COXAnautas - Coritiba Eternamente

21/06, 08h27 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

Convicção com prazo de validade

O feriado de Corpus Cristi nos trouxe duas “pérolas” relacionadas ao Coritiba: as entrevistas de Samir Namur e Rodrigo Pastana, que viraram matéria no COXAnautas.

Como tem se tornado corriqueiro na gestão atual, nada de novidades, pelo contrário, um cardápio imenso de convicções sem sentido e um festival de desculpas, onde somente o mais ingênuo torcedor tem a capacidade de acreditar e confiar naquilo que foi dito.

Como era previsto, a vitória sobre o Guarani, mesmo que em uma noite de mais uma pífia atuação, garantiu o emprego de Umberto Louzer, e porque não também do Pastana.

A medíocre colocação na tabela, as atuações ruins, a falta de capacidade do treinador em criar alternativas para um time que é totalmente dependente de seu artilheiro, não bastaram para que o treinador fosse demitido, e assim, que o Coritiba pudesse aproveitar os mais de trinta dias de folga para iniciar um novo trabalho.

A “convicção” de Samir Namur manteve não só o treinador, como também o diretor de futebol, responsável por seguidos equívocos na montagem do elenco, jogando fora um bom percentual dos escassos recursos do Coritiba na vinda de Welinton Junior, Arancibia, Lucas Tocantins, Felipe Mattioni, Fabiano entre outros.

O problema é que a convicção do presidente tem data de validade. Tanto Samir Namur, quanto Rodrigo Pastana, ao dizerem que o time fez boas atuações, estão cometendo o maior erro na gestão de um clube de futebol que é a teimosia na insistência de algo que mostra ter prazo de validade.

E este prazo de validade pode durar até a partida contra o Criciúma, no dia 9 de julho. Depois de mais de 30 dias em treinamento, alguém imagina qual será o ambiente no clube caso o Coritiba volte derrotado do interior catarinense?

A vitória frente ao Guarani jamais poderia servir de parâmetro para a manutenção do treinador e até mesmo do diretor de futebol. Aquele jogo foi atípico, onde o Coritiba venceu com um gol de pênalti no final da partida, depois de passar 90 minutos sem um pingo de técnica, criatividade e organização tática.

Mas a decisão está tomada, Louzer e Pastana permanecem e a probabilidade do Coritiba ir adiante sem a vinda de nenhum reforço é muito grande. Assim, não dá mais para arriscar nenhum prognóstico em relação ao acesso para a Série A.

Mesmo que a segunda divisão seja disputada atualmente por times fraquíssimos, o Coritiba, nas mãos de Samir Namur, conseguiu igualar-se a eles, o que tirou do clube Alviverde a condição de um dos favoritos ao acesso.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "Embora esperássemos mudanças radicais elas não vieram. Samir optou pelo bom clima.

    Mas sua coluna está perfeita Honório. Com 30 dias para ajustar o time, essa "convicção" e apoio "irrestrito" têm prazo de validade de um jogo.

    Citando sua frase: E este prazo de validade pode durar até a partida contra o Criciúma, no dia 9 de julho."

    Gerson Lima | 27/06, 11h24

  • "Bem que a Copa América poderia durar 1 ano e meio.Pois assim eu não teria mais o desprazer de continuar a ver os shows de horrores da seleção do incompetente do SAMIR."

    luiz p. | 26/06, 11h00 | Móvel

  • "Galera, concordo e não concordo. Acho q ninguém está satisfeito, mas essa diretoria quando faz alguma coisa, faz merda. Quanto mais mexe, mais fede. Esse pensamento não consola ninguém, mas vai saber quem o Samir contrataria pro lugar do Louzer? Vinícius Eutropio? Tenho medo de pensar. Apesar de tudo, o Louzer chutou o balde na derrota para o paranitu e os jogadores precisam de alguém meio loco no comando, senão ficam na zona de conforto mesmo. Alan Costa marcando a bola naquela altura no jogo foi foda, mereceu a mijada. Ele não deveria ter se revoltado, se queimou. Vamo COXAA"

    Rafael C. | 25/06, 08h32 | Móvel

  • "Aproveite e prestigie o Coritiba lá, João B, para outros Criciúma não é bem ali não e nem muito barato."

    J. Mario | 24/06, 15h59

  • "Coritiba e Criciúma, um jogo de iguais. Pouca diferença nos dois elencos. Em princípio, o Criciúma tem vantagem por jogar em casa. Considerando os dois elencos e atuação na temporada, o empate, para o Coritiba, é bom resultado. Vamos lá. Afinal, Criciúma é ali, e o passeio é atraente. Vamos juntos. Avante, Coxa!"

    João B. | 24/06, 12h28

  • Ver todos os comentários (25)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, 42 anos, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 19
Ponte Preta 19
Atlético-GO 18
Sport 17
Botafogo-SP 16
Londrina 16
Figueirense 16
Paraná 16
Coritiba 15
10º CRB 13
11º Brasil de Pelotas 12
12º Criciúma 12
13º Cuiabá 12
14º Oeste 11
15º Operário 10
16º Vila Nova 10
17º São Bento 8
18º Guarani 5
19º América-MG 5
20º Vitória 4

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Marcelo Carneiro 86 pts.
Ido M. F. 85 pts.
Hedy G. 84 pts.
Leandro R. 84 pts.
Leonel S. 80 pts.
Antonio Alvaredo Filho 79 pts.
Dorvalino J. 78 pts.
Luis Henrique R. 77 pts.
Wellingtton Wellingtton 77 pts.
10º Sanderson 76 pts.
Alysson Delalibera 76 pts.
12º Valdir T. 76 pts.
13º Vinicios A. 75 pts.
14º João L. 74 pts.
15º Jose R. 74 pts.
16º Aramis Vieira 74 pts.
L. Comeli 74 pts.
18º Walber Gonçalves de Queiroz 73 pts.
19º Juarez Mocelin 72 pts.
Jobson Emanoel 72 pts.
21º Robson R. 71 pts.
22º Johney S. 70 pts.
23º Andre T. 70 pts.
24º Daniel G. 70 pts.
25º Rodrigo P. 69 pts.
26º L. G. Coltro 68 pts.
27º andre a. 68 pts.
28º Emerson Marcos Stadinicki 67 pts.
Johnny F. 67 pts.
30º Valdir 67 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º Marcelo Carneiro
2º Ido M. F.
3º Hedy G.
4º Leandro R.
5º Leonel S.

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet