Medo de jogar em casa?
A primeira delas sobre o fato do atleta ter dito que não existem vagabundos no elenco Alviverde.
Para mim, isso é tão óbvio quanto a Nota Oficial divulgada pelo Coritiba, no estilo "deles para eles mesmos", como disse meu amigo Sérgio Brandão nas gravações do último programa da TV COXAnautas.
Mas o óbvio a que eu quis me referir não é sobre não existir vagabundos no elenco, mas sim sobre o que disse Alan Santos. Ele nunca iria tornar público sobre jogadores que não se empenham nos treinamentos e dentro de campo. Se existem vagabundos ou não, eu não sei, até porque não acompanho o dia a dia no clube, mas a fala do jogador foi mais para "encher linguiça" e tentar justificar a péssima campanha do clube.
Porém, o fato que mais me chamou a atenção é esse descrito abaixo:
" É bom jogar fora de casa nesse momento, por ver que alguns atletas sofrem com o comportamento e a pressão da torcida. A gente acaba em casa tendo uma pressão muito maior. Muita gente não acreditava que a gente vinha com o placar de São Paulo, contra o São Paulo. Para que possa se reerguer, se superar, tem que estar embaixo. Nossa situação é embaixo, tem que superar. Contra o Bahia é um jogo de superação e dedicação”.
Como que um atleta vem a público dizer que é melhor jogar fora de casa, principalmente neste momento difícil para o clube?
O Coritiba não é nada sem o apoio de sua torcida. A torcida Alviverde já carregou muito este time nas costas, e não foram poucas as vezes em que o apoio do torcedor Coxa foi fundamental para o sucesso do time.
Sugiro que Alan Santos pergunte ao técnico Renè Simôes qual foi o papel da torcida Alviverde no título da Série B em 2007, e tenho certeza de que o jogador vai mudar a sua maneira de pensar.
A torcida Coxa pressiona sim e muito, mas quando percebe que o jogador não demonstra dentro de campo um mínimo de vontade de vencer. Mas isso não pode ser considerado um fator decisivo para o time ter medo de jogar dentro de casa.
Esse Coritiba de Alan Santos e cia, não consegue jogar bem dentro e nem fora de casa, portanto tudo o que o time precisa neste momento é estar ao lado do seu torcedor, para que consiga deixar a zona do rebaixamento. Com o apoio do torcedor as coisas ficam mais fáceis.
Mas aí vem um dos principais jogadores do time e diz que é melhor atuando fora de casa, desprezando o seu torcedor e jogando por terra qualquer motivação que o torcedor Coxa-Branca tenha para apoiar seu time e tentar ajudar para tirá-lo desta situação difícil.
Discursos como este afastam ainda mais o torcedor do time, e aceleram ainda mais os passos rumo ao rebaixamento.
Quando não se existe mais a simbiose entre torcedores e o time, aqueles jogadores descompromissados não estão nem aí para a Instituição, tornando-se mais um complemento para a gama de motivos que podem levar o Coritiba ao rebaixamento.
É Alan Santos, assim fica difícil, e você poderia ter ficado de boca fechada!
Saudações Alviverdes
Ricardo Honório
Sobre o autor
Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.
Sobre o blog
O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.
Ver comentários (41)
