COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

03/12, 11h24 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

A sobrevivência passa pelo Couto Pereira

Enraizado na zona de rebaixamento, o Coritiba terá nas próximas seis rodadas a oportunidade de traçar o seu destino no campeonato brasileiro, seja ele para entrar na luta para se manter na primeira divisão, ou então, praticamente sacramentar o seu rebaixamento.

Dos seis jogos a disputar, podemos dizer que cinco são confrontos diretos. Os jogos contra Red Bull Bragantino, Sport, Botafogo, Goiás e Athletico Paranaense serão importantíssimos nesta complicada tarefa de deixar a parte de baixo da tabela. Qualquer ponto perdido contra qualquer um destes adversários pode fazer uma grande diferença lá na frente.

Em uma rotina normal, sem considerarmos a pandemia da COVID-19, o Coritiba teria uma grande oportunidade de pontuar, uma vez que dos cinco adversários acima mencionados, quatro serão enfrentados dentro do Couto Pereira. Com a torcida alviverde a favor, as chances de quatro vitórias seriam grandes. O problema é que, sem torcida, o Coxa tem a segunda pior campanha nos jogos dentro de casa, com apenas 11 pontos conquistados em 33 disputados. O número é ainda mais vexatório quando se vê que o time alviverde marcou apenas seis gols dentro de casa.

E em um cenário onde uma possível fuga da zona do rebaixamento passa principalmente pelos confrontos diretos dentro de casa, a única possibilidade de isso acontecer é o Coritiba passar a fazer algo que tem feito muito pouco até então, que é começar a pontuar nos jogos disputados dentro do Couto Pereira.

Vitórias contra Red Bull Bragantino, Botafogo, Goiás e Athletico Paranaense passam a ser questões de sobrevivência para um clube que pode passar por sérias dificuldades em caso de uma nova queda para a Série. Um novo rebaixamento abalará o clube não só financeiramente, como também moralmente.

E além das importantes partidas dentro de casa, o Coritiba tem ainda um confronto direto contra o Sport, na Ilha do Retiro, em um jogo que pontuar também é preciso. Não só para subir na tabela, como também para segurar um adversário direto na luta contra o rebaixamento. O jogo contra o Atlético Mineiro é daqueles que podem ser definidos como o que vier é lucro.

O que não pode acontecer é perder pontos nos confrontos diretos, uma vez que a cota de pontos perdidos, principalmente nos jogos dentro de casa, já estourou faz tempo.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "Em que rodada vamos cair , e ate quando vamos ser o eterno golfinho , dói escrever isso mas é a pura verdade."

    Giovani P. | 04/12, 10h51

  • "Eu penso que o Coritiba tem time para reverter a situação. O problema é que não tem entrosamento, não têm padráo de jogo, não tem criação de jogadas no meio, pelas beiradas do campo, não tem jogadas ensaiadas, não sabem sair de marcação forte e apesar de jogadores experientes, joga sem personalidade e com medo de jogar. Parece um juntado de jogadores para o futebol de final de semana, ou seja falta quase tudo para ser considerado uma equipe.
    Todos esses defeitos quase em fim de campeonato, Consequência dos fracos técnicos e preparadores físicos durante o ano, não percebidos a tempo pelos gestores que almejam a reeleição.
    Se o técnico nesses 10 dias (quase uma intertemporada), conseguir resolver esses problemas e colocar motivação, mentalidade forte e vencedora nos jogadores , pode mudar o panorama, caso contrário estaremos praticamente rebaixados nas próximas 4 rodadas.
    Lembrando: Faltam nove longos dias e noites para as eleições."

    Celso T. | 03/12, 20h45

    • "O SAMIR enche a boca para falar nas entrevistas que ele economiza no futebol, investiu 7 milhões em estrutura física e montou um time de merda com sobras de jogadores que ninguém quer contratar e acabam aqui por indicação de empresários (coisa que o SAMIR falou que não iria acontecer em sua gestão). Que venha a nova direção e tente apagar o incêndio mudando tudo o que for possível seja a que custo for, não podemos é cair para série B novamente. O jogo de sábado pode decidir se ficamos na elite ou voltaremos para a segundona."

      Jarbas R. | 04/12, 02h06

  • "Caro Honório
    Rsrsrs"

    Carlos E. | 03/12, 20h35 | Móvel

  • "Caro Brandão

    Admiro sua esperança. Mas nosso time está sem força. Acho tudo muito difícil pro Coritiba em 2020. Abraços"

    Carlos E. | 03/12, 20h33 | Móvel

  • Ver todos os comentários (19)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Classificação Brasileiro

São Paulo 57
Internacional 56
Atlético-MG 53
Grêmio 50
Flamengo 49
Palmeiras 48
Fluminense 46
Santos 45
Corinthians 42
10º A.Paranaense 39
11º Ceará 39
12º Bragantino 38
13º Atlético-GO 36
14º Sport 32
15º Vasco 32
16º Fortaleza 32
17º Bahia 29
18º Goiás 26
19º Coritiba 25
20º Botafogo 23

Bolão Paranaense

Melhores Colocados

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias

Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2021 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet