COXAnautas - Coritiba Eternamente

10/07, 08h43 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

Nada mudou

Mais de vinte dias de treinamento para chegarmos à conclusão óbvia de que o Coritiba de Samir Namur, Rodrigo Pastana e Umberto Louzer não mostrará mais do que a irregularidade apresentada nestas nove rodadas da Série B.

A expectativa que era grande antes da partida contra o Criciúma logo se mostrou frustrada quando a bola rolou. Do técnico que foi contratado para “propor o jogo”, a única coisa que se viu foi seu time atuar de forma covarde, sempre atrás da linha da bola, com jogadores recuados, tentando apenas jogar nos contra-ataques, ou então, como diria a linguagem da moda, “jogando por uma bola”.

Estava triste ver o Coritiba jogar como um time pequeno em Criciúma, mas isso não é surpresa para quem vem acompanhando no que a diretoria atual transformou o clube. Uma instituição que já foi grande, mas que nos últimos dois anos consegue levar goleadas em casa para times do interior, ser eliminado da Copa do Brasil por equipes medíocres e não conseguir ser protagonista nem em uma Série B.

No segunda tempo a esperança até que se mostrou renovada, quando Thiago Lopes, “numa cagada”, conseguiu abrir o placar. Mas aí, novamente, o Coritiba se apequenou. Se acovardou diante do Criciúma, e voltou a atuar como um time pequeno. O gol do time catarinense era questão de tempo, e não veio só um, vieram dois, o último com uma dose de masoquismo, no último minuto da partida.

Estava sacramentada a virada de um time que pelo menos tentou a vitória, enquanto o outro se mostrou pequeno, bem longe daquilo que já foi um dia. O castigo, mais do que merecido, veio já na primeira rodada depois da parada, para mostrar aos teimosos diretores, que eles podem entender de tudo, menos de futebol, e que não podem continuar fazendo do Coritiba, um local para suas diversões e vaidades.



Não há tempo que faça jogadores ruins aprenderem a jogar bola. O intervalo de 28 dias pode até dar uma arrumada tática no time, mas sem treinamentos específicos de fundamento, um volante como Vitor Carvalho jamais vai aprender a ter regularidade no passe.

No futebol atual, o volante talvez seja a principal peça de engrenagem de um time, a mola propulsora. Com os meias cada vez mais marcados, sem espaço para jogar, o volante é o responsável pelo início das jogadas, pelo passe em profundidade. Mas no Coritiba isso não existe. O volante apenas tenta destruir e tocar para o lado, isso quando acerta o passe.

A menção a Vitor Carvalho não isenta os demais volantes do elenco, assim como aquele que os contratou. Todos são fraquíssimos, principalmente aqueles que os trouxe.



Quando Rodrigão foi substituído, um fato chamou a atenção. Ao passar pelo treinador, nada de estender a mão, mas sim um leve encontrão. Para quem viu, restou claro a insatisfação do jogador, não só em sua substituição, como também com o trabalho do técnico.

Resta saber como a diretoria do Coritiba lidará com isso, que pode não ser um fato isolado. Mas infelizmente, pouco a esperar, pois uma diretoria que não tomou nenhuma medida nos 28 dias de parada da Série B, não o fará agora.



Decepcionante até agora a participação de Rafinha em seu retorno ao Coritiba. Em quatro partidas, nenhum lampejo daquele jogador criativo que foi em sua primeira passagem.

O que tem sido visto em suas atuações até o momento, é apenas aplicação em fechar o seu corredor e marcar o lateral adversário. Muito pouco pelo salário que recebe.

Debate

  • "No jogo de hoje, o Louzer acena para uma escalação e uma composição tática melhor. 4-2-3-1. Se na prática for correspondido veremos um time com uma saída de bola mais qualificada (teoricamente é) com Matheus Saes, Luiz Henrique e Thiago Lopes. Alías, Thiago Lopes fez boas partidas assim, ora recompondo no meio, ora armando e ora chegando pelo meio e ora pela direita. Robson pode encaixar um jogo com o Rafinha, ambos têm bom passe. Na frente Rodrigão é mais força e movimentação que Wanderlei, se ele não jogar o Wanderlei será mais para jogadas de definição de última bola.

    Mas é um time imprevisível e sem segurança e que não inspira nossa confiança. Nem por cincão."

    Gerson Lima | 16/07, 16h24

  • "Muita calma nessa hora!
    Conforme as " Samirzetes " e " Os Iludidos ", foi apenas um acidente de percurso.
    O importante, é continuar torcendo.
    Se a torcida, tivesse vergonha na cara, no próximo jogo, seria público ZERO.
    Mas não; os ILUDIDOS, estarão lá no Couto, passando raiva, enquanto o Samir, que com certeza, não foi à Cricíuma, pois só assistia jogos da seleção, com certeza, com as despesas pagas pelo Coxa.
    Com esse time, 1 real é muito caro!""

    ALVARO A. | 11/07, 12h37

  • "É sério que ainda não demitiram Pastana e seu "técnico"???"

    R. L. Zanetti | 11/07, 08h47

  • "O que vimos virou rotina e é tudo que pode ser visto. Considerando que o time é recheado de jogadores suburbanos ficou impossível pensar em acesso. Pelo número de rodadas e o número de pontos, somados ao grupo e ao futebol ridículo apresentado, chance zero.

    O time é ruim mas o técnico é muito pior!

    Assusta porque anunciaram um técnico que propunha o jogo, etc e tal. Nada disso, o cara nem pode ser chamado de técnico. Mais um fracasso pra conta do apostador. Aliás pela pobreza e pelos resultados já teria sido trocado, mas como aqui é a casa da Joana, bola que segue, quadrada, como já virou rotina!"

    Admir Rosa | 11/07, 08h21 | Móvel

    • "Quem propõe o jogo é o técnico do Bragantino , o técnico do Flamengo ...esse Louzer e um Argel Fucks piorado , pq além de retranqueiro é um péssimo retranqueiro , não tem tática nenhuma, não tem jogada ensaiada, e não tem nem comando com os jogadores ."

      Jose Carlos R. | 15/07, 13h45 | Móvel

    • "Não temos nem o respeito dos adversários menores.

      Um time sem "pedigree""

      Gerson Lima | 16/07, 16h24

  • Ver todos os comentários (43)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, 42 anos, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 42
Atlético-GO 38
Sport 38
Botafogo-SP 35
Operário 35
Coritiba 34
CRB 33
Paraná 33
Cuiabá 32
10º Ponte Preta 31
11º Brasil de Pelotas 29
12º América-MG 29
13º Londrina 28
14º Oeste 26
15º Vitória 24
16º Vila Nova 24
17º São Bento 23
18º Criciúma 23
19º Figueirense 23
20º Guarani 22

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

andre a. 181 pts.
Rupson F. 178 pts.
Wellingtton Wellingtton 174 pts.
Leandro R. 174 pts.
Marcelo Carneiro 172 pts.
Leonel S. 171 pts.
Marcelo luczyszyn 166 pts.
Rui Valente 166 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 166 pts.
10º Ricardo Honorio 163 pts.
11º Julio C. R. 161 pts.
12º Ido M. F. 161 pts.
13º Hedy G. 160 pts.
14º Juarez Mocelin 158 pts.
15º Jose R. 157 pts.
Marcelo G. 157 pts.
17º Rodrigo P. 157 pts.
Alysson Delalibera 157 pts.
19º Job Grassi 155 pts.
20º L. Comeli 155 pts.
21º Admir Rosa 154 pts.
22º Gilmar Francisco das Chagas 154 pts.
23º Valdir T. 154 pts.
24º Robson R. 153 pts.
25º Antonio Alvaredo Filho 152 pts.
26º Aramis Vieira 150 pts.
27º L. G. Coltro 150 pts.
28º Vitor Guedes 150 pts.
29º Walber Gonçalves de Queiroz 149 pts.
30º Mauro S. 148 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º andre a.
2º Rupson F.
3º Wellingtton Wellingtton
4º Leandro R.
5º Marcelo Carneiro

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet