COXAnautas - Coritiba Eternamente

02/08, 11h50 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

Está faltando cobrança!

Que esta Série B é uma das mais fracas dos últimos tempos todos já sabem. Que o Coritiba, mesmo com um elenco extremamente fraco, pelo menos em minha visão, tem totais condições de subir, também todo mundo já sabe.

Mas o que acontece então, para que o Coritiba não consiga sair deste marasmo de resultados irregulares, mesmo enfrentando adversários inferiores?

Em conversa com uma pessoa ligada ao clube cheguei à conclusão de que está faltando cobrança entre os atletas. Nenhum está cobrando do outro dentro de campo. Cada jogador “desfila” à sua maneira.

Vamos citar dois exemplos claros no time do Coritiba de hoje, os jovens Yan Sasse e Vitor Carvalho.

Vitor Carvalho, não é um primor de técnica, mas se doa muito em campo. Marca, corre, tentar dar uma boa saída de bola a equipe, e muitas vezes acaba cometendo vários erros de passe, mas isso acontece muito porque o jogador é extremamente participativo. Aliás, geralmente os jogadores mais participativos são os mais cobrados pelos torcedores, pois seus erros aparecem mais.

Yan Sasse, já é o contrário. É fácil notar sua qualidade técnica diferenciada, mas não é participativo como seu companheiro. Se desliga fácil, passa vários minutos da partida sem tocar na bola, sem aparecer para recebê-la e sem abrir espaços, vivendo de lampejos.

O problema é que ninguém cobra dele dentro de campo. O volante, que devia dar uma bronca no meia desligado, fazer o cara se doar em campo, não faz. E aí, o jogador que já é desligado, entra no marasmo do time inteiro.

O time do Coritiba não possui esta característica de cobrar um do outro dentro de campo, e aí o jogador que não tem o perfil de luta dentro de campo, acaba atuando de forma meio “blazè”, vivendo de lampejos.

Outro ponto interessante sob o ponto de vista coletivo é a forma que o time vem treinando.

Dizem existir uma determinação para que não existam “chegadas” mais duras nos treinamentos. O problema é que quando o jogador atua de forma mais "aliviada” nos treinamentos, ele com certeza sentirá muito mais dificuldades ao atuar em partidas, onde a marcação é extremamente dura.

Isso explica até a insistência na escalação de alguns atletas na equipe do Coritiba, mesmo rendendo muito pouco durante as partidas. O jogador, mais precisamente meias e atacantes, atuando com liberdade, sem marcação rígida, durante os treinamentos, obviamente conseguirá render mais. Mas o problema é que no jogo a situação é totalmente diferente, onde, com o espaço cada vez mais reduzido e o tempo para racionar cada vez menor, as chances de sucesso não jogadas são mais remotas.

O fato de ter liberdade de marcação nos treinamentos, inibe principalmente a capacidade de raciocínio rápido do atleta para fazer as jogadas, pois ele terá mais tempo para isso, diferentemente da partida.

Assim, o Coritiba vai treinando em seu dia a dia de uma maneira bem diferente do que acontece durante os jogos, fator que pode prejudicar extremamente o rendimento, principalmente individual, da equipe.

Um jogador que pode ser facilmente notado pela queda brusca individual é Alisson Farias. Chegou, fez três bons jogos, depois caiu assustadoramente de produção e hoje é titular de maneira injusta. Será que não está faltando uma maior cobrança a ele para que saia do marasmo que se encontra?

Tudo o que foi falado acima não exime a diretoria dos diversos erros cometidos na contratação de jogadores, mas pode explicar um pouco sobre o fraco rendimento do time perante adversários bem inferiores.

Talvez se a cobrança entre atletas passar a existir e o treinador começar a fazer a equipe treinar de forma mais “real”, o Coritiba possa melhorar sua produção neste segundo turno e quem sabe garantir a volta para a Série A em 2019.


Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "Agora, é segundo e último turno desta edição da Série B. Estou firme e torcendo. Como der, e com tudo que temos, avante, Coxa!"

    João B. | 10/08, 10h29

  • ""O anúncio do fim do Esporte Interativo na grade da televisão por assinatura do país, nesta quinta-feira (9), surpreendeu os clubes que fecharam acordo de transmissão com o canal na TV fechada para o Campeonato Brasileiro a partir de 2019.

    O Bahia, um dos sete times da Série A que assinaram com a emissora, quer pedir a rescisão do contrato na Justiça.

    Além de Bahia e Santos, mais cinco times atualmente na Série A fecharam contratos em TV fechada com a empresa do grupo Turner: Atlético-PR, Ceará, Internacional, Palmeiras e Paraná.

    Cadê o Coritiba?
    Mais uma surpresa ou faz parte da transferência?""

    Admir | 10/08, 06h08 | Móvel

  • "Aproveitem que trocaram o uniforme, agora falta arrumarem 10 jogadores para vestir novo manto sagrado.
    O Wilson é o único que veste com amor."

    Rosvalmir D. | 08/08, 22h58

  • "Honório ...pelas informações nas rádios ..amanhã a tarde o Augusto vai dar uma coletiva , explicando como foi o primeiro turno , as novas contratações e o planejamento para o segundo turno .
    É claro que aquelas perguntinhas dos repórteres setoristas , vai ser aquelas mesmas sem sal algum ..e perguntas brandas , sem colocar o dedo na ferida .
    Dai eu pergunto : não tem como vc ou outro integrante do Coxanautas participar dessa coletiva e fazer os questionamentos que todos nós torcedores reais queremos saber , e não aquelas perguntinhas manjadas ???? Seria uma ótima hein ..abraço."

    Jose Carlos R. | 06/08, 19h57

  • "Honório ..falou muito bem ....mais essa cobrança ..vem de cima e não somente dos atletas com atletas ...primeiro pelo presidente seguindo as escalas ..ele cobrando O Pereira , Pereira cobrando O Eduardo Baptista ...esse cobrando sua comissão e departamento físico e consequentemente cobrando os atletas ...
    Atleta sendo funcionário do clube e ganhando bem e jogando num grande clube como é o Coritiba ..tem a obrigação de no mínimo ser esforçado e brigar pela bola igual um prato de comida ...seu Yan Sasse ,é todas as partidas esses marasmo ...o que deve ser feito ?? afasta e coloca pra treinar em separado ou empresta pra série D...e vai fazendo assim com cada tiriça que não tiver vontade ...isso arruma o elenco rapidinho ...atitude ..cobrar atitude de cada um."

    Jose Carlos R. | 06/08, 19h44

  • Ver todos os comentários (46)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Autor

Classificação Brasileiro 2018

Fortaleza 71
CSA 62
Avaí 61
Goiás 60
Ponte Preta 60
Atlético-GO 59
Vila Nova 57
Londrina 55
Guarani 54
10º Coritiba 52
11º Brasil de Pelotas 50
12º CRB 48
13º São Bento 47
14º Criciúma 47
15º Figueirense 46
16º Oeste 46
17º Paysandu 43
18º Sampaio Corrêa 38
19º Juventude 35
20º Boa Esporte 30

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

Alysson Delalibera 269 pts.
Cristian C. 262 pts.
Ademir Carlos p. 260 pts.
Lucas G. 256 pts.
José A. Lima 253 pts.
Sanderson 252 pts.
Aramis Vieira 252 pts.
William Richard R. 251 pts.
Luiza O. 250 pts.
10º Rupson F. 249 pts.
11º E. DE S. L. 248 pts.
12º Luiz Rodriguez 246 pts.
13º Johney S. 244 pts.
Leandro R. 244 pts.
15º Ricardo T. 243 pts.
16º O. Yossafat 242 pts.
17º Claudio S. 239 pts.
18º Fernando Taschetto 237 pts.
19º André Abreu Dittrich 237 pts.
20º CARLOS AUGUSTO B. 236 pts.
21º Hedy G. 235 pts.
22º Marcos José Kuff 235 pts.
23º M. Castilho 235 pts.
24º André R. 233 pts.
25º Amilton Cesar 233 pts.
26º Bruno H. 232 pts.
27º Mauro S. 231 pts.
28º j. miranda 231 pts.
29º jorge luiz lopes 231 pts.
30º Luis Henrique R. 230 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet