Falando de Bola
Vencer o Guarani tornou-se algo obrigatório na visão de todo Coxa que acompanhou o que fizeram com o Coritiba no Brinco de Ouro em 1991. Desde antes do jogo, como durante a partida. Beto Zini, presidente do Bugre, e José Roberto Wright, “árbitro” de futebol, são duas pessoas odiadas pelo torcedor alviverde.
Mas vencer o Guarani amanhã vai muito além disso. Deixará ainda mais encaminhada a vaga à primeira divisão em 2022. Após a 25º rodada, a probabilidade de o Coritiba conseguir o acesso subiu para 94,8%, segundo dados da UFMG. Como campeão, o Coxa foi para 49,8%, mais de 30% a frente do Botafogo, que aparece como a segunda equipe com mais chances de título. E esses números devem subir ainda mais com uma vitória sobre o time campineiro.
Um triunfo amanhã no Couto Pereira vai deixar o Coritiba muito próximo do acesso. Atualmente, com 49 pontos, o time alviverde encontra-se oito pontos da frente do Guarani. Vencendo, o Coxa abre 11 pontos com apenas doze jogos para o final do campeonato. Ou seja, dificilmente o time campineiro conseguiria tirar essa pontuação.
Assim, dos 6 times (Coritiba, Goiás, Botafogo, CRB, Guarani e Avaí) que hoje brigam diretamente pelas quatro vagas de acesso, o Guarani dificilmente alcançaria o Coritiba até o final do campeonato.
E a rodada pode ser melhor ainda para o time alviverde, pois o CRB (4º), com 44 pontos, enfrenta o Avaí (5º), que tem 40, e em caso de empate ou vitória dos alagoanos, o time catarinense ficaria a onze/doze pontos do Coritiba, e somente um milagre faria o Avaí alcançar o Coxa.
Portanto, o jogo entre Coritiba e Guarani é muito mais do que apenas um confronto direto. É um jogo que pode encaminhar definitivamente o acesso do Coritiba para a Série A. Pois nenhum torcedor em sã consciência acreditaria que Guarani e Avaí tirariam tantos pontos assim em tão poucas rodadas.
#JoguejuntocomoCoritiba
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)