E agora?
Em nem adianta mais falar em mais títulos regionais, em mais vitórias em Atletibas, em fui campeão primeiro, que isso faz parte do passado.
A sofrida torcida Coxa tem agora que conviver com um rival que possui um título internacional e está anos luz a frente do Coritiba em termos estruturais.
Em 1995, o Atlético levou uma goleada de 5x1 no famoso “Atletiba da Páscoa”. Aquela acachapante derrota, levou o clube rubro-negro a sofrer uma revolução, capitaneada por Mário Celso Petraglia. De lá para cá, campeão brasileiro, final de Libertadores, vice-campeão brasileiro, crescimento estrutural e midiático e finalmente o título internacional.
O Atlético apenas colheu o que plantou. Tem um grande dirigente que revolucionou o clube o fez crescer. E a tendência é que este crescimento continue acontecendo.
Mas e como ficará o Coritiba daqui para frente, sabendo que se tornou o segundo clube do estado?
O primeiro passo e mais urgente será devolver o Coritiba para a primeira divisão. Mas isso não poderá acontecer com uma política de contratações baratas. Será preciso ser criativo para trazer jogadores que empolguem a torcida. Nomes que façam o torcedor ter vontade de ir ao Couto Pereira.
Não adianta o diretor de futebol ir ao interior paulista trazer nomes desconhecidos ou apostas. Isso poderia ser antes, agora o momento é outro. Imaginem o clima de velório no Alto da Glória com possíveis anúncios de apostas e jogadores desconhecidos vindo do interior paulista. O Coritiba precisa levantar a autoestima do seu torcedor.
Sem nomes que empolguem o torcedor, a tendência é ver um Couto Pereira às moscas em 2019. O título sul-americano do rival trará reflexos diretos na torcida Alviverde. Sem um time que empolgue, a tendência é um público cada vez menor.
Pagamentos de dívidas e reestruturação financeira do clube não devem ser a prioridades neste momento. Deveriam ser se o momento fosse outro, mas com o atual momento do rival e a nova divisão de cotas do futebol brasileiro, voltar à primeira divisão deve ser a principal meta para 2019.
Mas isso dificilmente acontecerá com um time de desconhecidos e apostas. A torcida não terá paciência em 2019. O nível de cobrança será muito maior a partir de agora.
Espero que a diretoria Alviverde tenha consciência disso, pois caso contrário a tendência é a extinção do Coritiba Foot Ball Club.
Saudações Alviverdes
Sobre o autor
Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.
Sobre o blog
O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.
Ver comentários (245)
