Com que roupa eu vou?
Destes, três já foram embora.
Mazinho, o único, dos três prometidos, da negociação com o Palmeiras, Pedro Ken, aquele que até hoje ninguém sabe porque voltou, e Wellington Paulista que mostrou pouco com a camisa Alviverde.
No começo do ano o clube gastou em apostas, das quais até agora não se pode dizer que alguma tenha dado um resultado efetivo.
Bruno, Fabrício, Caceres, João Paulo, Alan Santos, Rodolfo, Negueba, Wallyson, Giva, além dos três que já foram embora, foram os que chegaram para o início da temporada e hoje nenhum deles é titular absoluto da equipe.
Com a perda do campeonato estadual, a diretoria resolveu sair da hibernação e foi atrás de mais reforços, pois a goleada sofrida para o Operário trouxe o Coritiba de volta para a cruel realidade de um time fraco para disputar o campeonato brasileiro.
A tão propagada falta de dinheiro fez, mais uma vez o clube iniciar o brasileirão contratando apostas.
Chegaram Thiago Galhardo, Ruy, Leandro Silva e Paulinho, jogadores que com exceção do primeiro, se destacaram atuando no fraco campeonato paranaense. De todos eles, apenas Leandro Silva e Ruy, que está contundido, pode se dizer que são titulares. Thiago Galhardo tem atuado como titular, mais pela ausência de outros jogadores, do que por seus méritos. E Paulinho, ainda não passou de opção.
A péssima campanha e a juventude do elenco, fizeram a diretoria, mais uma vez, sair da hibernação e voltar seus olhos para jogadores experientes.
Wilson, Lúcio Flavio e Marcos Aurélio, que estavam em baixa em seus clubes foram contratados. Além deles chegaram o atacante Kleber, que estava parado desde o final do ano passado, e o meia Esquerdinha, que não renovou seu contrato com o Goiás.
Sentindo as várias carências no elenco, a diretoria trouxe ainda o experiente zagueiro Rafael Marques, que estava no futebol italiano, e está acertando com o atacante Henrique, que estava afastado no Botafogo, e o lateral Juan, outro que estava sem jogar desde o ano passado.
Dos jogadores mais experientes que estão jogando, apenas Wilson, Marcos Aurélio e Lúcio Flávio estão como titulares absolutos e mostrando um futebol regular, muito embora os dois últimos ainda estejam muito aquém da expectativa que se tem neles.
Já Esquerdinha, outro atleta cercado de expectativas pelas boas temporadas no Ituano e no Goiás, ainda não convenceu com a camisa do Coritiba.
Com jogadores chegando a todo instante e os vários jogadores entregues ao Departamento Médico, o Coritiba ainda não conseguiu colocar em campo neste campeonato, um time que possa ao menos ter um desempenho melhor do que está apresentando atualmente.
E a diretoria Alviverde parece não aprender com erros de formação no elenco para esta temporada, continuando a trazer jogadores que não se encontram em perfeita condição física e ritmo de jogo.
O lateral Juan é mais recente exemplo. Um jogador que está desde novembro/2014 sem jogar, e que quando entrar em forma, dificilmente suportará a desgastante carga física que o calendário brasileiro de futebol impõe.Talvez seja mais um que em breve estará entregue ao Departamento Médico, sendo mais uma a encorpar a extensa lista de jogadores em tratamento.
Essa é a realidade da montagem do elenco do Coritiba.
Se errou muito no começo do ano quando a opção da montagem do elenco foi praticamente toda em apostas, e como o resultado não foi como o esperando, a diretoria saiu as compras sem nenhum critério, contratando basicamente em atletas em baixa ou sem vínculo.
Do jeito que a coisa está acontecendo, é capaz do Coritiba chegar ao final do campeonato sem poder escalar a melhor formação dentre os jogadores que estão no elenco.
Alguém acredita que até o final do campeonato, o time Alviverde possa ser formado por Wilson, Norberto, Rafael Marques, Leandro Silva e Carlinhos (Juan); Helder, Caceres, Ruy e Lúcio Flávio (Esquerdinha); Marcos Aurélio e Kléber?
No papel um bom time, resta saber se ele entrará em campo.
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
Sobre o autor
Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.
Sobre o blog
O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.
Ver comentários (7)
