COXAnautas - Coritiba Eternamente

22/09, 21h14 | Estrela Dourada | Marcus Popini

Covardes

"Estamos colocando em prática o que pensamos como planejamento."

Essa foi uma das frases proferidas pelo Reverendo (mestre das pregações) que preside o Coritiba, logo após a vergonhosa apresentação contra um time semi amador do Piauí, que jogou metade do tempo com 10 jogadores e ia nos desclassificando da Copa do Brasil, não fosse um gol que achamos aos 53 minutos do segundo tempo.

Ouso dizer que, por conta desse tal planejamento, assisti hoje ao que posso classificar como o pior Coritiba de todos os tempos. Um time medíocre, bizarro, formado por jogadores que não têm a mínima noção do que é futebol, e que não irão nos levar a lugar algum que não seja mais pra baixo ainda.

Porém, tudo isso já era esperado. Só não via quem não queria, ou se deixava levar pelo lero-lero da piazada que formou a seita que assumiu o clube. A "novidade" dessa semana foi a notícia surgida após o arbitral dos clubes que disputarão a Série B, falando sobre as cotas a que os participantes terão direito: 35 milhões para o Coritiba, 26 para o Goiás, e 6 milhões para cada um dos outros 18 clubes.

E aí?? Será que dá pra melhorar um pouquinho essa porcaria de time que vocês nos deram? Recebendo 6 vezes mais do que os outros clubes, dá pra gente sonhar com o acesso, ou o tal planejamento tem outras ideias?? A humilhação de hoje foi suficiente para acordá-los dessa utopia que vocês criaram, ou vocês vão se deixar enganar pela classificação injusta, mentirosa e vergonhosa na Copa do Brasil? A julgar pelo sermão pós jogo, temo pelo pior...


Escrevi o texto acima no dia 07 de fevereiro deste ano. E não, não volto aqui hj para me locupletar com ele. Mas para perguntar o que mudou no clube, desde aquela data até agora.

No momento em que a segundona vai chegando seu final, estamos estamos em 12º lugar (!!), mais perto (em pontos!) do Z4 do que do G4. O risco de sermos rebaixados é, portanto, maior do que as chances de subirmos, de acordo com os números. Ainda assim, nosso digníssimo presidente considera sua administração boa, “à exceção do futebol”. Mas o que é o Coritiba, senão futebol???

Durante o final do ano passado eu costumava ter em minhas listas de WhatsApp a companhia de pessoas que juravam ser Samir Namur a melhor opção para assumir o clube. Já em 2018, tínhamos alguns “embates” sobre a maneira como o clube estava sendo conduzido, mas sempre ouvíamos como resposta que havia a certeza, por parte de quem dirigia o Coritiba, que subiríamos para a primeira divisão já neste ano, que não se cogitava outra hipótese. Pois bem. Hoje não ouvimos mais esse discurso prepotente e arrogante. Não porque os apoiadores do Reverendo mudaram de opinião, mas sim porque eles simplesmente desapareceram, sumiram, se esconderam, talvez por vergonha, talvez por covardia.

E o comportamento relatado acima nada mais é do que o reflexo de uma gestão imatura, despreparada, que comete erros atrás de erros, covarde, que posou para fotos usando camisas da Coxa Maior quando Bacellar depositava seu voto na urna para sua eleição, e depois traiu-o e passou a acusa-lo por tudo de errado no clube. E é essa gestão, a tal Coritiba do Futuro, levada ao poder por mentirosos que hoje se escondem sabe-se lá onde, que está a depositar a pá de cal sobre o que resta de um clube que outrora já foi respeitado, mas que hoje faz da humilhação sua rotina. Enquanto isso, nossos Conselhos a tudo veem e nada fazem.

Na melhor das hipóteses, permaneceremos na segunda divisão. Aí eu quero ver qual será o discurso sobre administrar um clube sem verba de tv, sem sócios, sem patrocínio, sem torcida. Aí eu quero saber de que adiantou ter tido “lucro” este ano, quando economizamos tudo que podíamos e pagamos tantas dívidas que só pudemos contratar cabeças de bagre, sem ter podido apostar em dois ou três jogadores de qualidade que talvez pudessem ter feito alguma diferença. Aí eu quero ouvir de novo a frase "estamos colocando em prática o que pensamos como planejamento", só para perguntar se esse piá sabe mesmo o que é (ou foi) o Coritiba.

Debate

  • "Vão fechar parte do estádio para o jogo do Avaí... para economizar com limpeza... parabéns aos envolvidos! Não sobreviveremos a mais dois anos dessa gestão. Vamos fazer diferente... não é... pra que contratar um diretor de futebol decente em dezembro que depois pensaria em um técnico e um plantel de jogadores... vamos contratar em setembro do próximo ano... não vamos contratar bons jogadores, só os mais baratos... E o melhor... não vamos usar camisa de marca... pra que se render às grifes esportivas capitalistas... vamos fazer nosso próprio uniforme no fundo de quintal e usar uma marca genérica... todo mundo vai ter orgulho e vai vender pra caramba... muito melhor que adidas e nike..."

    Massimo T. | 28/09, 18h06

  • ""Agora este direito de votar ... "dentro destas circunstâncias ...""

    João B. | 28/09, 03h08

  • "Este time é ruim demais. A série C é prêmio. Apesar desta ruindade máxima, espero que o grupo de jogadores consigam salvar a série B, ao menos. Considero esta diretoria horrorosa. Conseguiu acabar com a temporada já em janeiro deste ano. Agora, este direito de vota e ser votado, as tais eleições, democracia, etc., está acabando com o Coritiba. Os eleitores estão errando em uma e outra eleição. Qualquer pessoa fala bobagem e eleitores já passam a sonhar com fantasias. E o resultado final é esta coisa aterrorizadora que tenho assistido neste ano. Sinceramente, o Coritiba tem de ter o comando forte. E as eleições só têm produzidos monstros deformados e loucos. Dentro deste, covardes, título da coluna, parece-me inadequada para definir esta diretoria horrenda que administra o Coritiba. Já é hora de acabar com as eleições. Afinal, os eleitores votam infernalmente prejudicando demais o Coritiba."

    João B. | 28/09, 03h06

  • "Infelizmente não há bola de cristal.
    Não votei no Bacelar e, teoricamente, acertei.
    Votei no Samir e...
    É duro saber que vc se equivocou e ajudou a prejudicar um clube que tanto ama.
    Não queria o Vialle, para mim era mais do mesmo que acabaria de ferrar o Coritiba.
    Não queria o Pedro, um candidato fraco que mal sabia se expressar.
    Deu no que deu, errei, erramos.
    Não tenho dúvidas que esta Diretoria tentou acertar, mas descobrimos que não entendem de futebol, e a descoberta foi da pior forma possível.
    Uma lástima!"

    Juliano C. | 25/09, 16h36

    • "Coragem sua de assumir o erro. Foi erro mesmo. O Vialle apenas falava o óbvio... não era hora para digressões... montar um bom time e subir, não era hora de mudar o mundo, de fazer diferente...
      Infelizmente muita gente caiu no canto da sereia e está morrendo afogado... o problema é que toda a nau está afundando junto, mesmo quem tapou os ouvidos."

      Massimo T. | 28/09, 18h11

    • "Caro Juliano C., parabéns pelo reconhecimento, mas ninguém tem bola de cristal, não é mesmo?
      Mas, na situação que nos encontrávamos, rebaixados, endividados, humilhados, desesperados pela volta, só pessoas experientes, matreiras e acostumadas aos solavancos do futebol, conhecedoras dos caminhos mais curtos, com relacionamentos dentro do mundo do futebol, que já tivessem vivido e experimentado as agruras de série B e as conquistas maiores, poderiam reconduzir o CORITIBA novamente à série A.
      Infelizmente, fomos mais uma vez enganados e iludidos por palavras vazias, promessas inexequíveis e a inexperiência.
      Estamos quase no fundo do poço e as perspectivas não são boas.
      Só nos resta torcer ainda pela pouca esperança de acesso e rezar para que esse pesadêlo acabe logo, com esses dirigentes bem longe do CORITIBA! SAV"

      Washington R. | 14/10, 14h59

  • Ver todos os comentários (54)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Marcus Popini

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2018

Fortaleza 71
CSA 62
Avaí 61
Goiás 60
Ponte Preta 60
Atlético-GO 59
Vila Nova 57
Londrina 55
Guarani 54
10º Coritiba 52
11º Brasil de Pelotas 50
12º CRB 48
13º São Bento 47
14º Criciúma 47
15º Figueirense 46
16º Oeste 46
17º Paysandu 43
18º Sampaio Corrêa 38
19º Juventude 35
20º Boa Esporte 30

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 269 pts.
Cristian C. 262 pts.
Ademir Carlos p. 260 pts.
Lucas G. 256 pts.
José A. Lima 253 pts.
Sanderson 252 pts.
Aramis Vieira 252 pts.
William Richard R. 251 pts.
Luiza O. 250 pts.
10º Rupson F. 249 pts.
11º E. DE S. L. 248 pts.
12º Luiz Rodriguez 246 pts.
13º Johney S. 244 pts.
Leandro R. 244 pts.
15º Ricardo T. 243 pts.
16º O. Yossafat 242 pts.
17º Claudio S. 239 pts.
18º Fernando Taschetto 237 pts.
19º André Abreu Dittrich 237 pts.
20º CARLOS AUGUSTO B. 236 pts.
21º Hedy G. 235 pts.
22º Marcos José Kuff 235 pts.
23º M. Castilho 235 pts.
24º André R. 233 pts.
25º Amilton Cesar 233 pts.
26º Bruno H. 232 pts.
27º Mauro S. 231 pts.
28º j. miranda 231 pts.
29º jorge luiz lopes 231 pts.
30º Luis Henrique R. 230 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Sócio melhor colocado hoje:
1º Leandro R.
(o melhor sócio ganhará uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet