Logo COXAnautas

Estrela Dourada
Estrela DouradaMarcus Popini

Não acabou ainda!

Ainda que lógica e futebol sejam assuntos quase antagônicos, façamos algumas conjecturas:

- será que o Inter ganha da Ponte Preta (de férias) e do Cruzeiro (de férias), no Beira Rio? Se sim, iria a 44 pontos, tendo ainda Corinthians e Fluminense, fora de casa, ambos provavelmente também de férias;

- será que o Vitória ganha de Figueirense e Palmeiras (já campeão, na última rodada), em Salvador? Se sim, iria a 45 pontos, e ainda teria Santos (osso duro de roer) e Coritiba (confronto direto), fora de casa;

- o Sport joga hoje, contra os reservas do Grêmio, em Porto Alegre. Suponhamos que perca (??). Aí, será que ganha de Cruzeiro e Figueirense, em Recife? Se sim, iria a 46 pontos (sem contar o jogo de hoje). Ainda pega Atlético PR e América, fora de casa.

Pois bem, considerando as elucubrações acima, em que nossos adversários vencem no mínimo os jogos que ainda têm em casa, teríamos o Inter indo a 44 pontos, Vitória com 45 e Sport com 46 pontos. O que vai decidir quem fica na frente de quem seria o que esses times conseguiriam nos jogos que têm fora de casa (recapitulando: Inter pega Corinthians e Fluminense; Vitória pega Santos e Coritiba e Sport pega poodles e América).

E o Coritiba?? Joga contra Santa Cruz e Vitória, em casa, e contra Flamengo e Ponte Preta, fora de casa. Fazendo a mesma suposição (vitórias nos jogos em casa), chegaria a 48 pontos.

Todo esse “achismo” é para colocar a minha opinião que, nessas últimas quatro rodadas que faltam para o final do campeonato, e considerando que América, Santa Cruz e Figueirense já eram, o quarto time rebaixado será aquele que sofrer algum tropeço nas partidas em casa. Empatou um jogo como mandante, cai.

Há quem diga que, com a excelente vitória sobre o Galo, ontem, o Coritiba já está tranquilo no campeonato. Sim, está em uma situação bem melhor do que se tivesse perdido ou empatado, é óbvio, mas basta olhar as tabelas de jogos dos nossos adversários para perceber que essa “tranquilidade” não apenas é ilusória, mas também muito perigosa.

Portanto, fique esperto, Coritiba! Acho que o “se” não existe no futebol apenas em relação ao passado. Para o futuro, é ele quem deve balizar nossos objetivos. Se continuarmos a jogar com a seriedade e com a garra de ontem, talvez possamos desfrutar, sim, dessa tranquilidade. Mas, ainda que seja óbvio (de novo!), não dá pra relaxar. Que o empate do “poderoso” Internacional com o Santa Cruz (nosso próximo adversário), em pleno Beira Rio, sirva de exemplo e de alerta para nossos jogadores.

Muita força e concentração, Coritiba! Uma conquista nunca vem na véspera. Nossa salvação está em nossas mãos, mas exigirá MUITO foco e respeito.

Sobre o autor

Marcus Popini
Marcus Vinicius Fonseca Popini foi ao Estádio Belfort Duarte, hoje major Antonio Couto Pereira, pela primeira vez, em 1975, aos nove anos de idade. Coxa Branca de nascimento, pai de duas filhas, geólogo pela UFPR com mestrado em Geofísica pela UFBA, participante do site COXAnautas desde 2006, Popini hoje corre o mundo por conta de sua profissão, sempre levando as cores do Coritiba por onde passa.

Sobre o blog

Um blog é, em essência, um tipo de mídia onde pessoas expressam suas opiniões. Este blog, em particular, não tem outra intenção que não seja discutir as coisas relacionadas ao Coritiba, sem existir qualquer pretensão de que os posts aqui colocados sejam a visão única e definitiva das coisas. Trata-se, pois, de um espaço para debates, onde as opiniões colocadas de forma respeitosa sempre serão levadas em consideração.
Ver comentários (24)
Link copiado para a área de transferência