Logo COXAnautas

Falando de Bola
Falando de BolaRicardo Honório

Deu o esperado

E lá vamos nós para mais um Atletiba na final do campeonato paranaense.

Melhor assim. O torcedor fica mais motivado, a cidade vai respirar a rivalidade. Por mais que o rival esteja envolvido com a Libertadores, acho muito difícil eles deixarem de lado a final contra o Coritiba.

O primeiro jogo é na Baixada, mas preferia que fosse no Couto. Nunca fui favorável do primeiro jogo fora, pois fica muito difícil reverter quando se perde no primeiro jogo por uma boa margem de gols.

O Coritiba terá que jogar com muita inteligência para não sofrer como no ano passado, quando levou três gols no primeiro jogo da final.

Independente do time que o Atlético colocar em campo, o técnico Pachequinho terá que adotar uma estratégia que traga novamente o título paranaense ao Alto da Glória, coisa que não acontece desde 2014.

xxx

A vitória sobre o Cianorte trouxe algumas reflexões sobre o time do Coritiba.

O time ainda tem algumas carências, e elas precisarão ser sanadas para o Brasileirão, que começa a menos de um mês.

Rodrigo Ramos fez a sua melhor partida no ano, mas ainda não convence como titular da lateral-direita. Se Dodô não está conseguindo ser titular, é sinal de que está abaixo do seu companheiro. Um lateral, mais experiente e marcador, é necessário por este setor.

A dupla de zaga deve ter Walisson Maia e Juninho, pois com Werley o miolo de zaga fica mais lento. Mas ainda existe a possibilidade de Juninho, melhor zagueiro da equipe, ser negociado, portanto também é necessária a contratação de mais um jogador para a zaga. Marcio deve ser mais bem observado, pois foi bem nos jogos que disputou.

Hoje, precisando da vitória, Pachequinho voltar a escalar a equipe com três atacantes, mas contra os grandes times do campeonato brasileiro esta tática é suicida. A meia-cancha fica muito desguarnecida e com pouco poder de marcação, quando Alan Santos joga como primeiro volante. Por outro lado, o time ganha com a boa saída de bola do jogador.

O problema é que para escalar quatro jogadores na meia-cancha, Pachequinho precisa de um companheiro para Anderson. Tiago Real é fraco, e não dá consistência ao time. Contra o Cianorte foi a peça mais fraca da equipe.

Após a entrada de Matheus Galdezani, o Coritiba melhorou sensivelmente. O time teve mais posse de bola e volume de jogo, e o terceiro gol saiu após um bom passe do volante para o atacante Iago.

Com o elenco atual, Galdezani, Alan Santos e Anderson são titulares na meia-cancha. Falta um jogador para atuar mais próximos dos atacantes, atuando como um “enganche”. Matias Suarez poderia ser este jogador, mas a sua vinda está complicada.
No ataque, Kleber é titular. Para jogar ao seu lado, Pachequinho tem algumas opções. Neto Berola, Iago Dias e Rildo deverão brigar pela vaga para atuar ao lado do Gladiador. Henrique Almeida dificilmente começará o Brasileirão como titular, pois com ele e Kleber ao mesmo tempo, o time perde em movimentação.

Com um calendário enxuto a tendência é que o Coritiba se dedique ao máximo no campeonato brasileiro. Se iniciar bem a competição, as chances de fazer uma boa campanha são maiores, já que a maioria dos times estará também envolvida em outras competições, como a Copa Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil.

Mas para que isso aconteça, a diretoria não pode levar em parâmetro um futuro titulo do campeonato paranaense, caso isso aconteça. É preciso lembrar das pífias atuações contra equipes mais frágeis, e ter a consciência de que no campeonato brasileiro as partidas as dificuldades serão maiores.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Sobre o autor

Ricardo Honório
Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Sobre o blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.
Ver comentários (31)
Link copiado para a área de transferência