COXAnautas - Coritiba Eternamente

08/09, 22h25 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

A arte de broxar

Não é de hoje que todos aqueles que passam pelo Coritiba, sejam eles dirigentes, treinadores e jogadores se tornam especialistas na arte de broxar.

Sim, meu amigos e amigas que leem o Falando de Bola, estou falando de broxar no sentido literal da palavra. Só que não são eles que broxam, mas sim fazem todo torcedor Alviverde broxar quando o assunto é o Coritiba.

É sempre assim, ou nos últimos anos tem se tornado assim. Quando se cria uma grande expectativa sobre algo relacionado ao time, lá vem eles nos fazer broxar, ou para quem quer um termo mais leve, perder a motivação.

Desde que o último plano de sócios foi lançado, criou-se uma atmosfera bacana. Formaram-se filas na central de sócios, muitas associações realizadas diretamente pelo site do clube, criando uma enorme perspectiva de que a meta estipulada pela diretoria de 25.000 sócios seria batida até com uma surpreendente tranqüilidade.

O problema é que a diretoria esqueceu de avisar ao treinador e aos jogadores, que a torcida Alviverde calejada de tanto sofrer precisa ser “mimada” para não perder a motivação. O termo “mimada” no caso quer dizer, ser agraciada com uma vitória, com uma boa apresentação, principalmente em jogos dentro de casa contra adversários diretos.

E o desavisado time do Coritiba entra em campo com sonolência, com um ar de desinteresse típico de pessoas totalmente descompromissadas, que pouco se importam se o clube terá 5 ou 25 mil sócios.

Assim foi contra o Atlético/GO, um jogo onde os atletas precisavam entrar com sangue nos olhos, lutando para garantir a segunda colocação, e tendo a chance de tirar três pontos para o primeiro colocado. Mas em vez do sangue nos olhos, o que se viu foram “olheiras”, características daqueles que passam noites em claro, não cuidando da sua saúde, e não se importando com o dia de amanha, muito menos com as pessoas em sua volta.

Um time sonolento, preguiçoso, fora de forma (Giovanni que o diga), desinteressado, isso tudo justamente em uma partida importantíssima, não só para a tabela de classificação, mas principalmente para seduzir aquele torcedor que esperava um bom resultado que o motivasse a se associar ao clube.

Não vale a pena nem comentar sobre a péssima atuação de alguns jogadores, muito menos sobre os vários equívocos do técnico Umberto Louzer, mas sim refletir sobre o quanto o Coritiba perde de público e dinheiro a cada “broxada” que o time dá em seu torcedor.

E de broxada em broxada, o Coritiba vai se apequenando cada vez mais, vivendo apenas de passado, agonizando em um presente tenebroso.


Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • ""Foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Samirrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!

    Foraaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Samirrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!!!!!!!!!!!!!!Renuncia e evite a morte do CFC

    Futebol é para Empresários de Visão e com PROJETOS...para homens comprometidos com o futuro do Clube dentro e fora de campo...""

    Igor S. | 22/09, 18h24

  • "A última derrota foi demais. Para este torcedor, os jogadores Vitor e Thalisson estavam de sacanagem. Só pode ser."

    João B. | 17/09, 11h53

  • "Ainda estou tentando digerir esse ultimo "espetáculo". Ja vi o Coritiba perder de forma bizarra, mas essa, esta com certeza no top 3. Bola pra frente, se existe algo de bom nisso, foi a indignaçao do tecnico. Pela primeira vez eu vi ele verdadeiramente puto. Espero que isso de alguma forma acorde essa tigrada. A Nós torcedores, resta lamentar, mas não jogar a toalaha... ainda..."

    Murilo P. | 17/09, 04h05

  • "Honório, vc resumiu na chamada de sua matéria, simplesmente TUDO!!!!!
    O que é esse técnico????
    O que é o Gordo jogando de titular????
    Pq não liberaram para o Goiás esse gordo mentiroso?????
    O que o Luizinho faz no banco desse gordo safado?????
    Não marca ninguém, não corre, não arma, uma VERGONHA!!!!!!
    E esse Alano????? Entregou o primeiro gol e depois errou TUDO!!!!!
    Jogador sem personalidade, que no segundo tempo estava nitidamente se escondendo da bola. Jogada quase no escanteio e ele perto da linha de zagueiros pra evitar de receber a bola?????
    Chega!!!!!!!!!!!
    Sempre acreditei que não há mal que sempre dure....
    Mas acho que somos a exceção que confirma a regra
    PQP!!!!!!!!"

    Marcus C. | 11/09, 23h43

  • "Ricardo, semana passada o presidente disse que não vai medir esforço para o acesso, então a pergunta é de que forma sem reforços? com a diminuição da folha com Wilson, Simião, João Vitor e Alan Costa deveria trazer mais reforços, principalmente para a zaga dois zagueiros, um meia e um volante urgente."

    Sergio H. | 11/09, 11h49

    • "Esqueceu do Welington dias..."

      Luciano S. | 12/09, 00h50 | Móvel

  • Ver todos os comentários (80)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, 42 anos, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 75
Sport 68
Coritiba 66
Atlético-GO 62
América-MG 61
Paraná 56
CRB 55
Cuiabá 52
Botafogo-SP 50
10º Operário 50
11º Ponte Preta 47
12º Vitória 45
13º Guarani 44
14º Brasil de Pelotas 44
15º Oeste 41
16º Figueirense 41
17º Londrina 39
18º São Bento 39
19º Criciúma 39
20º Vila Nova 39

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Rupson F. 327 pts.
andre a. 313 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 309 pts.
Rui Valente 304 pts.
Leandro R. 295 pts.
Marcelo luczyszyn 294 pts.
Waldir Laska 291 pts.
Leonel Schunig 290 pts.
Ricardo Honorio 287 pts.
10º Marcelo G. 280 pts.
11º Luiz C. 277 pts.
12º Jose R. 274 pts.
13º alessandro k. 271 pts.
14º Hedy G. 270 pts.
15º Rodrigo P. 268 pts.
16º Juarez Mocelin 267 pts.
17º Marcio Cardozo 267 pts.
18º Mauro S. 264 pts.
19º Ido M. F. 263 pts.
20º Julio C. R. 259 pts.
21º Tiago L. 259 pts.
22º Carlos N. 258 pts.
23º Vitor Guedes 258 pts.
24º Valdir T. 257 pts.
25º Alysson Delalibera 256 pts.
26º Job Grassi 256 pts.
27º João L. 255 pts.
28º Walber Gonçalves de Queiroz 254 pts.
29º Gelson Roberto M. 254 pts.
30º Robson R. 253 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Rupson F.
2º andre a.
3º CARLOS AUGUSTO B.
4º Rui Valente
5º Leandro R.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet