COXAnautas - Coritiba Eternamente

08/10, 15h56 | Falando de Bola | Ricardo Honório Alves

Não tá morto quem peleia!

A chegada do técnico Argel trouxe aquilo que o torcedor Alviverde ainda não tinha visto em 2018: um time organizado dentro de campo.

Em três jogos sob o comando do novo treinador já deu para perceber uma sensível melhora tática no time, que se não consegue evoluir tecnicamente, e ainda mostra muitas dificuldades para vencer as partidas, pelo menos taticamente já se mostra bem postado dentro de campo.

E através desta melhora tática, somada a motivação e confiança trazidas pelo novo treinador, que o Coritiba ainda respira na competição, mesmo que ainda seja por aparelhos.

E quando nem o torcedor mais otimista poderia esperar pelo time ainda brigando para entrar no G4, as duas vitórias consecutivas conquistadas dentro de casa, somadas a outros resultados favoráveis, deixaram o Coritiba dependendo apenas de suas forças para conquistar o acesso à primeira divisão.

A situação ainda é complicada. A cinco pontos do G4, o Coritiba atualmente tem apenas 8% de chances de conquistar uma vaga entre os quatro primeiros. Mas este percentual poderá aumentar na medida em que o time for conseguindo os resultados favoráveis, ou então, as equipes da parte de cima forem perdendo pontos, como tem acontecido não raramente na Série B.

Na medida que o campeonato vai chegando a sua reta final, a probabilidade de equipes que lutam na parte de cima perderem pontos para as equipes da parte de baixo aumenta sensivelmente.

A matemática do Coritiba é simples, pelo menos no ponto de vista teórico. Com 43 pontos conquistados, o time Alviverde precisa de no mínimo mais 18 para chegar aos 61 pontos e conquistar a quarta vaga. Com os resultados inesperados que vem acontecendo na Série B, a última vaga para a Série A pode ser conquistada até com pontuação menor, mas se atingir os 61 pontos, a probabilidade de acesso é praticamente certa.

Para conquistar estes 18 pontos, o Coritiba ainda tem 24 a disputar. Precisaria de um aproveitamento mínimo de 75% nos jogos que restam para conquistar a quarta vaga. Sob o comando de Argel, o time Alviverde tem um aproveitamento de 77,77 % até o momento, com duas vitórias e um empate em três jogos.

Dos 24 pontos a disputar, doze serão em casa contra CSA, Guarani, Goiás e Fortaleza, equipes que estão acima do Coritiba na tabela de classificação. Os outros 12 pontos serão disputados longe do Couto Pereira contra Figueirense, Paysandu, São Bento e Ponte Preta.

A conta para chegar ao acesso para pela conquista de seis vitórias em oito jogos, ou cinco vitórias e três empates. É difícil, porém não impossível. Vencendo os quatro jogos no Couto Pereira, o Coritiba precisaria de duas ou uma vitória fora de casa para conquistar o acesso.

Ainda não dá para dizer que o time tenha condições de atingir a pontuação de 61 pontos, pela fragilidade técnica da equipe, mas por outro lado, a motivação que vai sendo atingida a cada vitória conquistada pode fazer com que o time engrene de vez.

E se o time atingir este nível motivacional, as forças dentro de campo no mínimo se igualam, já que não temos nesta Série B nenhum time extraordinariamente superior ao Coritiba.

E com os jogadores motivados, confiantes e acreditando no acesso, a força da camisa Alviverde pode fazer a diferença em favor do Coritiba. E aí, nos quatro jogos que restam no Couto Pereira, a torcida Coxa pode fazer a diferença e ajudar o time.

A luta continua neste sábado. Um bom resultado contra o Figueirense, em Florianópolis, não fará somente a diferença na pontuação, mas principalmente no ânimo dos jogadores e do torcedor Coxa. Se vencer os catarinas, aí ninguém segurará o Coritiba.

Saudações Alviverdes
Ricardo Honório

Debate

  • "Parabéns Honório! O CXn tem uma responsabilidade perante a torcida como formador de opinião. Vcs podem fazer muita diferença com palavras de apoio e motivacionais. Se for pra jogar mais terra em cima, vários torcedores poderiam ter uma coluna no CXn. Certamente, suas palavras contribuem para q o grito no Orlando Scarpelli seja mais alto. COOOOXAAAAA"

    Rafael C. | 12/10, 12h59 | Móvel

  • "Enquanto o 'fio' não arrebentar, Coxa antes de tudo e de todos, eu acredito.
    Difícil para mim, inobstante a situação de momento, torcer contra meu time do coração.

    Força CFC, enquanto houver chance de acesso, estou junto.

    Sem politicagem no momento, seja de qualquer ala política ou de onde provier.

    SAV"

    J. Mario | 11/10, 12h53

    • "A politicagem agora só vai atrapalhar de uma vez. Portanto, o fio é o que nos resta e o que vai segurar. Uma vitória contra o FIGUEIRA (não é impossível) vai recolocá-lo na briga por "G4". Que assim seja..."

      Mauricio D. | 11/10, 15h38

  • "Não vou passar este resto de temporada me preocupando com o Coritiba. Não vale a pena. O que for pra acontecer, vai acontecer. O TIME que está aí precisa ser praticamente imbatível nos próximos jogos. E isso não é pouca coisa, pra quem até agora foi extremamente limitado em suas tentativas de atingir objetivos, me soa como SONHO. É óbvio que vamos torcer. Mas, uma vitória não pode ser mais substituída por outro resultado. A CORDA ESTÁ ROÍDA E SÓ FALTA UM FIO PRA ARREBENTAR..."

    Mauricio D. | 11/10, 11h31

    • "Discordo, Mauricio, conforme, apesar da 'positivação' no seu comentário.
      Erro de digitação. Quis negativá-lo.
      SAV"

      J. Mario | 11/10, 12h57

  • Ver todos os comentários (80)

Comente também!

Apenas torcedores cadastrados e verificados podem comentar. faça seu login aqui.

Equipe COXAnautas

Mais colunas de Ricardo Honório Alves

O Blog

O Blog "Falando de Bola" é comandado pelo estudioso do futebol Ricardo Honório e visa abordar tudo que envolve o mundo da bola, focando, claro, no Coritiba. Adversários, tendências do futebol atual, táticas, mercado da bola, futebol internacional e tudo que estiver ligado ao tema você encontrará nesse espaço, que tem o objetivo de ser uma verdadeira "arquibancada virtual", onde o assunto é sempre ela: a bola.

O Autor

Ricardo Alexandre Honório Alves, mais conhecido como Ricardo Honório, 42 anos, funcionário público federal. Coxa-Branca desde 1975, tem como maior ídolo o craque Tostão, maior jogador que viu jogar com a camisa Coxa. Louco por futebol desde criança, tinha como hobby colecionar figurinhas e a Revista Placar, além da leitura diária de jornais esportivos. Com isso desenvolveu o gosto por acompanhar tudo que envolvia futebol e não apenas o Coritiba, o que o tornou Colunista do COXAnautas desde 2005, convidado pelo amigo Luiz Betenheuser, sendo o responsável pelas informações não só do Coritiba, como principalmente dos adversários do Verdão.

Classificação Brasileiro 2019

Bragantino 42
Atlético-GO 38
Sport 38
Operário 35
Coritiba 34
CRB 33
Paraná 33
Botafogo-SP 32
Cuiabá 32
10º Ponte Preta 31
11º América-MG 29
12º Londrina 28
13º Brasil de Pelotas 28
14º Oeste 26
15º Vitória 24
16º Vila Nova 24
17º Criciúma 23
18º Guarani 22
19º Figueirense 22
20º São Bento 20

Bolão Brasileiro

Melhores Colocados

andre a. 180 pts.
Rupson F. 178 pts.
Leandro R. 173 pts.
Leonel S. 171 pts.
Marcelo Carneiro 171 pts.
Wellingtton Wellingtton 170 pts.
CARLOS AUGUSTO B. 166 pts.
Marcelo luczyszyn 165 pts.
Rui Valente 164 pts.
10º Ricardo Honorio 162 pts.
11º Ido M. F. 160 pts.
12º Hedy G. 159 pts.
13º Julio C. R. 158 pts.
14º Juarez Mocelin 157 pts.
15º Marcelo G. 156 pts.
Jose R. 156 pts.
17º Rodrigo P. 156 pts.
Alysson Delalibera 156 pts.
19º Job Grassi 155 pts.
20º L. Comeli 154 pts.
21º Robson R. 153 pts.
22º Gilmar Francisco das Chagas 153 pts.
23º Valdir T. 153 pts.
24º Antonio Alvaredo Filho 152 pts.
25º Admir Rosa 152 pts.
26º Aramis Vieira 150 pts.
27º L. G. Coltro 149 pts.
28º Vitor Guedes 149 pts.
29º Mauro S. 148 pts.
30º Walber Gonçalves de Queiroz 148 pts.

Ver classificação completa

Notícias em Destaque

Veja aqui todas as notícias



Líderes do bolão:
1º andre a.
2º Rupson F.
3º Leandro R.
4º Leonel S.
5º Marcelo Carneiro

(os 5 primeiros ganharão uma camisa oficial do Coritiba)

Colunistas e Opinião

COXAnautas - Coritiba Eternamente

1996-2019 © COXAnautas - Portal da torcida do Coritiba
Desenvolvido por Race Internet