COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

24/08, 08h23 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

A importância de uma vitória

A consciência nos faz refletir sobre a vitória sobre o Red Bull Bragantino, que tirou o Coritiba de uma sequência de seis derrotas, quatro delas ocorridas no campeonato brasileiro.

Ela deve ser comemorada pelo torcedor, isso não deve ser evitado. Afinal já estava ficando vergonhoso ver o Coritiba na lanterna da competição sem ter marcado um mísero ponto. A lanterna ainda faz parte do cotidiano Alviverde é verdade, mas o gosto de uma vitória no campeonato brasileiro da primeira divisão já pode ser saboreado pelo sofrido torcedor Coxa-Branca, que sempre terá a esperança de ver o seu time vivendo dias melhores.

O primeiro tempo do time do Coritiba em Bragança Paulista foi muito ruim. O meio não se acertava, dando espaço para o Bragantino fazer suas transições rápidas e chegar com facilidade à frente. A defesa batia cabeça, e o zagueiro Rhodolfo errava todas as suas saídas de bola. O ataque até começou bem a partida, mas com a ineficiência dos demais setores do time, a bola parou de chegar na frente.

Com todos em má jornada, não seria diferente com Wilson. O goleiro foi fazer sabe-se lá o que no meio-campo e deu todo o espaço do mundo para o Bragantino trocar passes na área e abrir o placar.

Mas no minuto seguinte a sorte passou a jogar do lado Alviverde. Sassá, na raça, ganhou na corrida do zagueiro e foi empurrado dentro da área. Pênalti e expulsão. Sabino, com categoria, deixou tudo igual.

Com um segundo tempo inteiro para ser jogado com um homem a mais, o Coritiba desta vez foi inteligente. Não deu espaços para os rápidos jogadores do adversário, e começou a tocar a bola com inteligência. Assim, o segundo gol era questão de tempo, e ele apareceu logo no começo da segunda etapa.

E ele veio justamente no setor forte do time, o lado esquerdo. Uma bela triangulação entre Sabino, Neilton e William Matheus acabou nos pés de Róbson, que com categoria, marcou o gol da vitória. Vitória que poderia ser ainda maior se o VAR não anulasse um gol de cabeça de Sabino, que por milímetros estava à frente do zagueiro adversário.

Não foi um primor de atuação é verdade, mas foi a atuação de um time consciente de suas limitações, que soube se fechar e explorar os contra-ataques.

Uma vitória extremamente importante pelo momento que o time vivia no campeonato. Ela dará tranquilidade para o técnico Jorginho recomeçar o seu trabalho, tendo uma semana para colocar a casa em ordem antes da próxima partida, que será contra o Sport/PE, em casa. Uma ótima oportunidade para o Coritiba começar a pensar em deixar a parte de baixo da tabela.

Por outro lado, que a vitória não iluda aqueles que dirigem o time, de forma a brecar a busca por novas contratações. O elenco é extremamente carente em algumas posições, principalmente de um meia armador e de um atacante de velocidade.
Eu sempre achei o nível deste campeonato muito baixo, e com um pouco de competência o Coritiba pode fazer algo melhor do que apenas lutar pelo rebaixamento. A vitória contra o Bragantino mostrou isso.

Cabe agora ao clube e ao diretor de futebol Paulo Pelaipe garimpar bons jogadores para ajudarem o Coritiba a primeiramente deixar a zona de rebaixamento e depois pensar em uma Sul-americana. Tudo isso é possível no cenário que está se desenhando no campeonato brasileiro.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "Ótima coluna. Assinado!"

    R. L. Zanetti | 26/08, 00h11 | Móvel

  • "Por que nenhum desses ex-jogadores, com boa experiência dentro de campo, não se interessa de ser um executivo de futebol e fazer esse papel de intermediar a diretoria e os atletas? Se preparar bem, academicamente e estar com o time em todas as partidas...ser uma espécie de Dirceu Kruger moderno e participar das contratações de treinadores e jogadores. Seria muito bom formar esse profissional em nossa casa...poderia ser até o Mozart mas sei que ele já tem idéia de ser treinador. Gostava muito da atação do Antonio Lopes e ele faz esse papel até hoje no Vasco da Gama.
    A diretoria geralmente é somente torcedor...nada entende de futebol e seus meandros...sua malícia e raramente tem "agenda" para ir atrás de bons reforços.
    Veja a mudança drástica de idéia de jogo do Jorginho para o Barroca e, agora, do Barroca para o Jorginho. São dois treinadores muito diferentes.
    Em tempo: Alguém precisa alertar nossos laterais de ficarem de "castigo" colados no Jorginho e tendo um "a parte" com ele para aprender um pouco sobre a função de lateral. Isso seria muito importante para nós e para suas carreiras...grudar no Jorginho e pedir conselhos bem como treinamentos específicos para a função. Parar de fazer cruzamentos ridículos durante as partidas."

    Gilberto Marecos | 25/08, 15h08

  • "Barroca era um bom treinador? Penso que sim...muito bom, na minha opinião. Entretanto, ele precisa de boas peças para executar o que ele pensa de futebol. No Coritiba ele não tem essas peças. O time é limitado e não pode se dar ao luxo de ficar tentando fazer o que não consegue...experimentando jogadas e trocando passes perigosos próximo à defesa...na saída de bola.
    Para o nosso time, precisamos de treinador raiz...aquele que trabalha a tática, estratégias e, principalmente com um bom estado físico dos atletas...para competir e bater de frente com os times da série A, que são muito superiores tecnicamente a nós, em sua grande maioria. Não me iludo que teremos uma grande contratação...se vier alguém será no mesmo nível, ou abaixo, desses que estão aí...
    Trata-se de mais uma aposta, somente...vamos à luta!!!"

    Gilberto Marecos | 25/08, 14h57

  • "Boa coluna"

    João B. | 25/08, 09h36

  • "Perceberam que foi o Pastana sair que o time entrou em campo mais ligado e com mais vontade. Óbvio para mim que estavam boicotando o Pastana e só a diretoria não viu isso."

    Jarbas R. | 25/08, 01h51 | Móvel

  • Ver todos os comentários (40)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Classificação Brasileiro

Internacional 35
Flamengo 35
Atlético-MG 32
Fluminense 29
São Paulo 27
Santos 27
Palmeiras 25
Fortaleza 24
Grêmio 24
10º Ceará 22
11º Atlético-GO 22
12º Sport 21
13º Corinthians 21
14º Bahia 19
15º Bragantino 19
16º Botafogo 19
17º Vasco 18
18º A.Paranaense 16
19º Coritiba 16
20º Goiás 11

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 154 pts.
Bruno O. 140 pts.
CARLOS CARLOS 136 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 136 pts.
Eden Leão 132 pts.
Rupson F. 132 pts.
Rafael Minoli 129 pts.
Anderson85 Anderson85 127 pts.
Selma R. 127 pts.
10º cleverson k. 124 pts.
11º Marcos Kuff 124 pts.
12º Ricardo Honorio 124 pts.
13º Persio F. 121 pts.
14º Walber Gonçalves de Queiroz 120 pts.
Valdir T. 120 pts.
16º Giovanne Smaniotto 119 pts.
j. miranda 119 pts.
18º Álvaro M. 119 pts.
19º Sanjiro J. 118 pts.
20º Adriano Leal 116 pts.
21º Marco Ferreira 116 pts.
22º Ezequiel B. 115 pts.
23º Tiago Z. 115 pts.
24º Evaldo Maciel 114 pts.
25º Waldir J. 113 pts.
Adilson P. 113 pts.
27º MARCELO ARAUJO 113 pts.
28º Johnny F. 112 pts.
Ailton Batista Vieira Filho 112 pts.
30º Dorvalino J. 112 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Anuncie sua empresa aqui a partir de R$9,90 mensais!

Comparação com mais de 30 bookmakers!

Encontre o melhor bookie para apostadores brasileiros em casa-de-apostas.com.

 



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet