Logo COXAnautas

Falando de Bola
Falando de BolaRicardo Honório

Dá pra entender?

Confesso que sou totalmente leigo em matéria referente a quem realmente tem direito sobre os passes dos jogadores.

Confesso também que nem quero entender, pois vejo tanta sujeira no meio, que prefiro me abster e continuar um apaixonado pelo que rola dentro das quatro linhas.

Porém trago a tona um assunto envolvendo o último ídolo da torcida Coxa, talvez o maior da nova geração de torcedores, o atacante Keirrison.



O grande golaço de Keirrison em 2009, foi ser o principal responsável pela demissão de Wanderlei Luxemburgo, treinador odiado pela torcida Alviverde, em função do forte assédio sobre o próprio Keirrison e sobre outros jogadores do elenco do Coritiba, principalmente Carlinhos Paraíba, que por ter assinado um contrato maior, não conseguiu se desvencilhar do Coritiba, apesar de sua vontade, porém o Palmeiras não conseguiu bancar o valor pedido pelo Coritiba.

Mas o que me levou a escrever esse “post”, mesmo sabendo que todos já estão cansado das histórias sobre Keirrison, é a sua venda para o Barcelona.

A mesma história que tinha ocorrido com Henrique, se repetiu com Keirrison, com o Palmeiras ficando com o mico ao perder dois importantes jogadores que ficaram pouco tempo no clube.

Acontece que o mico maior não ficou com o Palmeiras, mas sim com o Coritiba.

Tudo começou com Henrique, que foi vendido pelo Palmeiras, quando poderia ser vendido diretamente para o exterior.

Agora o mesmo acontece com Keirrison, que está indo para o Barcelona, com menos de cinco meses de Palmeiras.

Alguns podem achar que se continuassem no Coritiba, não teriam a mesma visibilidade, o que é puramente “papo furado”, pois Miranda, Rafinha e Adriano saíram do Coritiba diretamente para o futebol europeu.

Mas o lugar onde quero chegar refere-se ao valor que o Coritiba e o Palmeiras receberão por esta transação.

O Coritiba, por ser um dos clubes formadores do atleta, receberá uma pequena porcentagem da venda que deve atingir 13 a 14 milhões de euros, com o Coxa devendo receber em torno de R$ 700.000,00, pela transferência do atleta para o Barcelona.

Não preciso nem lembrar o quanto o Coritiba investiu neste atleta, desde sua formação, passando pelo longo período em que ficou afastado, até a consagração como artilheiro da Série A.

Já o Palmeiras que recebeu o jogador da Traffic, sem investir nenhum tostão para contratar o atleta, deverá receber 20% da venda, em torno de R$ 7.000.000,00 a R$ 8.000.000,00, por um atleta que ficou menos de cinco meses no clube.

Só este detalhe já chamaria a atenção para termos cada vez mais a certeza que como a diretoria Alviverde não está sabendo administrar o futebol.

Porém, como curiosidade, o dinheiro que o Palmeiras deveria receber nesta transação, irá diretamente para os cofres da Traffic, em virtude das dívidas que o clube paulista possui com esta empresa.

Mas o detalhe mais curioso é que Keirrison não ficará no Barcelona, pois deverá ser mandado para o Valência, como moeda de troca para a contratação de David Villa, atacante da Seleção Espanhola.

Porém o mais curioso é que o próprio Valência foi um dos interessados na contratação de Keirrison, no começo de 2009, quando o atleta ainda atuava pelo Coritiba, o que caso tivesse a negociação concretizada faria o Coritiba lucrar muito mais do que os R$ 700.000,00 que deverá receber.

Isso sem contar as histórias do próprio Henrique, Marlos, Leandro Silva, Rodrigo Mancha, não esquecendo que tudo começou com a venda de Alex, em 1996.

Gostaria de saber quando é que deixaremos de ser uma província de São Paulo para nos tornarmos grandes e negociarmos diretamente com o futebol europeu?

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório


Sobre o autor

Ricardo Honório
Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Sobre o blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.
Ver comentários (0)
Link copiado para a área de transferência