Logo COXAnautas

Fala, Dr. X!
Fala, Dr. X!Dr. X

Novo Couto - Aladim Responde - parte III



Assessoria do Vereador Aladim Luciano, responde novamente ao torcedor Cônsul de Santos, João Luiz.

Vamos lá torcida! Essa briga agora é nossa!

O espaço continua aberto aos demais políticos, WTorre e diretoria.

xxx

Saudações Alviverdes!

Prezados Coxas-Brancas,

Já é da ciência de todos a movimentação do vereador Aladim a respeito do projeto do Complexo Multi-Uso do Coritiba Foot Ball Club. Em mensagens anteriores, informamos que no próximo dia 2 de junho, há uma reunião agendada entre o vereador e o secretário municipal de urbanismo, Luiz Fernando Jamur.
No dia de ontem (26/05), durante a sessão plenária na Câmara Municipal, vários vereadores debateram o assunto em função dos contatos que muitos torcedores têm feito enviando mensagens solicitando apoio ao projeto do Coritiba.
A Secretaria Municipal de Urbanismo enviou uma correspondência para prestar informações sobre o que vem sendo veiculado na imprensa e comentado pela cidade, conforme o que se segue:

"No final do ano passado, o clube apresentou à PMC, com a presença do Sr. Prefeito, um estudo preliminar para a construção do novo estádio. Foi orientado ao clube para apresentar proposta técnica à Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) para avaliação conjunta dos técnicos da PMC. Algum tempo depois houve reunião na SMU com os técnicos e diretoria do clube para receber estudo técnico preliminar, o qual foi recebido pela PMC.

Neste estudo o clube propunha:

  • Construção do novo estádio;
  • Construção de um Shopping Center;
  • Construção de um Hipermercado;
  • Construção de um Centro de Convenções;
  • Construção de um Hotel.



A equipe técnica da PMC, composta por profissionais da SMU, IPPUC e Diretran, avaliaram a proposta preliminar exaustivamnte, levando em considerações o Plano DIretor da cidade, a legislação de uso e ocupação do solo e o sistema viário da região, deliberou previamente pelo seguinte:

  • O zoneamento não permite o conjunto dos usos solicitados;
  • O total da construção proposta extrapola os parâmetros construtivos máximos para o lote;
  • O sistema viário não tem capacidade de absorção de toda a demanda viária para o empreendimento.



Em reunião com os representantes do clube, tudo isso foi explicado e exaustivamente justificado, com a presença do secretário de urbanismo e presidente do IPPUC, tendo a reunião transcorrido muito bem e todas as considerações foram amplamente discutidas por todos os presentes, sendo que a PMC sugeriu:

  • Reavaliar a proposta preliminar, focando nos usos: Estádio; Centro de Convenções e Hotel, cujos usos poderiam ser admitidos no local, face zoneamento e possibilidade de absorção pelo sistema viário;
  • Também foi orientado que aquele estudo apresentado (Estádio, Hotel, Shopping, Hipermercado e Centro de Convenções) poderia ser avaliado em outro local da cidade, cujo zoneamento e sistema viário permitisse.


Portanto fica claro que a PMC não negou o pleito de construção do novo estádio do Coritiba."

Estas foram as informações preliminares prestadas pela SMU.
Muitos cidadãos estão fazendo questionamentos sobre o projeto do CAP em relação à Copa de 2014. Há que se esclarecer alguns aspectos, porém é preciso deixar a rivalidade e a paixão de lado:

  • Quando da candidatura de Curitiba para ser uma das sedes dos jogos da Copa de 2014, apenas o CAP apresentou projeto para ser o estádio sede;
  • A própria diretoria do Coritiba quando anunciou a construção do novo estádio, informou que não teria a intenção de fazê-lo com o intuito de servi de sede para os jogos;
  • A escolha do estádio foi feita pela FIFA e não por órgãos municipais ou estaduais. A confirmação da cidade como sede se dará apenas em 31/05;
  • O Couto Pereira será um dos centros de treinamento das seleções que virão para Curitiba;
  • Estão previstas obras de infra-estrutura (transporte coletivo, regularização fundiária, circulação viária, recuperação ambiental, rede de atendimento à saúde, ampliação do aeroporto) para toda a cidade e não apenas no entorno do estádio do CAP;
  • A praça em frente ao estádio do CAP não será desapropriada, desafetada ou doada pela Prefeitura. Tal equipamento receberá reformas e benfeitorias exigidas pela FIFA, que serão feitas com recursos privados e não públicos. Após a Copa, a praça continua sendo um equipamento público e não propriedade do CAP;
  • Não estão previstas desapropriações na região do entorno do estádio;
  • No projeto do novo estádio do CAP, não há previsão de: hotel, hipermercado, shopping, centro de convenções;
  • Por exigência da FIFA, deverão haver locais denominados Fun Parks, os quias serão o velódromo do Jardim Botânico, o Parque Barigui e a Pedreira Paulo Leminski, portanto não apenas no entorno do estádio do CAP;
  • Os investimentos específicos para o estádio serão de origem privada e não pública.



Enfim, o que queremos não é fazer defesa nem do outro time, nem da Prefeitura, mas colocar as informações de acordo como elas são na realidade.
O vereador Aladim está realizando um esforço para que haja um diálogo permanente entre o Coritiba e a Prefeitura, de modo a garantir a construção do novo Couto Pereira. Entretanto é preciso que a o próprio Coritiba entre num acordo com a W/Torre para que encontrem uma alternativa caso não seja de fato possível a aprovação do projeto em seu estado inicial.

Como já dito nas outras mensagens, as novidades serão devidamente informadas.

Atenciosamente,

Rodrigo Kredens - assessor do vereador Aladim


xxx

O que o povo não entende, é que não queremos um estádio para a Copa e sim um Novo Estádio. O medo dos políticos poodles é que nosso estádio, depois de pronto, fique melhor que o pet-shop. Aí não teria como a FIFA colocar jogos em um estádio pior. Esse é o medo deles. Por isso o estádio não sai. Mas não vamos desistir.

Ver comentários (0)
Link copiado para a área de transferência