontece uma bola enfiada, tabela então, não existe! Como um time vai fazer gols assim?

Muito triste ver o Coritiba jogar futebol, quer dizer, entrar em campo, porque jogar futebol o Coritiba infelizmente não joga e isso não é de agora, isso já vem acontecendo a longos e longos anos seguidos.

Agora o Coritiba tem só 14 jogos a fazer e para chegar aos 46 pontos, terá que assinalar mais 25 pontos, ou seja, nas 14 partidas que restam, o Coxa terá que vencer 8 e empatar uma. Será que o Coritiba vence 8 jogos das 14 partidas que tem a fazer? Será que o Coritiba sofrerá apenas 5 derrotas nos 14 jogos que tem a realizar?

Olha, a gente sempre fala, sempre escreve, que se existe chance, não se pode "jogar a toalha", mas com o futebolzinho que o Coritiba vem apresentando, fica difícil acreditar que o Coritiba possa vir a vencer 8 jogos nas 14 partidas que ainda realizará!

Qual foi o lance que o Coritiba criou contra o RB Bragantino que a gente possa dizer, possa escrever, "essa passou perto", ou "puxa, essa foi por pouco"...

O Coritiba não criou sequer um único lance de perigo na partida toda! Como escrevemos acima, o goleiro Clayton do RB Bragantino, que atuou de branco, sequer sujou o uniforme! Como vencer uma partida se não se chega nem próximo da área adversária?

A coisa está feia e em continuando nessa toada, fatalmente e se vê facilmente, que o negócio pode piorar ainda mais, piorar muito e a Série B se aproxima a passos largos!

Uma pena ver o Coritiba apresentando esse futebol lastimável, jogar essa bolinha que vem jogando e como já escrevemos, isso não é de hoje, pois já há anos e anos seguidos o Coritiba não apresenta Padrão de Jogo, não cria uma jogada que se possa dizer, essa empolgou...

Pra mim que comecei nas categorias de base e tive o privilégio, a glória e a honra de fazer parte do elenco Campeão Brasileiro de Futebol pelo time que torcia e torço e que continuarei a torcer, é muito triste ter que admitir que não temos time, que não temos elenco e diga-se de passagem, há longos e longos anos, não temos time e muito menos elenco, mas essa é a nossa realidade, vem sendo nossa realidade ano após ano.

Vivemos só do nosso passado Vencedor, infelizmente!
Vivemos do título do Torneio do Povo de 1973, do hexa campeonato paranaense da década de 70 e do nosso "Título Brasileiro de 1985" e de lá pra cá, a coisa ficou feia, muito feia, triste, muito triste, infelizmente!

Para virmos a ter uma reviravolta não no ano de 2021, porque não se faz futebol em um estalar de dedos ou com uma varinha mágica, em que tudo pode mudar da água pro vinho em apenas 2, 3, 4 ou 6 meses. O buraco é mais embaixo.

Enquanto o Coritiba não tiver em cada uma das categorias de base, Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 17, pelo menos 1 ex atleta com identidade no e com o Coritiba, orientando a garotada, juntamente com um Professor de Educação Física, com um Profissional da Tecnologia, com um Preparador de Goleiros, com tudo isso funcionando em conjunto, dia após dia, jamais saíremos da situação em que estamos há anos e anos!

O Professor de Educação Física possui o conhecimento teórico, e no futebol moderno se precisa e muito disso!

O Profissional da Tecnologia soma e muito em todo o contexto e se necessita dos trabalhos desses profissionais, obviamente.

Mas, para que os "meninos" aprendam a executar os "Fundamentos do Futebol" de modo correto e adquiram também o "lado matreiro" da bola nas quatro linhas(no bom sentido é claro), é mais do que necessário, é obrigatório que se tenha em cada categoria, em cada "Sub", pelo menos, um ex-atleta com identidade e com história vencedora no Coritiba e claro que possua capacidade, postura e inteligência, para passar a(s) letra(s) certas e adequadas aos meninos com o "beabá" do futebol voltando a se fazer presente lá na base.

O futebol hoje é outro, já há algum bom tempo, o Futebol tornou-se Moderno, mas há que se respeitar algumas coisas tradicionais que precisam se fazer presentes sempre e continuarão tendo que se fazerem presentes, e uma dessas coisas tradicionalíssimas se chama "Fundamentos do Futebol"! A tecnologia ajuda, claro e muito, em todo o contexto do Futebol Moderno, mas só "tecnologia" ou apenas conhecimentos teóricos, não formam atletas com reais condições de vestir a camisa do Coritiba!

Um Clube Profissional de Futebol, no contexto do "Futebol Moderno" precisa realmente Profissionalizar-se e para seguir esse caminho com mais acertos do que erros, é preciso que se tenha uma Gestão realmente Profissionalizada!

O Futebol Moderno hoje se tornou um "Negócio de Verdade", envolve muita grana, circula muito dinheiro, mas volto a insistir, algumas coisas tradicionais precisam ser valorizadas e executadas no dia a dia daquilo que está ligado direta ou indiretamente ao futebol praticado nas quatro linhas e nas cercanias delas.

O Coritiba entrou para o Mapa do Futebol Brasileiro, de verdade, naquele ano de 1985, e isso é passado, é passado sim, mas infelizmente, em termos de resultados no campo de jogo, vivemos há mais de 35 anos, no passado!

E ainda bem que nos tornamos Campeões Brasileiros de Futebol em 1985 porque senão nem isso teríamos para abrilhantarmos a história do Coritiba Foot Ball Club!

Claro, óbvio, que não dá para ficar se vivendo disso, desse nosso título que foi conquistado com galhardia, com muita luta, com muita raça e também com muita inteligência, em 1985, mas hoje é a única coisa que temos para apresentar ao Futebol Brasileiro! Ou alguém tem alguma outra lembrança verdadeiramente vitoriosa do Coritiba de lá pra cá? Quem tiver que aponte!

Volto a frisar, não podemos viver só do nosso inesquecível "1985", mas para mudarmos esse panorama triste que já vivemos há longos e longos anos, é preciso que se tenha a esperteza, a inteligência de se saber que só sairemos dessa, se fizermos as coisas certas lá na nossa "Base", lá nas nossas "Categorias de Base" e se ter a noção de que os frutos não virão ou não brotarão em 6 ou 7 meses e com certeza vai demorar um pouco, mas é preciso que se comece um trabalho realmente profissionalizado, lá na Base, usando os artifícios tecnológicos sim, mas aliados a determinados caracteres inclusos no tradicionalismo do futebol.

Pensemos nisso, reflitamos sobre isso!

Agora é rezarmos para que uma dessas surpresas que pintam no futebol de vez em quando, aconteçam e o Coritiba possa vencer o Sport e o Botafogo nos próximos 2 confrontos para virmos a ter pelo menos a oportunidade de lutarmos para sairmos da "ZR" nas próximas, 4, 5, 6, 7, 8 rodadas...

Caso o Coxa perca para o Sport lá em Pernambuco e não vença o Botafogo no Couto Pereira o negócio é enfiarmos a nossa violinha dentro do saco e nos prepararmos para as disputas de uma nova Série B, infelizmente!

No futebol só raça não ganha jogos, só raça não conquista campeonatos, ela ajuda e muito, mas é preciso também inteligência e perspicácia, sabedoria e preparo, além de se ter no elenco, tanto alguns jogadores voluntariosos, fortes fisicamente, aliados a alguns atletas com um diapasão técnico de nível um pouco mais elevado, pelo menos.

Um "Elenco" só com jogadores fortes fisicamente, só com "marcadores", pode ganhar um ou outro jogo, mas não ganha campeonatos!

Um "Elenco" só com craques(o que está em extinção...), pode vencer um ou outro jogo, mas não conquista campeonatos!

É preciso que se tenha um time equilibrado, um "Elenco" equilibrado, com alguns jogadores desempenhando um certo papel e alguns outros jogadores desenvolvendo um trabalho diferenciado tecnicamente nas quatro linhas, aí a coisa poderá vir a acontecer...

As dicas estão aí, é só colocar em prática!

Vamos Coritiba! Vamos Coritiba, colocar isso em prática e o quanto antes!

Debate

  • "mais uma queda pra manchar mais nossa história, Samir acabou com o coritiba. Só espero que tirem esse cara do comando dia 12! Só volto a comentar aqui depois do dia 12, espero que Sem falar mais no nome desse incompetente do Samir."

    Levi Correa dos Santos | 07/12, 11h59

  • "Fora Samir!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!"

    Marcus C. | 07/12

  • "Nada a acrescentar, Elizeu! Disse tudo... Tudo e mais um pouco (conforme velho e bom dito popular). O lado bom é que, se você e tantos outros atletas fizeram a coisa certa, podem pôr a cabeça no travesseiro com a alma lavada. E nós, torcedores da época, agradecemos: é tudo o que temos. SAV!"

    Luiz Roberto | 06/12, 22h11

    • "Luiz Roberto, e nós, agradecemos o apoio que tivemos da Nação Coxa Branca e que continuamos tendo! Abraço. S A V"

      Elizeu N. | 06/12, 23h49

  • "O Coritiba já vinha doente e o Samir o matou. Nosso clube acabou."

    João J. | 06/12, 09h40 | Móvel

    • "Certo, João. Mas, por favor, se você for sócio com poder de voto, nos ajude a ressuscitar. Sim, o Samir matou. Porém, se bobearmos, vai acabar fazendo festa no velório. SAV!"

      Luiz Roberto | 06/12, 21h27

    • "Me associei no inicio de 2019, então infelizmente, não tenho tempo de associação suficiente para votar. Se tivesse, certamente iria votar em.favor do Coritiba e contra Samir."

      João J. | 06/12, 22h21 | Móvel

  • Ver todos os comentários (10)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

Esse espaço destina-se oferece à nação Coxa-Branca. Um raio x do alvi-verde paranaense, proporcionando a oportunidade de se ter uma análise criteriosa do rendimento do Verdão do Alto da Glória.

O Autor

Elizeu iniciou nas categorias de base do COXA no ano de 1977, conquistando os títulos de CAMPEÃO, BI-CAMPEÃO e TRI-CAMPEÃO da Copa Tribuna, fazendo parte da Seleção Paranaense de Júnior. Na sequência foi profissionalizado, tendo a honra e a alegria de ter feito parte do elenco campeão brasileiro de futebol em 1985.

Classificação Brasileiro

Internacional 62
São Paulo 58
Atlético-MG 57
Flamengo 55
Palmeiras 52
Grêmio 51
Fluminense 50
Ceará 45
Corinthians 45
10º Santos 45
11º Bragantino 44
12º A.Paranaense 42
13º Atlético-GO 42
14º Vasco 36
15º Sport 35
16º Fortaleza 35
17º Bahia 32
18º Goiás 29
19º Coritiba 27
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet