COXAnautas - Coritiba Eternamente

06/10, 16h23 | Elizeu | Elizeu

Sub 20 Coxa e o futuro

Como ano após ano o torcedor do Coritiba já não suporta mais tanto sofrimento, tantas decepções, no Brasileirão, dentro do campo de jogo e muito mais ainda fora de campo, surge um alento e uma esperança.

O alento, a esperança do torcedor alviverde vem do sub 20 do Coritiba.

Venho dizendo, venho escrevendo e se possível gritaria aos quatro cantos do mundo que o segredo para o Coritiba Foot Ball Club, no âmbito do futebol profissional, voltar a ser aquele Coritiba vencedor está na "base".

Tenho assistido jogos do sub 20 do Coritiba no Brasileiro e digo que nesse time, nesse elenco, existem vários atletas com ótimo potencial para vestir a camisa do Coxa na esfera profissional.

Um time, um elenco, só faz boa campanha em um campeonato quando a coisa encaixa. Mas para encaixar é preciso que os componentes do elenco tenham qualidade.

Como escrevi, diversos jogadores do sub 20 do Coritiba possuem ótimo potencial. Não é muito indicado citar esse ou aquele jogador, já que todos os meninos estão lutando muito no Brasileirão e mostrando bom futebol.

O verdadeiro objetivo das categorias de base de qualquer clube profissional de futebol do Brasil e do mundo é formar atletas adequadamente para servirem o clube no profissionalismo.

Assim, mesmo não sendo muito indicado destacar este ou aquele jogador nesse sub 20 do Coxa, farei isso buscando alertar quem for comandar a Gestão do Coritiba em 2018 e também quem for fazer parte da Comissão Técnica do alviverde no próximo ano, no sentido de realmente aproveitar esses jovens no time de cima.

E não estou falando de aproveitar os mesmos apenas para compor elenco. Serei incisivo no sentido de que o negócio é colocar os meninos para jogar 12, 13, 14, 15, 16, 17 partidas seguidas. Não adianta colocar o garoto para atuar em 2 ou 3 jogos apenas, ou em uma única ocasião, como tem acontecido nos últimos anos.

Avaliar condição de atleta em 1, 2 ou 3 jogos apenas, nunca foi o melhor método adotado. E no Coritiba isso infelizmente acontece. E isso infelizmente não ocorre apenas com "as Diretorias Coxa-Brancas", com "as Comissões Técnicas alviverdes", mas também existem torcedores que já querem que o menino faça sua estréia jogando bem, fazendo gols e sendo o melhor em campo. Assim não dá. Não é assim que se forjam futuros craques.

O garoto precisa adquirir ritmo de jogo, necessita adquirir confiança. E para isso, precisa atuar em diversas partidas sequencialmente. Atuando em várias partidas seguidamente o ritmo de jogo surgirá e a confiança virá.

Com ritmo de jogo e com confiança, o garoto poderá render o máximo, mostrando o melhor nível do potencial que possui.

Acompanhando os meninos que estão atuando no sub 20 Coxa, Arthur, Thalysson, Romércio e principalmente "Mosquito" são 4 atletas que merecem ter a oportunidade de vestir a jaqueta profissional do Coritiba. Mas como disse, não adianta eles atuarem em apenas 2 ou 3 partidas. É preciso dar a camisa ao garoto e dizer a ele: vá lá, jogue o seu futebol tranquilamente pois você terá muitas e muitas partidas para mostrar o potencial que possui.

E não são somente esses 4 meninos que citei que possuem potencial. Julio Rusch e outros também já demonstraram boas condições. Mas também não dá para fazer um time só de garotos. A mescla é o melhor negócio, mas tem que ter muito cuidado para trazer atletas de outros centros que sejam bons dentro do campo e homens fora dele.

Assim, muitos desses garotos do sub 20 atual, como Julio Rusch e outros podem ser emprestados para outros clubes em 2018 e voltarem ao Coritiba em 2019, com mais experiência e aí demonstrarem que possuem totais condições de atuar pelo Coritiba Foot Ball Club no profissional.

Arthur, goleiro, Thalysson e Romércio, zagueiros e "Mosquito", atacante, olho vivo, nesses meninos e por favor, dêem a eles a chance de jogarem 10, 15 partidas seguidas no time de cima do Coritiba.

"A base do Coritiba precisa, pelo menos dessa vez, ser a base do Profissional do Coritiba em 2018". Os quatro que citei põe pra jogar logo de cara, mais alguns 4 ou 5 figurar no banco de reservas e ir entrando e alguns outros ainda, serem emprestados e no retorno receberem oportunidades.

"Sub 20 Coxa e o futuro"!

+6

Debate

  • "Que seja. Vamos com a molecada. E avante, Coxa!"

    João B. | 11/10, 14h23

  • "Alvyr J.
    o problema é o empresario ou procurador seja diretor do clube,ai não dá.
    tem que ter alguem que faça a limpa dessa escoria.
    e fora o tecnico leão , que em uma entrevista disse que tem presidente que força escalação de certos jogadores,os outros são totalmente covardes de nunca mencionam isso,logico,não vai se queimar com quem lhe dá emprego."

    Paulo C. | 07/10, 18h55

    • "Caro Paulo, mas aí é uma questão de índole e honestidade....coisas que com certeza passam longe do futebol. é claro que os técnicos não vão bater de frente com essa corja. Caso contrário, não arrumam mais times de ponta pra trabalhar. o próprio Leão, que vc menciona, está a quanto tempo fora do futebol? e olha que eu o considero um baita técnico, linha dura, disciplinador, mas que também sabe lidar com a garotada, como provou seu titulo de campeão brasileiro com o Santos."

      Alvyr J. | 07/10, 22h32

  • "Na teoria o nobre colunista está certíssimo, no entanto na prática vai depender se os 4 garotos destacados, entre outras promessas, são ou não do clube e/ou de empresários. Nesse meio tempo fico torcendo pela eleição de uma nova diretoria autenticamente coxa branca, sem outros mas, porém, contudo e todavia.
    SAV"

    J. Mario | 07/10, 17h55

    • "Hoje em dia, não existem jogadores sem empresários. Todos eles tem um, seja um profissional da área ou mesmo o pai ou parente. E isso serve também para os jogadores das categorias de base. Foram-se os tempos onde jogador sentava na mesa com dirigentes pra discutir contrato, salários ou coisa que o valha. Se tem um "empresário", tem um "procurador", que no fundo são a mesma coisa...."

      Alvyr J. | 07/10, 18h17

    • "corrigindo, "se não tem um empresário, tem um procurador"..."

      Alvyr J. | 07/10, 18h19

  • "Diz o cronista: "O garoto precisa adquirir ritmo de jogo, necessita adquirir confiança. E para isso, precisa atuar em diversas partidas sequencialmente. Atuando em várias partidas seguidamente o ritmo de jogo surgirá e a confiança virá". E vc acha que, nessa situação de derrotas constantes que vive o Coritiba, a torcida terá paciência de assistir mais quatro ou cinco derrotas seguidas, mesmo com um time de garotos? Numa situação dessas, os mesmos que pedem por chances para eles serão os primeiros a exigirem contratações de peso. Achar que, porque o jogador está indo bem na base é condição para jogar no profissional, é um erro. Jogar no sub 20 ou qualquer categoria de base é facil, sem torcida nos jogos, sem pressão ou maiores responsabilidades. Dificil é encarar jogos com torcida gritando, xingando e reclamando a qualquer jogada errada. E isso não acontece só no Coritiba. Pegue as seleções brasileiras de base dos últimos anos, e veja quantos jogadores deram certo como profissionais. Muito menos que a metade deles. O próprio Dodô, frequentemente convocado para a Seleção Brasileira, não é unanimidade junto à torcida do Coritiba. Jogar os garotos na fogueira é queimá-los para o futuro. Dependendo da posição, um ou outro pode até se sobressair, mas se for atacante, dois ou tres jogos sem marcar e o jogador será execrado pela torcida. Raphael Lucas também é um exemplo não muito distante....."

    Alvyr J. | 07/10, 17h54

    • "Alvyr J. Leia no texto que em nenhum momento me refiro ao ano de 2017. Agora não é momento pra lançar nenhum menino no Coritiba. Sempre nos parágrafos cito o ano de 2018. A base do Coritiba deve ser a "BASE" do Coritiba em 2018!"

      Elizeu N. | 08/10, 13h58

    • "leia meu texto e tambem verá que em nenhum momento me referi a 2017...o texto se refere ao aproveitamento de jogadores da base, independente de ano e sim quando o time profissional não vai bem, como é o caso do Coritiba nos ultimos anos. Se o Coritiba cair, vai ser pior ainda para a nossa base, ou vc acha que a torcida vai ter paciência e ficar aplaudindo a garotada mesmo nas derrotas?"

      Alvyr J. | 08/10, 16h04

    • "Alvyr J. Justamente por isso é que agora não é momento para lançar garotos. O Coritiba caindo ou permanecendo na "A", esses meninos devem ser lançados já no início do ano(em 2018), no regional, para eles demonstrarem no profissional a capacidade que possuem. Colocar qualquer garoto agora é extremamente perigoso e pode-se perder vários meninos com potencial se forem lançados nesse momento."

      Elizeu N. | 09/10, 10h57

  • "creio que a base será nossa esperança pra 2018,mas este ano,com o MO , sem chance.O camarada é frio e calculista e vai ser teimoso até o ultimo jogo.
    sendo rebaixado o não,o MO não mudará em nada."

    Paulo C. | 06/10, 18h34

  • Ver todos os comentários (11)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Elizeu

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2017

Corinthians 71
Grêmio 61
Palmeiras 60
Santos 56
Cruzeiro 55
Botafogo 51
Flamengo 50
Vasco 50
Bahia 49
10º Chapecoense 47
11º Atlético-MG 47
12º São Paulo 45
13º A.Paranaense 45
14º Coritiba 43
15º Fluminense 43
16º Vitória 39
17º Ponte Preta 39
18º Sport 36
19º Avaí 36
20º Atlético-GO 33

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Ricardo M. 253 pts.
Andre T. 251 pts.
Alysson Delalibera 244 pts.
Marcelo N. 243 pts.
João L. 243 pts.
Wagner Cancela 241 pts.
VALCIR J. C. 241 pts.
Valdir 237 pts.
Rosemeire V. 236 pts.
10º Maria N. 233 pts.
Diogo N. 233 pts.
12º Mauricio S. 233 pts.
13º José Paulo Macioski 232 pts.
Daniel N. 232 pts.
15º Thiago L. 232 pts.
16º douglas n. 231 pts.
Simone N. 231 pts.
18º Suzana F. 230 pts.
19º Ademir Carlos p. 230 pts.
20º Adriano R. 229 pts.
21º Franciano S. 229 pts.
Amos S. 229 pts.
23º Sanderson 227 pts.
vanessa n. 227 pts.
25º nancy m. 227 pts.
26º Jackson M. Jeranoski 225 pts.
27º P. Stonoga 224 pts.
28º Mauro 223 pts.
29º Ailton D. 222 pts.
30º Alexandre Franco 222 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias




Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2017 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet