No embalo da torcida
Uma vitória importantíssima, que praticamente afasta o perigo do rebaixamento, assim pode ser definida o triunfo frente ao Atlético MG.
Além disso, esta vitória provou que o time Coxa é praticamente outro time quando joga dentro do Couto Pereira com o apoio da torcida.
O time joga com mais garra e determinação, além de mostrar um melhor toque de bola.
O único problema continua sendo os erros defensivos. A “bobeira” de Jeci na partida de hoje poderia ter custado à vaga na primeira divisão em 2010. A falha cometida no gol de Eder Luiz mostrou a falta de tranqüilidade e categoria do zagueiro Alviverde.
Na meia-cancha Leandro Donizete mais uma vez foi um leão. Além de desarmar com eficiência e sair para o jogo com rapidez, deu uma assistência maravilhosa para Marcelinho Paraíba, que só não fez o gol graças a intervenção de Carini, o grande destaque do jogo pelo lado dos mineiros.
É de se ressaltar a tranquilidade de Marcelinho Paraíba em decidir as partidas quando o Coritiba precisa dele. Assim como já tinha sido contra o Palmeiras, no último minuto, Marcelinho bateu o pênalti com extrema categoria, garantindo os três pontos para o Coxa.
Não podemos esquecer também de Rômulo, que abriu o placar em uma linda tabelinha com Marcelinho Paraíba, e inspirado na costumeira raça de Ariel, não desistiu da jogada e acabou sofrendo o pênalti que originou o gol da vitória.
O destaque negativo do Coritiba foi a má vontade e preguiça de Renatinho, que assim como já tinha acontecido contra o Botafogo, entrou mais uma vez desligado em campo, não demonstrando a gana que é peculiar em jogador que almeja uma vaga de titular na equipe.
Fica o alerta para o jogador criado no clube, mas que precisa se espelhar em jogadores como Marcelinho Paraíba e Leandro Donizete, mostrando mais comprometimento com o Coritiba.
Outro destaque negativo, foi a arbitragem de Paulo César de Oliveira, que deixou de marcar um pênalti claro para o Coritiba, além de não marcar algumas faltas claras para o time Alviverde.
Não podemos esquecer do bandeira Edmilson Corona, que corria pelas sociais, e fez um trabalho totalmente parcial ao adversário do Coritiba.
xxx
Como eu gostaria de entender a cabeça de um técnico de futebol.
Nas substituições durante os jogos, a tática utilizada por Ney Franco é sempre a mesma, a saída do lateral direito para a entrada de Marcos Aurélio, com o meia Pedro Ken indo jogar na posição.
Minutos depois, o treinador Alviverde saca Pedro Ken e coloca um jogador da posição em seu lugar. Hoje com a falta de um jogador de origem no banco de reservas, o escolhido foi o volante Makelele, que por sinal cumpriu muito bem a função de fechar o setor.
Mas sabendo que as substituições são sempre as mesmas, qual o motivo de Ney Franco não levar o jogador Marcio Gabriel para o banco, logo este jogador que costuma fazer bons jogos dentro do Couto Pereira?
Realmente existem coisas no mundo do futebol que eu gostaria de entender.
xxx
Mais uma vez linda a festa promovida pela torcida Alviverde, principalmente no intervalo quando o Couto foi literalmente tomado pelo Green Hell.
Além do show de sinalizadores, é de ficar emocionado quando a torcida entoa o grito de guerra Vamos em busca de vitória!
Imagino o sentimento do jogador dentro de campo empurrado por este grito de guerra.
xxx
Após a vitória do Coritiba e dependendo do resultado de sua partida amanhã contra o Fluminense, o Atlético/PR terá vários motivos para abrir o olho.
Como o Coritiba, hoje, abriu oito pontos da zona de rebaixamento, a partir de amanhã a CBF mudará o foco na perseguição contra os times paranaenses, visando salvar os times cariocas.
É bom o maior rival ficar esperto, pois “coisas do além” podem começar a acontecer pelos lados da Baixada.
Mas como diria um amigo meu: Cada um com seus problemas!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
Sobre o autor
Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.
Sobre o blog
O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.
Ver comentários (0)
