COXAnautas - Coritiba Eternamente

23/04, 23h00 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

Deu o esperado

E lá vamos nós para mais um Atletiba na final do campeonato paranaense.

Melhor assim. O torcedor fica mais motivado, a cidade vai respirar a rivalidade. Por mais que o rival esteja envolvido com a Libertadores, acho muito difícil eles deixarem de lado a final contra o Coritiba.

O primeiro jogo é na Baixada, mas preferia que fosse no Couto. Nunca fui favorável do primeiro jogo fora, pois fica muito difícil reverter quando se perde no primeiro jogo por uma boa margem de gols.

O Coritiba terá que jogar com muita inteligência para não sofrer como no ano passado, quando levou três gols no primeiro jogo da final.

Independente do time que o Atlético colocar em campo, o técnico Pachequinho terá que adotar uma estratégia que traga novamente o título paranaense ao Alto da Glória, coisa que não acontece desde 2014.



A vitória sobre o Cianorte trouxe algumas reflexões sobre o time do Coritiba.

O time ainda tem algumas carências, e elas precisarão ser sanadas para o Brasileirão, que começa a menos de um mês.

Rodrigo Ramos fez a sua melhor partida no ano, mas ainda não convence como titular da lateral-direita. Se Dodô não está conseguindo ser titular, é sinal de que está abaixo do seu companheiro. Um lateral, mais experiente e marcador, é necessário por este setor.

A dupla de zaga deve ter Walisson Maia e Juninho, pois com Werley o miolo de zaga fica mais lento. Mas ainda existe a possibilidade de Juninho, melhor zagueiro da equipe, ser negociado, portanto também é necessária a contratação de mais um jogador para a zaga. Marcio deve ser mais bem observado, pois foi bem nos jogos que disputou.

Hoje, precisando da vitória, Pachequinho voltar a escalar a equipe com três atacantes, mas contra os grandes times do campeonato brasileiro esta tática é suicida. A meia-cancha fica muito desguarnecida e com pouco poder de marcação, quando Alan Santos joga como primeiro volante. Por outro lado, o time ganha com a boa saída de bola do jogador.

O problema é que para escalar quatro jogadores na meia-cancha, Pachequinho precisa de um companheiro para Anderson. Tiago Real é fraco, e não dá consistência ao time. Contra o Cianorte foi a peça mais fraca da equipe.

Após a entrada de Matheus Galdezani, o Coritiba melhorou sensivelmente. O time teve mais posse de bola e volume de jogo, e o terceiro gol saiu após um bom passe do volante para o atacante Iago.

Com o elenco atual, Galdezani, Alan Santos e Anderson são titulares na meia-cancha. Falta um jogador para atuar mais próximos dos atacantes, atuando como um “enganche”. Matias Suarez poderia ser este jogador, mas a sua vinda está complicada.
No ataque, Kleber é titular. Para jogar ao seu lado, Pachequinho tem algumas opções. Neto Berola, Iago Dias e Rildo deverão brigar pela vaga para atuar ao lado do Gladiador. Henrique Almeida dificilmente começará o Brasileirão como titular, pois com ele e Kleber ao mesmo tempo, o time perde em movimentação.

Com um calendário enxuto a tendência é que o Coritiba se dedique ao máximo no campeonato brasileiro. Se iniciar bem a competição, as chances de fazer uma boa campanha são maiores, já que a maioria dos times estará também envolvida em outras competições, como a Copa Libertadores, Sul-Americana e Copa do Brasil.

Mas para que isso aconteça, a diretoria não pode levar em parâmetro um futuro titulo do campeonato paranaense, caso isso aconteça. É preciso lembrar das pífias atuações contra equipes mais frágeis, e ter a consciência de que no campeonato brasileiro as partidas as dificuldades serão maiores.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

+8

Debate

  • "Alan Santos não é volante, não existe volante que evita dividida.
    No mais, deixa o Pacheco trabalhar... não vejo necessidade nenhuma de apressar uma mudança de técnico. Até porque já torramos nosso orçamento para treinador com o Carpegiani."

    ANDRE S. | 27/04, 08h09

  • "Agora, seja qual for o time dos poodles na final, reserva ou titular, meta coxa branca é título, mas que a diretoria desde já trate de contratar treinador com 'T' e reforços com 'R' pro brasileiro, quem avisa inimigo não é!
    SAV"

    J. Mario | 24/04, 17h35

  • "Caros..Honório...entendo que até podemos usar o ditado que "clássico é clássico e não tem favorito" pra definir essa decisão. Acho que o time do Coritiba deu uma melhorada e apresentou contra o Cianorte um futebol razoável. Não temos porque temer o tradicional rival e particularmente sempre fui de encarar qualquer time pra vencer, claro tentado se adaptar as peculiaridades do adversário. Confesso que estou um tanto preocupado com esses jogos, talvez porque perdemos a fama de bicho papão do paranaense. O técnico deles é "macaco velho" e vai aprontar alguma, dai tô na duvida se do nosso lado saberemos ler o jogo, pois ainda acho que damos muitos espaços no meio...espero que sejamos inteligentes pra não levar uma surra, como nas duas últimas decisões, e jogamos no Couto no desespero..resumindo: pro jogo lá no canil, fecha o time Pachequinho, joga no erro deles...olhe os jogos dos adversários deles na libertadores e se espelhe, nada de sair pra jogar e dar o contra-ataque...."

    Sandro S. | 24/04, 17h29

  • "Primeiro reforço para o Brasileiro: Técnico. Nada contra o Pachequinho...não tudo contra o Pachequinho, inclusive acho que deveria ser demitido para adquirir mais experiência em outras paragens e depois voltar, quem sabe. Agradeço por 2015, fez um ótimo trabalho e ajudou nos salvar da queda. Reconheço. Mas...sinceramente acho que o melhor será isso mesmo, ter outras visões, experiências...torço que ele cresça como profissional e tenha uma carreira brilhante como treinador...o primeiro passo é sair do Coritiba."

    Massimo T. | 24/04, 11h20 | Móvel

    • "Daí contrataremos um pior que ele justamente para fazer experiencia no CORITIBA.
      jcesar.coxa"

      Julio J. | 24/04, 11h37

  • "Pq a insistencia com o matias suarez ?"

    Eduardo F. | 24/04, 09h58

    • "Também não entendo..."

      Mauricio D. | 24/04, 11h25

    • "Tambem acho esta insistencia desnecessaria, se o cara nao esta facilitando pra vir, ele que vá procurar a turma dele e vamos partir pra outro."

      FRANCISCO KALETKA | 24/04, 11h57 | Móvel

    • "Já escrevi em outra coluna sobre o Matias Suarez. Pelas notícias que acompanho, me parece que a história de sua contratação surgiu mais de comentários pós-jogo entre os torcedores que chegou ao diretor de futebol via coletiva de imprensa. Pelo jeito ligaram lá pra Córdoba pra sondar a situação, receberam a negativa e condições para contratação e nunca mais entraram em contato. É apenas minha impressão, posso estar enganado. Se alguém tiver mais informações..."

      Thiago G. | 24/04, 14h58

    • "Concordo plenamente com os amigos!"

      Fábio F. | 24/04, 19h53

    • "Por falta de pauta."

      Rafael Canzi | 25/04, 06h21 | Móvel

  • Ver todos os comentários (31)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Autor

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Jose R. 276 pts.
Andre T. 272 pts.
Alysson Delalibera 266 pts.
VALCIR J. C. 263 pts.
Marcelo N. 259 pts.
Wagner Cancela 259 pts.
Valdir 257 pts.
Maria N. 256 pts.
João L. 254 pts.
10º Adriano R. 252 pts.
11º Suzana F. 252 pts.
12º Daniel N. 252 pts.
13º Mauricio S. 252 pts.
14º Rosemeire V. 251 pts.
15º Diogo N. 251 pts.
16º douglas n. 251 pts.
José Paulo Macioski 251 pts.
Simone N. 251 pts.
19º Ademir Carlos p. 250 pts.
20º Amos S. 249 pts.
21º vanessa n. 245 pts.
22º Sanderson 244 pts.
23º Franciano S. 243 pts.
24º nancy m. 242 pts.
25º Ailton D. 241 pts.
26º Elizabeth G. 240 pts.
27º Mauro 240 pts.
Thiago L. 240 pts.
29º Rubens J. 240 pts.
30º Jackson M. Jeranoski 238 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias




Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2018 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet