Estrela Dourada
Escrevo neste espaço desde 2006. Consegui manter certa dose de otimismo e paciência até 2011, quando Marcelo Oliveira enfiou no ... lixo a chance de ouro que tivemos de mudar a nossa história.
De lá pra cá, adotei a postura de tolerância zero, na esperança de não me conformar com a mediocridade do Coritiba e, consequentemente, entendê-la como algo normal. A despeito disso, continuo pagando minha anuidade de sócio, mesmo sem poder ir aos jogos, pois entendo que o clube não pode ser confundido com as pessoas que o dirigem.
Ocorre que nem essa decisão de optar por não sonhar tem me poupado de dor e sofrimento, uma vez que o que acontece com o nosso clube é algo que nem o mais realista dos torcedores poderia imaginar. Ainda que tudo o que esteja acontecendo de ruim com o clube agora fosse previsível, uma vez que ele foi entregue a um bando de piás inexperientes e arrogantes, era difícil imaginar que mesmo eles fossem conseguir arruinar ainda mais o que já se mostrava péssimo.
Depois de terem conseguido a proeza de permanecer na segunda divisão mesmo com uma verba quase seis vezes maior que os outros times, iniciamos este ano sendo eliminados da Copa do Brasil logo na primeira fase, pelo modesto URT, de Minas Gerais. No Campeonato Paranaense, depois de passarmos o primeiro turno todo humilhando nossa torcida em pleno Couto Pereira, “conseguimos” a proeza de, pelo segundo ano consecutivo, deixarmos o time B do rival colocar um fim na possibilidade de conseguirmos o título do único campeonato em que, pelo menos na teoria, deveríamos “nadar de braçada”, se não pelo nosso histórico recente, no mínimo pelo “peso da camisa”.
Eis que, de vergonha em vergonha, chegamos às portas de mais uma Série B, “reforçados” por Arancibia e Lucas Tocantins, que, espera-se, sejam capazes de transformar um time perdedor que apanhou em um campeonato regional medíocre, em um time vencedor que bata nos outros em um campeonato nacional de um nível reconhecidamente mais alto, ainda que não seja a elite da bola. Que tal?
E aí, você quer acreditar que dará certo? Em minha opinião, qualquer mudança capaz de trazer alguma perspectiva positiva para o Coritiba passa obrigatoriamente pela saída da atual diretoria. Com eles no comando, o buraco em que estamos ficará cada vez mais fundo, como já está mais do que provado. Mas a opção é sua. Acredite, se quiser...
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)