Falando de Bola
Enquanto houver sol ainda existirá vida. E o sol ainda não se pôs aos olhos alviverdes. Tudo bem que alguns, talvez a grande maioria, dirão que é loucura achar que o Coritiba ainda tem chances de não ser rebaixado no campeonato brasileiro, mas como diria Arnaldo Baptista e seus "Mutantes": “Dizem que sou louco por pensar assim....mas louco é quem me diz que não é feliz....
E louco como sou, não paro de simular e tentar adivinhar os resultados das partidas que faltam no campeonato brasileiro, e a cada simulação feita, bingo...o Coritiba ainda tem chance de escapar. Desde é claro, que vença pelo menos quatro jogos dos seis que lhe restam.
Já diriam uns e outros que, se o time venceu apenas 6 em 32 jogos, como é que vai vencer no mínimo 4 em 6. Só mesmo um louco para acreditar nisso. Pois é, como diria o Arnaldo, sou um louco. E essa loucura que me move para estar aqui escrevendo.
A conta é simples. No mínimo 4 vitórias mais 2 empates nos 6 jogos que restam, ou então 5 vitórias e até pode perder uma partida, desde que não seja para o Fortaleza.
Analisando friamente ou diria loucamente a tabela, minha são consciência diz que os adversários diretos do Coritiba, Goiás, Sport, Vasco, Bahia e Fortaleza, possuem tabelas mais complicadas que o time alviverde.
Mas aí vem o incrédulo e diz: ”Você é louco mesmo, Ricardo! Como que pode dizer que a tabela do Coxa é mais simples se o time ainda enfrenta o Palmeiras, Grêmio e Santos. E ainda tem o Fortaleza fora de casa.”
A minha loucura explica.
Grêmio, Palmeiras e Santos praticamente não lutam por mais nada no campeonato, não devem ser ameaçados em perder vaga na Libertadores e ainda estão envolvidos em finais. Deverão enfrentar o Coxa com times alternativos, mas com a cabeça bem longe. Para um time de tradição que ainda quer se manter na primeira divisão, a camisa pesada dos times citados é apenas um detalhe. Os três times já foram goleados pelo Coxa, ou alguém esqueceu o inesquecível 6x0 sobre o Palmeiras, o 4x0 no Grêmio com Alex em campo, e os 4x2 do Coritiba no Santos, com direito a expulsão do Jabá. Loucura seria não acreditar que o Coritiba pode vencê-los.
As duas últimas partidas serão contra Ceará e Atlético/GO. Além de já estarem livre do rebaixamento, as duas equipes ainda veem seus rivais lutando para não serem rebaixados. Alguém em sã consciência acredita que eles darão a vida em campo? Nem mesmo eu, o louco aqui, acredita nisso. Para mim, duas partidas que faremos seis pontos.
Ah, mais o louco aqui esqueceu aquela que talvez seja a partida mais complicada, a contra o Fortaleza, no Ceará, daqui pouco mais de uma semana. Não esqueci não e essa é a partida em que não podemos perder em hipótese alguma. Seria o verdadeiro confronto direto na luta contra o rebaixamento. O Coritiba não tem menos time que o Fortaleza. Vem em ascensão, enquanto o adversário está em decadência. Mais três pontos para a conta.
Portanto amigos, o louco que vos escreve não tem dúvida em cravar que podemos sim nos livrar da segunda divisão. O lado positivo é que só dependemos de nós mesmos. Porém, o lado negativo é justamente esse, toda vez que o Coritiba só dependeu dele a história final todo mundo sabe.
Adivinhações positivas de um otimista? Não, adivinhações de um louco mesmo, que nunca perderá sua perfeita sanidade, mas que tem no amor pelo Coritiba como o grande combustível que o move a estar no COXAnautas.
No final do campeonato estará pagando promessas, bebendo, dando risadas e comemorando a permanência na primeira divisão, enquanto as torcidas de Botafogo, Goiás, Sport e Fortaleza estarão confirmando que o louco aqui tinha razão.
“Dizem que sou louco......”
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)