COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

19/10, 08h21 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

De olho no lance! Coritiba x Santos

Ricardo Oliveira ainda não teve tempo de mostrar o faro de artilheiro no Coritiba. O atacante de 40 anos, que não atuava desde março, chegou cheio de expectativa ao time Alviverde.

Relacionado em três jogos, o jogador estreou como titular contra o Fortaleza e pouco fez. Voltou a entrar em campo contra o Santos já no final da partida, e também pouco contribuiu para que o time tentasse ao menos empatar a partida.

Mas, se dentro de campo ainda não desencantou, no vestiário o jogador já desponta como um dos líderes do elenco. Tentando trazer um espírito vencedor ao time, Ricardo Oliveira já ecoa como uma das vozes mais fortes.

No aquecimento antes da partida contra o Santos, era nítida a concentração do jogador, se mostrando extremamente dedicado nos exercícios.

Com ainda 21 jogos para disputar no campeonato brasileiro, o atacante deverá ser bem útil para ajudar o Coritiba na luta para escapar do rebaixamento.



Se contra o Palmeiras o Coritiba teve total espaço para trabalhar a bola, contra o Santos isso não aconteceu. O matreiro técnico Cuca, sabedor da dificuldade defensiva do time Alviverde, ordenou que seus jogadores marcassem em linha alta, dificultando muito a saída de bola do Coritiba.

Outra tática foi a marcação sob pressão, que atrapalhou muito os planos do time alviverde na organização de jogadas. Quando o Coritiba pegava na bola, dois ou três santistas já marcavam em cima, fazendo a dobra na marcação e complicando o jogo ofensivo do Coxa.

Dobra essa que faltou ao Coritiba, principalmente no primeiro gol do Santos, quando Yan Sasse e Matheus Salles deixaram Natanael sozinho na marcação de Soteldo e Felipe Jonathan.



Jorginho tem demonstrado em suas entrevistas não ser muito adepto do futebol de Matheus Galdezani. A prova disso foi a colocação do jogador no banco de reservas assim que chegou ao Coritiba.

Após uma inversão errada de Galdezani no segundo tempo, Jorginho levou as mãos à cabeça e “bufou”, demonstrando enorme irritação com o erro do jogador.

Irritação essa que não aconteceu com um erro primário de outro jogador, que aconteceu na frente de sua área técnica.

Outro lance curioso, que nas entrelinhas mostra a satisfação de ambos em relação ao outro, aconteceu no intervalo da partida, quando, em entrevista à televisão, Galdezani “entregou” Jorginho dizendo que o treinador não lhe deu instruções ao entrar em campo, dizendo apenas: Entra no meio e manda o Matheus Salles para a lateral!



Jorginho não tem sido muito feliz quando resolve fazer alterações em seu time. Desde que reassumiu o Coritiba, são raras as vezes em que suas substituições dão algum resultado efetivo.

Contra o Santos, o treinador acabou com a principal alternativa ofensiva do time quando tirou Natanael. Apesar de estar tendo muitas dificuldades pela marcação em seu setor, o jovem lateral estava conseguindo chegar ao ataque com qualidade, aproveitando-se do enorme espaço que Felipe Jonathan deixava.

Quando Matheus Salles foi colocado por ali, o Coritiba praticamente não atacou mais pelo setor direito, deixando de aproveitar o espaço que o Santos deixava por ali.

Outra alteração que ninguém entendeu foi a entrada de Nathan Fogaça. O ponta, que ainda não conseguiu mostrar um bom futebol no time de cima, entrou como centroavante, passou a jogar como ponta pelo lado direito e acabou a partida como lateral, numa verdadeira salada mista promovida pelo treinador, que acabou não dando nenhum resultado.



O lance acontecido no final da partida, após uma cobrança de escanteio do Coritiba mostrou bem o baixo nível da arbitragem brasileira.

Após a cobrança, um zagueiro do Santos rebateu a bola, que voltou para Matheus Galdezani. Assim que a bola chegou ao meia do Coritiba, o bandeirinha levantou a bandeira marcando impedimento.

O técnico Jorginho e os jogadores do Coritiba o pressionaram dizendo que a bola tinha sido tocada por um jogador santista, o que de fato aconteceu. Em uma alternativa rápida para o seu grave erro, o bandeirinha sinalizou que a bola tinha feito a curva por fora, razão pela qual levantou sua bandeira.

O interessante disso é que o auxiliar não levantou sua bandeira assim que a cobrança de escanteio aconteceu, o que seria o correto, mas apenas o fez na sequência da jogada, deixando evidente o seu equívoco na marcação e atrapalhando os planos do Coritiba, que teria uma última oportunidade para chegar ao empate.


Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "Arbitragem FDP!!! Como sempre!!!"

    R. L. Zanetti | 21/10, 08h28

  • "Tem coisas que não dá pra entender. Trazer o Mateus Oliveira, que não joga há mais de 18 meses, falar que o cara vai resolver os problemas do time e colocar o cara para jogar assim que ele chega... Vai ajudar o compadre em outro lugar..."

    Antônio M. | 20/10, 15h44

  • "o problema do Coritiba e seu técnico medíocre esta na presidência do clube exercida por um juvenil socialista que se julga conhecedor de tudo, como todo bom esquerdopata, mas que na verdade é um BOSTA, que com suas decisões sempre autoritárias, levou o clube a essa situação vexatória. Um time fraco, um técnico FEDORENTO DE RUIM. Ainda bem que isso tudo tem data pra acabar (Dezembro) com a chegada da tão esperada eleição. Pra mim com certeza vai acabar, pois ou o Samir perde e deixa a presidência, ou deixo eu o quadro associativo do clube."

    Sandro Silva | 20/10, 12h23

    • "O problema é ele ser "socialista". Meu Deus, o curitibano médio reacionário e ultra conservador não consegue separar as coisas. Como se incomodam com isso não? Bom, numa cidade em que mais de 70% das pessoas votaram no CRIMINOSO, FASCISTA E CANALHA que ocupa a chefia do executivo nacional, não é de se espantar. Que pobreza..."

      Luiz Bonin | 20/10, 19h05

  • "Na realidade a verdade é uma só:
    O Jorginho além de covarde, medroso, traíra, classista ou corporativista,como queiram, é incompetente como treinador de um time na série A. Talvez se segure em alguma equipe que necessite jogar apenas na retranca e que não necessite de conquistar pontos, o que convenhamos, não é o nosso caso, e ainda mais que fazemos uma campanha em final de primeiro turno como o mais sério candidato a serie B e com o pior futebol apresentado entre os 20 participantes. Esta não é uma afirmação só minha, mas da maior parte da cronica esportiva nacional,vai dizer agora que é bairrismo ou clubismo?
    Não devemos nada ao Jorginho(Dunga) incompetente, ao contrario...
    Rua e não tem mais conversa..."

    Valmir Faria | 20/10, 11h29

  • Ver todos os comentários (27)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Classificação Brasileiro

Atlético-MG 42
São Paulo 41
Flamengo 39
Internacional 37
Palmeiras 37
Santos 37
Grêmio 37
Fluminense 36
Fortaleza 29
10º Ceará 29
11º Corinthians 29
12º A.Paranaense 28
13º Bahia 28
14º Atlético-GO 28
15º Bragantino 27
16º Sport 25
17º Vasco 24
18º Coritiba 20
19º Botafogo 20
20º Goiás 16

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jayme G. 199 pts.
Rupson F. 186 pts.
Bruno O. 179 pts.
Luiza Emanuela Oliveira 174 pts.
Anderson85 Anderson85 173 pts.
CARLOS CARLOS 166 pts.
Eden Leão 163 pts.
Walber Gonçalves de Queiroz 162 pts.
Selma R. 159 pts.
10º Marcos Kuff 157 pts.
Adriano Leal 157 pts.
12º Ricardo Honorio 157 pts.
13º Tiago Z. 156 pts.
14º cleverson k. 152 pts.
15º Andre T. 152 pts.
16º Marco Ferreira 152 pts.
17º Rafael Minoli 152 pts.
18º Ezequiel B. 151 pts.
19º Persio F. 150 pts.
20º Luiz R. 150 pts.
21º Valdir T. 150 pts.
22º j. miranda 148 pts.
23º Álvaro M. 147 pts.
24º Valdir 147 pts.
25º Evaldo Maciel 146 pts.
26º Jorge Lopes 145 pts.
27º Ido M. F. 145 pts.
28º Dorvalino J. 144 pts.
29º Sanjiro J. 143 pts.
30º marcos j. 142 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - com o Coritiba desde 1996

1996-2020 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet